Buscar

FUNDAMENTOS DE BIOQUIMICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307448526)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A molécula representada que apresenta um carbono alfa ligado a um hidrogênio, a um grupamento amino, a um grupamento carboxílico e um radical metila é:
	
	
	monossacarídeos
	
	ácido graxo
	
	aminoácido
	
	nucleosídeo
	
	nucleotídeo
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307417381)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A hidrólise da sacarose produz:
	
	
	glicose e lactose 
	
	frutose e lactose
	
	galactose e glicose 
	
	glicose e frutose
	
	manose e frutose
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307379192)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Qual das seguintes opções está correta? 
	
	
	Os nucleotídeos são os precursores metabólicos do DNA e do RNA.
	
	As prostraglandinas são constituintes fundamentais das membranas celulares. 
	
	As proteínas apresentam como função básica a produção de energia celular.
	
	Todas as biomoléculas obtidas a partir da alimentação podem ser facilmente armazenadas em nossas células.
	
	O elemento central na formação de todas as biomoléculas é o oxigênio, visto que ele é o mais abundante em todos os seres vivos.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201307378058)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Analise as sentenças e determine à correta:
	
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os gangliosídeos, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os cerobrosídeos, que são moléculas polares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os triglecerídeos, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são as ceras, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	Os lipídios mais comuns em nossa alimentação são os ácidos graxos, que são moléculas apolares, geralmente solúveis em solventes orgânicos e constituídas por alcoóis, ácidos e cadeias carbônicas.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201307588119)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Durante a abordagem da maioria dos temas em Bioquímica, muito tem sido falado a respeito das enzimas. Considerando o estudo das enzimas, assinale a alternativa correta: I. São substâncias químicas que não podem ter suas atividades reguladas através da administração de medicamentos. II. São substâncias químicas, de natureza lipídica, sendo consumidas durante o processo químico. III. São constituídas do ponto de vista estrutural a partir de aminoácidos unidos através de ligações peptídicas. IV. São consideradas funcionalmente como catalisadores de reações químicas orgânicas. 
	
	
	Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
	
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201307593453)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. Certos tipos controlam os níveis de colesterol e triglicerídeos de nosso organismo. Essas moléculas podem ser alteradas por remédios, pela quantidade de gordura corporal e massa muscular além da prática de exercícios físicos. Em relação à análise do texto, pode-se destacar que a moléculas destacadas são:
	
	
	nucleotídeos
	
	enzimas
	
	glicídios
	
	aminoácidos
	
	ácidos graxos
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201307587650)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A fermentação ou metabolismo anaeróbio é uma via possível de degradação dos compostos orgânicos, por isso chamada de via catabólica, que permite a extração da energia química desses compostos, pelas células, na ausência de oxigênio. A fermentação ocorre no hialoplasma das células e compreende duas etapas, a glicólise e a redução do ácido pirúvico. Sobre os produtos finais da fermentação NÃO podemos afirmar que:
	
	
	A fabricação de iogurte é uma contribuição da fermentação butírica para a indústria alimentícia.
	
	A levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae é utilizada na produção de vinho, de cerveja e de pão. Esta levedura fermenta o carboidrato da massa produzindo gás carbônico (CO2) e etanol (álcool). 
	
	Os produtos finais da fermentação diferem em função das reações que ocorrem a partir do ácido pirúvico.
	
	Existem vários tipos de fermentação, cujas designações indicam o produto final: fermentação alcoólica (álcool etílico), fermentação láctica (ácido láctico), fermentação acética (ácido acético) e fermentação butírica (ácido butírico).
	
	Durante o treinamento de alta intensidade e curta duração, as células musculares humanas, por não receberem oxigênio em quantidade suficiente, podem realizar a fermentação láctica, além da respiração aeróbia, levando ao acúmulo de ácido láctico nos músculos que pode prejudicar a performance atlética devido às dores musculares, cãibras e fadiga muscular.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201307590326)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A insulina é um hormônio proteico sintetizado pelas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, e apresenta uma série de ações nas vias metabólicas em nosso organismo. Dentre as ações desempenhadas pela insulina, destacam-se: I ¿ estimula a síntese de glicogênio e de ácidos graxos; II ¿ estimula a cetogênese e a lipólise; III ¿ estimula a captação de glicose pelas células e sua fosforilação; IV ¿ inibe a glicólise e o Ciclo de Krebs.
	
	
	II e III estão incorretas.
	
	I e III estão incorretas.
	
	I e II estão incorretas.
	
	II e IV estão incorretas.
	
