Buscar

AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512424580)
	Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba (1) 
	
	Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de: 
		
	
	Teológico, anômico e positivo.
	
	Científico, patológico e metafísico.
	
	Teológico, metafísico e tradicional.
	
	Metafísico, racional e positivo.
	
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512832530)
	Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba (1) 
	
	O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade e há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a abordagem desse filósofo é: 
		
	
	Para Augusto Comte, o estado metafísico trata do estado mais importante porque trata das causas primeiras.
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica e é alcançado após superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo não está voltado para a investigação científica e não representa a superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado mais importante a ser alcançado é o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado teológico seria aquele aplicado à pesquisa científica, sendo, portanto, considerado pelo filósofo o estado mais importante.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512876857)
	Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba (1) 
	
	Leia atentamente o texto abaixo: Estado Islâmico destrói estátuas milenares da civilização assíria no Iraque O EI (Estado Islâmico) divulgou, nesta quinta-feira (26/02), um vídeo em que integrantes do grupo jihadista aparecem destruindo diversas estátuas e esculturas com mais de três mil anos com marretas.O material era parte do patrimônio cultural da civilização assíria, que habitou o norte do Iraque e da Síria desde o século X a.C. Cidadãos assírios, que compõem a minoria católica no Iraque, também estão sendo perseguidos. No vídeo, um homem afirma que as estátuas estão sendo destruídas porque promovem a idolatria. "O profeta [Maomé] ordenou que desfizéssemos das estátuas e relíquias". As estátuas destruídas são parte da coleção do museu de Mossul, capital da província de Nínive e que é controlada pelo EI desde junho de 2014. O touro alado, que ilustra moedas iranianas desde 1950, também ficou em ruínas. Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39628. Acesso em 27 de fevereiro de 2015. Segundo a Lei dos Três Estados de Comte, a forma de pensar do grupo Estado Islâmico corresponde ao Estado... 
		
	
	Metafísico
	
	Animista
	
	Lógico
	
	Positivo
	
	Teológico
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512915845)
	Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba (1) 
	
	Leia atentamente o texto abaixo: "OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas." Fonte: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxala/. Segundo Comte e sua Lei dos Três Estados, à que Estado se refere o texto acima? 
		
	
	Teológico.
	
	Positivo.
	
	Metafísico.
	
	Gasoso.
	
	Primitivo.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512849902)
	Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba (1) 
	
	Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que: 
		
	
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais. 
	
	É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
	
	Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia. 
	
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos. 
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512857842)
	Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba (1) 
	
	Fundador do Positivismo, corrente de pensamento filosófico que compreende as sociedades numa evolução que deve passar por Três estados: teológico, metafísico e positivo.
		
	
	Émile Durkheim
	
	Karl Marx
	
	Max Weber
	
	Auguste Comte
	
	Zygmunt Bauman

Outros materiais