Buscar

Currículo e Sociedade prova Discursiva 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Currículo e Sociedade
Didática
	Data de início:
	30/03/2016 18:48
	Prazo máximo entrega:
	30/03/2016 20:03
	Data de entrega:
	30/03/2016 19:47
Questão 1/5
As teorias progressistas começam a se delinear a partir do século XVIII e se constituem como tentativa de buscar respostas aos problemas socioeconômicos advindos dos processos de urbanização e industrialização ocorridos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. A escola, nesse contexto, é vista como a instituição responsável pela compensação.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p.4.
 
Neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas uma importante com relação ao foco do currículo.
Explique qual o novo foco dado ao currículo.
Nota: 20.0
	A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças (LIVRO BASE, p. 58).
Resposta:Após a expulsão dos jesuítas nem tudo mudou, porém após os anos 80, neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas a importância da relação ao foco no currículo, currículo esse que é pensado como um caminho a seguir a conquistar, como o que aprender, ensinar e transmitir ao aluno, o foco era como manter um professor que se tenha ''Didática'', que possa ensinar transmitir o conhecimento de forma eficaz e eficiente.
Ou seja foco do currículo é a forma de transmitir competências.
Questão 2/5
A partir da década 1980 começa um debate intenso e reflexão em prol da revisão critica da didática e a busca pela reconstrução desta, a partir destas novas reflexões os teóricos apresentaram diferentes enfoques para a questão da didática e o papel que esta possui na formação do professor.
Passado este primeiro momento, em que debate-se e reflete-se sobre a didática, em que se passa a ter, em contraponto à didática instrumental, a didática fundamental, que visava uma reflexão crítica do processo de ensino, uma série de proposições práticas para o ensino da didática, elaborada por diversos autores. Dentre estes temos Demerval Saviani e sua pedagogia histórico-crítica, José Libâneo e a pedagogia critico-social dos conteúdos, Pura Martins e a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento.Nas aulas, a professora Jussara Finatti apresenta os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento, apresentando uma distinção fundamental que existe entre ambas para a professora Pura Martins.
Qual é esta “principal” distinção entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento?
Nota: 20.0
	Resposta:Histórico-crítica como perceptiva didática para o ensino constitui-se com objetivo de ser estudado, e seu foco é transmissão de conteúdos científicos para as escolas porém sem ser conteudista.
E a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento é o ensino de todos os níveis incluindo superior que se depara com as novas necessidades , educacionais , a preocupação com a formação profissional para um mundo globalizado tem sido foco cada vez mais frequente de debate, o repasse de conhecimento taylorista, cujo objetivo era formar homens utilizáveis ainda não satisfaz as exigências da educação
Questão 3/5
A metodologia didática é a sistematização do ensino, constituída por métodos e técnicas (...) de que se vale o professor para efetivar a sua intervenção no comportamento do educando, orientando-lhe a aprendizagem.
NÉRICI apud MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 39.
 
De acordo com o exposto e com os conhecimentos adquiridos, explique a diferença entre método e técnica.
Nota: 20.0 Resposta:
	Método é o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, que determina o tipo de interação a ser estabelecida entre professor, alunos e conteúdos, conforme orientação que o fundamenta.
Técnicas são as instâncias intermediárias, os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em situações praticas.
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira prevê em seu art. 12, inciso I, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Assim, compete a cada escola apresentar sua proposta pedagógica [...] que servirá de carta magna [...]. Essa é, sem dúvida, uma novidade na vida das escolas brasileiras, principalmente nas redes públicas. As escolas sempre receberam as propostas de trabalho bem como as normas a serem seguidas no seu dia a dia, por meio de atos administrativos vindos das Secretarias de Educação ou das antigas Delegacias de Ensino. A partir de 1996, com a promulgação da Lei 9394/96, e mais precisamente nos últimos anos da década de 90, as escolas tomaram consciência da grande responsabilidade, senão um grande privilégio, da construção de sua proposta de trabalho.
 
SILVA, Rinalva Cassiano. Proposta pedagógica: o que vem a ser?. Revista de Educação do Cogeime, ano 9, nº 17, dez/2000. p.84. Disponível em:< http://www.cogeime.org.br/revista/cap0917.pdf >. Acesso em: 17/12/2014.
 
Após a leitura do texto da Prof.ª Silva e com base nos conteúdos do livro-base e das aulas, explique:
O que é a proposta pedagógica?
Nota: 16.0 Resposta:
	Documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. É a expressão da cultura da escola. Orienta a prática de produzir uma realidade. (LIVRO BASE, p. 163-164)
Questão 5/5
“Aprender a aprender” foi um lema defendido pelo movimento escolanovista e adquiriu novo vigor na retórica de várias concepções educacionais contemporâneas, especialmente no construtivismo. No mundo todo, livros, artigos e documentos oficiais apresentam o“aprender a aprender” como um emblema do que existiria de mais progressista e inovador, um símbolo da educação do século XXI.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “Aprender a Aprender”: Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.
 
 Explique qual a diferença de enfoque do “aprender a aprender” dos escolanovistas para os pensadores da educação atual.
Nota: 20.0 Resposta:.
	No período da escola nova o enfoque estava no sujeito psicológico e atualmente está centrado no sujeito produtivo, intelectualmente ativo, criativo e capaz de dominar os processos de aprender. 
(LIVRO-BASE, p.26)

Outros materiais