	I, II e IV estão incorretas. 
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201307589158)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As lipoproteínas são moléculas responsáveis pelo transporte de lipídeos na corrente sanguínea. De acordo com a quantidade (porcentagem) das substâncias que as constituem podem ser classificadas em VLDL, LDL, HDL e quilomícrons. A alternativa que contém o composto que NÃO faz parte da estrutura das lipoproteínas é: 
	
	
	Colesterol esterificado
	
	Vitamina E
	
	Colesterol livre
	
	Fosfolipídeos
	
	Apoproteína
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201307587125)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Algumas reações fragmentam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza: 
	
	
	o anabolismo como o processo básico. 
	
	a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples. 
	
	a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas. 
	
	o catabolismo como síntese de moléculas variadas. 
	
	o catabolismo como o processo básico. 
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307378046)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em relação às características químicas dos aminoácidos pode-se afirmar que:
	
	
	a cadeia lateral R diferencia os aminoácidos entre si. 
	
	a cadeia lateral R diferencia as proteínas entre si. 
	
	a cadeia lateral R diferencia os grupamentos amino e carboxílico entre si. 
	
	a cadeia lateral R diferencia os aminoácidos dos carboidratos.
	
	a cadeia lateral R diferencia os aminoácidos dos lipídeos.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201307378040)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação à estrutura e funções das proteínas, assinale a afirmativa correta:
	
	
	As proteínas são formadas pela união de monossacarídeos
	
	Asenzimas são catalisadores biológicos que aceleram reações químicas
	
	A desnaturação protéica acarreta no rompimento das ligações peptídicas
	
	Proteínas são moléculas que desempenham somente papel estrutural nas células.
	
	As proteínas são insensíveis à mudanças de pH e temperatura
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201307378069)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido a menor energia de ativação necessária para converter o substrato em produto. O aceleração da reação pode ser da ordem de milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos. Acerca das características de uma enzima é correto o conceito:
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é parcialmente transformada nos sistemas biológicos. 
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. 
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. 
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais a matéria é transformada nos sistemas biológicos. 
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201307382884)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a opção CORRETA. 
	
	
	A fosforilação oxidativa ocorre na matriz ou citoplasma da mitocôndria e resulta na produção líquida de 2 ATPs. 
	
	Na fosforilação oxidativa a coenzima NADH produz 2 ATPs, enquanto que, a coenzima FADH2 produz 3 ATPs, isto porque os elétrons provenientes do NADH passam por apenas dois complexos formadores de gradiente de prótons enquanto que os elétrons provenientes do FADH2 passam por três complexos formadores de gradiente de prótons. 
	
	A molécula utilizada primariamente no nosso organismo para a produção de ATP é a de glicogênio, pois esta pode ser rapidamente oxidada pela célula. 
	
	O ciclo de Krebs é um conjunto de reações que ocorre na matriz mitocondrial e, que resulta na oxidação de moléculas de Acetil-CoA provenientes do piruvato. 
	
	A glicólise é um conjunto de reações que conduzem a oxidação completa de uma molécula de glicose resultando na produção líquida de 38 ATPs. 
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201307587706)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Como os lipídeos são substâncias hidrofóbicas, ou seja, apresentam relativa insolubilidade em água, o metabolismo lipídico é extremamente dependente de proteínas ligantes (apolipoproteínas) para que se tornem solúveis. Há a necessidade de formação de um complexo molecular de lipídios com apolipoproteínas chamado lipoproteína. As lipoproteínas são agregados de moléculas com forma esférica, constituídas de componentes altamente hidrofóbicos (apolares - insolúveis em água) no seu interior, como colesterol estereficado, triacilgliceróis e de moléculas periféricas menos hidrofóbicas como fosfolipídios, colesterol não estereficado e apolipoproteínas. As lipoproteínas plasmáticas diferem quanto à origem (local de síntese), à proporção das frações lipídicas e proteicas e quanto à densidade. As principais classes são: Quilomícrons (QM); Very Low Density Lipoprotein (VLDL Lipoproteínas de muito baixa densidade); Low Density Lipoprotein (LDL Lipoproteínas de baixa densidade) e High Density Lipoprotein (HDL Lipoproteínas de alta densidade). Sobre o metabolismo das lipoproteínas e a prática de exercícios físicos NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
	
	
	A taxa de oxidação dos ácidos graxos livres no músculo está relacionada com a sua concentração plasmática e também é regulada pela capacidade oxidativa das fibras musculares recrutadas. A prática regular de exercícios de endurance aumenta a capacidade enzimática oxidativa das fibras musculares.
	
	Quanto menor for a densidade de uma lipoproteína maior será a quantidade de lipídios, menor será a quantidade de apolipoproteínas e maior a possibilidade de aderir ao endotélio vascular.
	
	A enzima hepatolipase (HL) está envolvida na lise da lipoproteína HDL. Durante esse processo, ocorre a formação da LDL. Dessa forma, quanto mais elevado for o nível da enzima HL, menor será o nível de HDL, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	
	A prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) promove o aumento da atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL), o aumento dos níveis de HDL, o aumento do gasto energético e a perda da gordura corporal (GC). Com o aumento da atividade da LPL ocorre maior captação e hidrólise da VLDL circulante para a oxidação no músculo durante o exercício facilitando a captação de ácidos graxos pela célula, que serão utilizados para geração de energia no músculo.
	
