Buscar

Resumo Mercado Financeiro Prof. Celso Curitiba.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A função do Subsistema Operacional é transferir recursos entre poupadores e tomadores. 
Podemos citar5 instituições que fazem parte do sistema operativo: Banco de Investimento, instituições de poupança e empréstimo, sociedade de credito imobiliário, instituições financeiras bancarias e não bancarias. 
O dinheiro circula entre os poupadores e tomadores da seguinte forma: 
Poupadores – Empréstimo Financeiro – Tomadores. 
O sistema financeiro nacional é dividido em dois grupos: Sistema de Supervisão e Sistema Operativo. 
São exemplos de Sistema de Supervisão: Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil S.A, Comissão de valores Mobiliários, Conselho Nacional de Seguros Privados, Superintendência de Seguros Privados, IRB – Brasil Resseguros, Conselho de Gestão de Previdência Complementar, Secretaria da Previdência Complementar. 
São exemplos de Sistema Operativo: Instituições Financeiras Bancarias ou Monetárias, Instituições do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. 
A função do subsistema de supervisão é definir parâmetros para transferência de recursos dos poupadores para os tomadores e controlar o funcionamento das instituições que efetuem transações financeiras.
A função do subsistema Operativo é operacionalizar a transferência de recursos dos poupadores para tomador.
Títulos públicos são é o financiamento da dívida pública. É financiar atividades do governo Federal com o educação, saúde e infraestrutura. São exemplos: Nota do Tesouro Nacional, Bônus Banco Central, Letra Financeira do Tesouro Nacional. 
Precatórios são títulos públicos emitidos por uma entidade publica para o pagamento de uma dívida que transitou em julgado e que o Estado perdeu e om isso foi autorizado a emissão desse título. Exemplo: LFTPR, LFTMG, LFTSP, etc. 
Corretagem, se tratando de bolsa de valores, é a taxa cobrada pela corretora por cada transação efetuada na bolsa de valores. 
Valores mobiliários são documentos emitidos por empresas ou outras entidades (públicas ou privadas), que representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e que podem ser comprados e vendidos nos mercados de valores mobiliários. Exemplos: Debentures, Ações, Títulos Públicos federais e Municipais. 
Emolumentos cobrados pela bolsa de valores são pagamentos recebidos de uma venda e entrega de um título comprado na bolsa de valores. Exemplos: Taxa de corretagem, taxa de custodia, Taxa de Administração. 
Custódia de valores é taxa cobrada por uma entidade custodiante para que as minhas ações sejam armazenadas, guardadas por eles. Funciona como um cofre que eu tenho acesso. Esse valor é cobrado mensalmente. Exemplos: Custódia mensal, Emolumentos, e Corretagem por ação, SELIC, CETIP. 
As ações que possuem direito de voto na assembleia de uma empresa são as ações Ordinárias. O percentual necessário para ser um sócio majoritário de uma empresa é, ter 50% de ações ordinárias + 1 ação ordinária. ATENÇÃO: NÃO É 51%, MAS 50% DE AÇÕES ORDINARIAS, MAIS UMA AÇÃO. EX: UMA EMPRESA POSSUI 100 AÇÕES NA BOLSA, TODAS ORDINARIAS. PARA SER O SÓCIO MAJORITARIO EU PRECISO TER 50 AÇÕES ORDINARIAS EM MEU PODER, MAIS UMA AÇÃO DO MESMO SEGMENTO. 
SELIC: É a taxa básica de juros que corrige a dívida pública. 
CETIP: Guarda e negocia a dívida pública. 
Debentures: As debêntures são títulos emitidos que funcionam como instrumentos de captação de recursos no mercado de capitais, no quais as empresas utilizam para financiar seus projetos.
Título privados são títulos emitidos por empresas privadas visando a captação de recursos com prazo e um rendimento pré-determinado, como debêntures, Certificado de Depósito Bancário (CDB), letras hipotecárias (LH) e letras de câmbio (LC).
Bacen: Banco Central do Brasil. Gere toda a política econômica. 
CMN: O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.
A comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
Ação Ordinária: Tipo de ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, especialmente participação nos resultados da companhia e direito a voto nas assembleias da empresa. Cada ação ordinária corresponde a um voto na Assembleia Geral. A nova Lei das Sociedades Anônimas dá direito ao acionista minoritário detentor de ações ON receber, no mínimo, 80% do valor pago pelo controlador em caso de venda do controle (tag along).
Ação Preferencial: As ações preferenciais (PN) conferem ao titular prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital. Entretanto, as ações PN não dão direito a voto ao acionista na Assembleia Geral da empresa, ou restringem o exercício desse direito. Na troca de controle, o tratamento é distinto para os acionistas detentores de ações PN. 
A função principal da poupança para o sistema financeiro é o financiamento habitacional. 
Tesouro Direto: O Tesouro Direto é um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. Para o pequeno investidor, o Tesouro Direto é considerado uma opção de investimento de baixo custo e segura, já que os títulos públicos são considerados os ativos com menor risco em uma economia.

Outros materiais