Buscar

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA ATIV. 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
ATIVIDADE 5
		Como efeito da atuação inadequada do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição das águas. No Brasil, vários rios agonizam, como o Tietê, que atravessa o estado de São Paulo, e o dos Sinos, que recebe poluentes industriais de várias cidades da Grande Porto Alegre. Quais medidas abaixo, se adotadas, amenizariam, a situação descrita? I - Tratamento dos esgotos urbanos e despejos industriais. II - Controle do uso de fertilizantes e pesticidas químicos na agricultura desenvolvida nas bacias hidrográficas. III - Envolvimento da comunidade em campanhas pela recuperação da qualidade da água. IV - Plantio de espécies nativas junto às margens dos rios, para refazer a mata ciliar. 
	
	
	
	
	
	Apenas I e III.
	
	
	Apenas I e II.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	Apenas I, III e IV.
	
	
	Apenas II, III e IV.
		A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. São objetivos do plano plurianual, EXCETO: 
	
	
	
	
	
	Vetar parcerias com entidades públicas e privadas. 
	
	
	Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade. 
	
	
	Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.
	
	
	A Identificação dos órgãos gestores dos programas e unidades orçamentárias responsáveis pelas ações governamentais.
	
	
	Dar transparência à aplicação de recursos e aos resultados obtidos.
		A lei denominada Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Seu(s) princípio(s )básico(s) é (são):
	
	
	
	
	
	Competição com a iniciativa privada.
	
	
	Distribuição dos bens públicos aos mais carentes.
	
	
	Planejamento participativo e a função social da propriedade.
	
	
	Intervenção no domínio econômico e utilização adequada do solo urbano.
	
	
	Controle e intervenção nas atividades econômicas privadas, no âmbito municipal. 
		O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais é correto afirmar que: 
	
	
	
	
	
	a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.
	
	
	a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
	
	
	os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
	
	
	as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
	
	
	os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
		Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.
( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país.Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.
( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.
( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.
( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.
( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
	
	
	
	
	
	V F V F V.
	
	
	F V F V V.
	
	
	F F F V V.
	
	
	V V V F V.
	
	
	V V F V V .
		A urbanização será uma das tendências demográficas mais importantes do século XXI. Entretanto, analisando com mais atenção esse fenômeno, percebe-se que a urbanização é bastante desigual, uma vez que há continentes e países muito urbanizados e outros ainda predominantemente rurais. A respeito das características do processo de urbanização, no Brasil, é correto afirmar que: 
	
	
	
	
	
	ocorreu de maneira lenta e ordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população, que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades.
	
	
	a questão da violência urbana é um dos mais sérios problemas das grandes cidades. Entre as principais causas sociais e econômicas que aumentaram os índices de violência nas cidades brasileiras estão os baixos índices de pobreza e as poucas oportunidades de empregos com remuneração adequada à satisfação das necessidades básicas da população.
	
	
	as cidades pequenas passaram a oferecer certas vantagens em relação às grandes e médias cidades, como o aumento da oferta de empregos, em virtude da transferência de muitas empresas para essas localidades, menor custo de vida e ampliação da oferta de estabelecimentos comerciais e de serviços destinados a atender às necessidades da população. 
	
	
	alguns Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, apresentam nível de urbanização em torno de 90%, enquanto em outros, como Rondônia, Piauí e Maranhão, esses índices ficam por volta de 60%.
	
	
	esse processo apresentou padrão periférico de crescimento, com a formação de grandes manchas urbanas no interior do país e a população de alta renda sendo deslocada para áreas mais distantes do centro.

Outros materiais