Buscar

Literatura Brasileira Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Literatura Brasileira Contemporânea 
Profª Drª Elaine Cintra
Amanda Almeida
Iracema Vasconcellos
Resumo da Leitura Dirigida: MODERNIDADE, PÓS-MODERNIDADE
Sociedade = reflexão critica sobre si mesma e seus problemas;
Época “sui generis” = mudança social induziu mutação no paradigma organizacional da vida → Industria. Antes →agraria: lenta, de difícil reflexão.
Hoje = mudança rápida a cada geração; mudanças nos valores da sociedade. (Ainda não conseguimos nos entender nem estruturar o discurso)
Sobre os conceitos de modernidade
Divergência quanto à gênese
Alguns recuam ao período paleolítico outros indicam épocas mais recentes: Renascença ou Reforma. Outros o Iluminismo (séc. XVIII), e a maioria aplica o conceito de modernidade a partir da Revolução Industrial (séc. XIX). O termo em surge no séc. XIX, Baude Cair usou-o como significado para a “vida moderna”. Nesses tempos Baudelaire “percebe” a fluidez dos tempos, assim como Marx. Porem os tempos agrários ainda predominava. Surgem as palavras indústria e fábrica. Indústria como economia responsável pela produção de bens através de energia mecânica. Fábrica como reunião de operários em um único local, tendo como característica a divisão do trabalho em parcelas justapostas e complementares. Os trabalhadores se distanciam do ressoldado do trabalho.
Equívocos sobre o termo modernidade
Baudelaire = homem moderno
Marx = classe
Berman = “entrever sem ver” → efeitos materiais (progresso) e efeitos espirituais (crise cultural).
O termo moderno ganha conotação de algo absoluto. A “modernidade” é sinônimo de “nova cultura” e não um fim da história. É o inicio de um ciclo novo da indústria, podendo falhar sob forma de tragédia militar ou ecológica. Porem a divisão histórica em “antiga” “média” e “moderna” só tem razão de ser para os pensadores ocidentais. A “modernidade” portanto, seria um termo usado por um grupo de pensadores que o relacionam ao surgimento de uma cultura nova, uma cultura industrial de massas. É possível, assim, perceber a nova cultura foi lembrarmos que o ocidente sempre foi cristão, quando entendemos que o mundo inicia uma transformação cética, sincretista, com a impossibilidade de concretude por realizar-se em tempos de transformações rápidas. Segundo o autor não se pode dizer que a modernidade surgiu com o inicio da industrialização em pleno desenvolvimento, momento em que a indústria é a maior fonte de renda (emprego) da sociedade. (pág. 39).
Para solucionar o paradigma:
Romper com o otimismo;
Impor limites temporais.
Autores como Wiener caracterizam a “nova cultura”, inclusive, analisando possíveis seres (humanos) transformando-os em humanos técnicos, extremamente racionais (Lembra o nazismo). Teses pessimistas percebem o futuro globalizado, várias culturas e etnias unificadas. 
Apesar das línguas serem diferentes, situação que afasta grupos de indivíduos uns dos outros, a base da vida é idêntica, ou seja, as motivações para estar vivo, o trabalho etc. 
“Temos que vencer os desafios ou sucumbir com eles” (pág. 9.)
Neste ambiente “unificado”, acirram-se as competições. Só é possível alcançar algum ganho competindo, especializando-se e unindo-se ocasionalmente a indivíduos com interesses comuns. A solidariedade surge de outra forma. “Somos todos coisas um para os outros, objetos de cálculo e manipulação” (pág. 1994).
Revisando o pós-moderno
Diferença entre pós-modernidade e pós-modernismo
Pós-modernismo como manifestação das artes com estilo múltiplo. Estilo de uma época.
Pós-modernidade como mudanças nas condições humanas. Condições sociais, econômicas, filosóficas. A modernidade implica mudanças culturais.
		Modernidade 					Pós- modernidade
 Revolução industrial			Novas tecnologias; globalização.
O “pós” simboliza o posterior ou contrario a outra ideia. Modernidade a partir de alguns fatores que mudaram a vida da humanidade: reforma filosófica, industrialização, por exemplo. Falar de modernismo é falar de uma natureza estilística. O termo “pós-modernismo” surge nos EUA após a II Guerra. Novas expressões que confrontavam a arte modernista. Os pós- modernistas rompem com conceitos da tendência anterior e formulam um novo estilo para a arquitetura, musica, dança, cinema, enfim, as artes em geral. 
O termo surge nos EUA, segundo Coutinho (2005), pelo fato de a modernização ter alcançado sua “exaustão” na arte. Jameson chamou esse pico de da modernidade de capitalismo tardio. Se a principio o capitalismo foi voltado para a produção de bens de consumo, no capitalismo tardio o foco é o próprio consumo. Toda modernidade gira em torno do consumo.
Referência 
SOUZA, Nelson Mello. Modernidade: desarcetos de um consenso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994.
COUTINHO, Eduardo F. Revisando o pós-moderno. IN: __________. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectivas, 2005.

Outros materiais