Buscar

Exercícios de fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de fixação
Questão 1 - Jorge, desempregado há mais de cinco anos, foi eleito síndico de um condomínio na Barra da Tijuca, onde também reside. Em assembleia ordinária, ficou decidido pela maioria dos condôminos presentes que Jorge teria isenção do pagamento do condomínio. Analise as alternativas e marque a correta.
a) Jorge, na qualidade de síndico, é segurado obrigatório, como empregado.
b) Jorge, mesmo exercendo a qualidade de síndico, não pode se filiar ao Regime Geral da Previdência Social.
c) Jorge, mesmo desempregado, é segurado obrigatório, pois um dia exerceu atividade remunerada e está no período de graça.
d) Jorge, sendo síndico, é segurado obrigatório, como contribuinte individual.
Questão 2 - Caio, muito estudioso, prestou vários concursos públicos. Porém, nunca obteve êxito. Em razão de notório saber jurídico, foi indicado para assumir cargo de chefia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, estando lá trabalhando desde julho de 1999 até os dias atuais. Assinale a alternativa correta.
I. Caio é segurado obrigatório do RGPS, mas se continuasse estudando e aprimorando seus conhecimentos, sem contudo, exercer atividade remunerada, poderia se filiar ao RGPS como segurado facultativo.
II. Caio, ao assumir cargo de chefia, passa a ser segurado facultativo do Regime Próprio de Previdência Social, pois não prestou concurso público.
III. Caio, embora muito estudioso, não pode se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, pois este regime só aceita filiação de pessoas como segurados obrigatórios.
IV. Caio, ainda que não passe em nenhum concurso público, pode se filar ao Regime Próprio de Previdência como segurado facultativo.
V. Caio, se um dia passar num concurso público e assumir cargo efetivo no serviço público como juiz federal, será denominado segurado obrigatório empregado da Justiça Federal.
a) A opção I é a correta
b) A opção II é a correta
c) A opção III é a correta
d) A opção IV é a correta
e) A opção V é a correta
Questão 3 - A Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91), no Artigo 11, elenca como segurados obrigatórios da Previdência Social na condição de empregado,
entre outros, as seguintes pessoas físicas, exceto:
I. Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.
II. Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender à necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviço de outras empresas.
III. O empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, ainda que coberto por regime próprio de previdência social.
IV. O exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social. 
V. O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertença a empresa brasileira de capital nacional.
a) A opção I é a correta
b) A opção II é a correta
c) A opção III é a correta
d) A opção IV é a correta
e) A opção V é a correta
Questão 4 - Maria, empregada doméstica, se aposentou por invalidez no dia 01/01/1997, uma vez que estava incapacitada de exercer sua atividade habitual por problemas sérios na coluna vertebral. Em 2000, reiniciou seus estudos, de forma que, em 2005, se formou em Direito, exercendo desde então a advocacia e recolhendo mês a mês duas contribuições previdenciárias (qualidade de contribuinte individual). Marque a alternativa correta sobre o caso:
a) Maria não faz jus à desaposentação porque ocorreu decadência.
b) Maria faz jus à desaposentação e não ocorreu decadência porque o STJ decidiu
que o Artigo 103 da Lei nº 8.213/1991 não deve ser interpretado de forma ampliativa.
c) Maria faz jus à desaposentação e não ocorreu decadência porque o STF, guardião da Constituição, decidiu que o Artigo 103 da Lei nº 8.213/1991 não deve ser interpretado de forma ampliativa.
d) Maria faz jus à desaposentação, mas, segundo recente posição do STJ, terá que
devolver os valores recebidos da aposentadoria a que deseja preterir para a concessão de novo e posterior jubilamento.
Questão 5 - Claudia é aposentada pelo RGPS e retornou à atividade na qualidade de
empregada, razão pela qual passou a sujeitar-se novamente às contribuições previdenciárias. Marque a alternativa correta sobre o caso:
a) Apesar de voltar a contribuir, Claudia não terá direito ao auxílio-doença, se manifestar incapacidade temporária para o trabalho.
b) Apesar de voltar a contribuir, Claudia não terá direito ao salário-maternidade
c) Voltando a contribuir, poderá ter direito à uma segunda aposentadoria.
d) Voltando a contribuir, fará jus ao benefício do pecúlio.
Questão 6 - João recebe auxílio-acidente e requereu junto ao INSS aposentadoria por idade em janeiro de 2014 por ter preenchido os requisitos legais no dia 29 de dezembro de 2013. Analise as alternativas a seguir e marque a correta.
a) Ainda que haja permanência do estado mórbido que culminou na concessão do auxílio-acidente, João não faz jus ao recebimento dos dois benefícios, por existir vedação legal.
b) João faz jus ao recebimento dos dois benefícios por não existir vedação legal, além do que, enquanto o auxílio-acidente tem natureza indenizatória, a aposentadoria tem natureza substitutiva do salário, nada impedindo a cumulação de ambos.
c) João não faz jus ao recebimento dos dois benefícios, pois ambos têm natureza substitutiva do salário, o que impede a cumulação de ambos.
Questão 7 - Maria, aposentada em razão de invalidez por acidente de trabalho, procura seu escritório com dúvidas acerca do beneficio auxílio-acidente. Dentre as alternativas abaixo, marque a resposta incorreta acerca do aludido benefício.
a) O auxílio-acidente, quando devido, será pago mesmo que o beneficiário volte a trabalhar.
b) É vedado pela Lei Previdenciária, ao segurado que recebe o auxílio-acidente, a percepção de remuneração decorrente de nova relação de emprego.
c) O trabalhador avulso, que presta serviços de natureza urbana a duas ou mais empresas, sem vínculo empregatício, tem direito ao auxílio-acidente.
d) A acumulação de auxílio-acidente com aposentadoria é permitida pela legislação em qualquer hipótese.
Questão 8 - Carlos Augusto, empregado da Marcenaria MPP por dois anos, em 26 de janeiro de 2010, ao manusear uma máquina de corte, sofreu fratura na mão esquerda. Após ter sido socorrido na enfermaria da empresa, foi encaminhado a um hospital e ficou afastado por três meses, período em que recebeu prestação previdenciária de auxílio-doença acidentário. Em razão do acidente, houve necessidade de intervenção cirúrgica. Nesta situação, Carlos Augusto ainda terá direito ao benefício previdenciário de:
a) Aposentadoria especial, em razão do acidente típico de trabalho sofrido.
b) Auxílio-acidente, se, após consolidadas as lesões, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.
c) Aposentadoria por invalidez, caso tenha havido redução parcial da capacidade de trabalho, mas suscetível de reabilitação.
d) Auxílio-acidente em razão do acidente de trabalho, mesmo que não tenha havido nenhuma sequela.
e) Pecúlio por acidente típico de trabalho, uma vez que se acidentou no local de trabalho.

Outros materiais