Buscar

EMBRIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DO SISTEMA ENDÓCRINO
Tireoide – a glandula tireoide é a primeira glândula endócrina a se desenvolver. Dando inicio de sua formção aproximadamente 24 dias apartir de uma espersamento endodérmico mediando no assoalho da faringe primitiva. Esse esperssamento logo forma uma pequana evaginação conhecida como tireoide primitiva. A medida que op embrião e a lingua crescem, a glândula tireoide em desenvolvimento desce pelo pescoço,por um curto esparço de tempo,encontra-se conectada a lingua pelo ducto tireoglosso. Como resultado da rápida proliferação celular, a luz do divertículo tireoidiano logo é obstuída e se divide em lóbulos direito e esquerdo, que se conectadm pelo istmo da tireoide.
Em torno da 7ª semana, a glândula tireoide assume sua forma definitiva e geralmente já adquiriu sua posição definitiva no pescoço. Nesse estágio, o ducto tireoglosso normalmente se degenera. A abertura proximal do ducto tireoglosso persiste em uma pequena fossa cega, o chamado forame do dorso da lingua.
Na 11ª semana, o coloide começa a aparecer nos folículos da tireoide; depois disso,a concentração de iodo e a síntese de hormônios da tireoide pode ser demostradas.
Pâncreas - o pânqueas se desenvolve entre as camadas de ambos os mesentérios a partir dos brontos pancreáticos, dorsal e ventral, que surgem da porção caudal do intestino anterior. A maior parte do pâncreas deveria do broto pancreátco dorsal, que aparece primeiro. Ele cresce rapidamente entre as camadas mesentério dorsal. A formção do broto pancreático depende de sinais provenientes da notocorda (ativina e fator de crescimento fibroblástico-2).
O broto pancreático ventral desenvolve próximo à entrada do ducto biliar no duodeno. O duodeno ao sofrer uma rotação para a direita e assumir uma forma de ‘’C’’ carrega o broto pancreático ventral juntamente como ductor biliar. O ducto pancreático se forma apartir do ducto do broto ventral e da parte distal do ducto do broto dorsal.
A secreção de insulina começa aproximadamente na 10ª semana. As células que amazenam glucagon e somatostatina se desenvolvem antes que a diferenciação das células secretoras de insulina ocorra com o aumento da idade fetal,a insulina pancreática total e o conteúdo de glucagon também aumentam.
Hipófise - É de origem ectodérmica. Ela se desenvolve a partir de duas fontes:
Uma evaginação do teto ectodérmico do estomodeu – o divertículo hipofisário 
Uma invaginção do neuroectoderma do diencéfalo – o diverticulo neuro-hiporfisário.
Esta dupla origem embrioonária da hipófise explica porque ela é composta por dois diferentes tercidos.
A adeno-hipofise (parte glanular), ou lobo anterior, tem origem a partir do ectoderma oral.
A neuro-hipófise (parte nervosa), ou lobo posterior, tem origem a partir do neuroectoderma.
Durante a terceira semana, o diverticulo hipofisário se projeta do teto do estomodeu e permanece adjacente ao assoalho (parede ventral) do diencéfalo . Por volta da 5ª semana, esse diverticulo torna-se alargardo e sofre uma constrição em seu ponto de ligação ao epitélio oral,dando-lhe uma aparecia semelhante a um mamilo. Por volta desta fase, ele entra em contato como o infundíbulo, uma invaginção ventral do diencéfalo. O pendiculo diverticulo hiporfiário regride gradualmente. As partes da hipófise que se desenvolvem do ectoderma do estomodeu – as partes anterior intermédia e tuberal formam a adeno-hipófise.	 
A parte da hipófise que se desenvolve a partir da neuroectoderma do encéfalo (o infundíbulo) é a neuro-hipófise. O infundibulo da origem à eminência, à haste infundibular e à parte nervosa.
Bexiga - O epitélio de toda a bexiga é derivado do endoderma do seio urogenital. As outras camadas da parede da bexiga desenvolvem-se a partir do mesênquima esplâncnico adjacente. Conforme os ductos mesonéfricos são absorvidos, os ureteres passam a se abrir separadamente na bexiga urinária. Nos homens, os orifícios dos ductos mesonéfricos movem-se e penetram na parte prostática da uretra, à medida que as extremidades caudais desses ductos tornam-se os ductos ejaculatórios. Nas mulheres, as extremidades distais dos ductos mesonéfricos degeneram-se.
Supra Renais - Se desenvolve a partir do revestimento mesenquimal da parede abdominal posterior, enquanto a medula se diferencia do gânglio simpático adjacente derivado das células da crista neural. Essas células se diferenciam em células secretoras da medula da suprarrenal. O córtex está evidente durante a 6ª semana como uma agregação de células mesenquimais vista bilateralmente entre a raiz do mesentério dorsal e a gônada em desenvolvimento.
A medula da suprarenal permanece pequena até após o nascimento. As glândulas suprarrenais rapidamente se tornam menores, conforme o cótex regride durante o primeiro ano de infância. 
Desenvolvimento das gônadas – As gônadas (testículos e ovários) são derivadas de três fontes:
O mesotélio que reveste a parede abdominal posterior.
O mesênquima subjacente.
As células germinativas primordiais.
Desenvolvimento gonodal se inicia na 5ª semana, quando uma área espessada de mesotélio se desenvolve no lado medial dos mesonefros. As gônadas indiferenciadas agora consistem em um córtex externo e uma medula interna. Nos embriões com um complexo cromossômicos sexuais XX, o córtex da gônada se diferencia em um ovário e a medula regride. Nos embriões com um complexo cromossômico sexual XY, a medula se diferencia em um testículo e o córtex regride, com exceção de remanescentes vestigiais.
 Glândula Pineal - desenvolve-se como um divertículo mediano da parte caudal do teto do diencéfalo. A proliferação das células em sua parede rapidamente a converte em uma glândula sólida e em forma de cone.
Rins - Três conjunto de órgãos excretores, que se desenvolvem nos embriões humanos. O primeiro conjunto – o pronefro – é rudimentar e não funcional. O segundo conjunto- o mesonefro – é bem desenvolvido e funciona por um breve período. O terceiro conjunto – o metanefro – torna-se os rins permanentes.
Pronefro – O pronefro transitório no inicio da 4ª semana de desenvolvimento. Ele é representado por poucos grupos de células na região do pescoço. Os ductos pronéfricos dirigem-se caudalmente e se abrem na cloaca.
Mesonefro- mesonefro aparece no final da 4ª semana caudalmente ao pronefro e funciona como rins provisórios até que os rins permanentes se desenvolvam.
Metanefro- primórdio dos rins permanentes- começa a se desenvolver no início da 5ª semana e a funcionar cerca de 4º semanas mais tarde. A formação da urina continua ao longo de toda vida fetal. Os rins permanentes se desenvolvem a partir de duas fontes de origem mesodérmica.
O broto uretérico- é uma evaginação do ducto mesonéfrico, próximo à sua entrada na cloaca, e é o primórdio do ureter, pelve renal, cálices e túbulos coletores.
O blastema metanefrogênico- consiste em uma massa de células derivadas do cordão nefrogênico – que forma os nefros.

Outros materiais