Buscar

prova discursiva curriculo escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Moreira propõem um enfoque triangular para analisar as características do campo curricular brasileiro, sendo o primeiro deles correspondente às condições internacionais:
“Esse componente aponta para uma análise dos fatos relacionados à transferência do campo do currículo dos Estados Unidos para o Brasil, tais como: o inicio da influencia americana nos anos 20, os acordos entre Brasil e Estados Unidos, a modernização da educação brasileira após 1964 e a influencia americana nesse processo, as bolsas de estudo para a especialização em currículo em universidades americanas, a assistência direta de especialistas americanos, a influencia de livros-texto e autores americanos, o conteúdo dos modelos e teorias americanas ‘transferidos’ e os interesses e missões de tais modelos e teorias. Outras influencias estrangeiras também fazem parte das condições internacionais”
MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990. p. 44.
 
Moreira e alguns outros autores defendem a tese da forte influência teórica estrangeira sobre a organização curricular nacional, principalmente americana e francesa, dando a este fenômeno o nome de transplante ou transferência cultural, ou aindatransferência educacional.
 
Com base nos conteúdos do livro-base e no texto acima explique:
Porque o currículo brasileiro não pode ser considerado apenas uma mera cópia dos currículos estrangeiros?
Nota: 33.3
	A tradição curricular americana não poderia ter sido introduzida em nossas universidades sem ter sido ‘contaminada’ pela maneira como nossos educadores lidavam com questões curriculares, 1filtrada’ pelas idiossincrasias das tradições históricas, culturais, politicas e socais brasileiras e, finalmente, ‘adulterada’ ao ser transmitida e utilizada por nossos professores e especialista (LIVRO-BASE, p.48).
Resposta:A TRADIÇÃO CURRICULAR AMERICANA NÃO PODERIA TER SIDO INTRODUZIDA EM NOSSAS UNIVERSIDADES SEM TER SIDO `´CONTAMINADA ´ PELA MANEIRA COMO NOSSOS EDUCADORES LIDAVAM COM QUESTÕES CURRICULARES, FILTRADAS PELAS IDIOSSINCRASIAS DAS TRADIÇÕES HISTÓRICAS , CULTURAIS,POLITICAS E SOCIAIS BRASILEIRAS E, FINALMENTE ADULTERADA AO SER TRANSMITIDA AO SER UTILIZADA POR NOSSOS PROFESSORES E ESPECIALISTA.
Questão 2/3
O termo currículo apresenta diferentes possibilidades e funções, sendo que cada uma pode indicar diferentes abordagens teóricas e suscitar práticas curriculares também diferenciadas. Ao adotarmos, portanto, uma definição de currículo, estamos optando por uma teoria que o fundamenta [...]”
EYNG, Ana Maria. Currículo escolar. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 17.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique:
O que são as teorias sobre currículo?
Nota: 16.7
	Espera-se que o aluno entenda que as teorias de currículo podem ser compreendidas:
Como conjuntos de representações, significações, ideias, imagens que produzem e descrevem o que se pretende fazer, em termos educacionais, com os conhecimentos produzidos ao longo da história humana;
Ou como área de estudo que se define pelos conceitos e representações que utiliza para descrever a realidade.
(LIVRO BASE, p.89)
Resposta:AS TEORIAS TRADICIONAIS, CRITICAS E PÓS CRITICAS SÃO AS TRÊS SUBDIVISÕES TEÓRICAS QUE INFLUENCIARAM A ORGANIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DE CADA PERÍODO DO BRASIL.O PROCESSO DE TEORIZAÇÃO SOBRE CURRÍCULO PODEM-SE DAR DIFERENTES ENFASES : TANTO CURRÍCULO COMO RESULTADO , QUANTO CURRÍCULO COMO EXPERIENCIA OU CURRÍCULO COMO PRINCIPIO. HA TEMPOS O CURRÍCULO DEIXOU DE SER APENAS UMA ÁREA MERAMENTE TÉCNICA, VOLTADA AS QUESTÕES RELATIVAS A PROCEDIMENTOS , MÉTODOS, TÉCNICAS; PODE-SE FALAR DE UMA TRADIÇÃO CRITICA DE CURRÍCULO, GUIADA POR QUESTÕES SOCIOLÓGICAS, POLITICAS E EPISTEMOLÓGICAS.
Questão 3/3
As teorias progressistas começam a se delinear a partir do século XVIII e se constituem como tentativa de buscar respostas aos problemas socioeconômicos advindos dos processos de urbanização e industrialização ocorridos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. A escola, nesse contexto, é vista como a instituição responsável pela compensação.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p.4.
 
Neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas uma importante com relação ao foco do currículo.
Explique qual o novo foco dado ao currículo.
Nota: 33.3
	A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças (LIVRO BASE, p. 58).
Resposta:A ESCOLA VISTA COMO RESPONSÁVEL PELA COMPENSAÇÃO DOS PROBLEMAS DA SOCIEDADE MAIS AMPLA, POSSA A TER COMO FOCO CURRICULAR A FORMA E NÃO MAIS O CONTEÚDO, OU SEJA, A PREOCUPAÇÃO FOI CENTRADA NA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, METODOLOGIA COM BASE NAS EXPERIENCIAS, DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E INTERESSES DAS CRIANÇAS.

Outros materiais