	A fase endógena do metabolismo lipídico está relacionada aos lipídios que vieram da dieta (alimentação), enquanto a fase exógena está relacionada à síntese hepática dos triglicerídios.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201307379658)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os carboidratos são os nutrientes energéticos que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Devido a isso, atletas de endurance, como maratonistas e triatletas, devem ser orientados a aumentar o consumo de carboidratos (dieta hiperglicídica) com objetivo de melhorar sua performance através da promoção da:
	
	
	glicogênese muscular e hepática.
	
	protéolise muscular e visceral.
	
	gliconeogênese hepática.
	
	excreção urinária de cálcio. 
	
	glicogenólise muscular e hepática.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201307378031)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em situação de saciedade, após consumir uma grande quantidade de açúcar, sabe-se que os hepatócitos, através da ativação da enzima acetil CoA carboxilase pelo hormônio insulina, podem transformar esse excesso de glicose em:
	
	
	aminoácidos
	
	quilomícron
	
	uréia
	
	ácidos graxos
	
	corpos cetônicos
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201307387082)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	João, 63 anos, foi atendido na emergência de um hospital queixando-se de calor, vermelhidão, sensação de peso e aumento do volume do membro inferior direito com dor localizada nas articulações do joelho e do pé. Outras queixas relatadas pelo paciente foram o aumento do peso corporal, cansaço e desânimo. O paciente relatou que é tabagista (12 cigarros por dia), etilista e sedentário. Não tem hábito de fazer o desjejum (café da manhã), na hora do almoço dá preferência às churrascarias. Diariamente consome de 2 a 3 doses de uísque após o trabalho. Os exames complementares revelaram obesidade, hiperglicemia, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hiperuricemia e hipertensão arterial sistêmica. O diagnóstico foi crise aguda da GOTA. Que achado laboratorial ajudou no diagnóstico da doença do paciente? 
	
	
	Hiperuricemia.
	
	Hipertrigliceridemia.
	
	Hipercolesterolemia.
	
	Hiperglicemia.
	
	Hipercolesteromia.
1a Questão (Ref.: 201307379172)
Das opções abaixo assinale a única correta: 
Todo íon OH- que é tamponado é excretado pelos rins. 
�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
Uma solução acida é aquela em que há predomínio de íons OH- 
Segundo o conceito de Brownsted-Lowry, ácido e base são respectivamente, doadores de H+ e doadores de OH- 
O estado ácido básico de um indivíduo é analisado pela concentração dos íons H+, OH-, HCO3- e pCO2. 
�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif"\* MERGEFORMATINET 
Uma solução tampão é constituída por um sal de um ácido fraco e, pode temporariamente resistir a pequenas variações de pH por se ligar a íons H+ 
�
 2a Questão (Ref.: 201307448502)
Em relação à fórmula geral de um aminoácido os grupos amino e carboxila estão:
�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
No carbono alfa
No carbono beta
No carbono téta
No carbono ômega
No carbono sigma
�
 3a Questão (Ref.: 201307378073)
Paciente, 56 anos, fumante há mais de 40 anos, portador de enfisema pulmonar, chega a emergência do hospital com quadro de dispnéia. Após análise laboratorial do sangue arterial do paciente, o médico observou os seguintes valores de pCO2 = 65mmHg (normal 40mmHg) e [HCO3-] = 15mmol/L (normal 21-28mmol/L). Baseado no caso clínico apresentado, assinale como se encontra a ventilação pulmonar deste paciente e o distúrbio ácido-básico que ele está apresentando:
hiperventilação e alcalose respiratória
hipoventilação e alcalose respiratória
�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
hipoventilação e acidose respiratória
hiperventilação e acidose metabólica
hipoventilação e acidose metabólica
	
	 1a Questão (Ref.: 201307378040)
	
	Em relação à estrutura e funções das proteínas, assinale a afirmativa correta:
	
	
	Proteínas são moléculas que desempenham somente papel estrutural nas células.
	
	As proteínas são insensíveis à mudanças de pH e temperatura
	
	As proteínas são formadas pela união de monossacarídeos
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
	A desnaturação protéica acarreta no rompimento das ligações peptídicas
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	As enzimas são catalisadores biológicos que aceleram reações químicas
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307417380)
	
	A célula, para formar _________ une _________, como está esquematizado entre dois deles através da ligação _________. Indique a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco:
	
	
	carboidratos, glicoses, glicosídica
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
	lipídios, ácidos graxos, peptídica
	
	proteínas, glicoses, glicosídica
	
	lipídios, ácidos aminados, lipídica
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	proteínas, aminoácidos, peptídica
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307378052)
	
	Sabe-se que 1 g de lipídio libera 9 kcal contra 4 kcal liberadas por 1 g de glicídio. A frase releva a função lipídica de caráter:
	
	
	Estrutural
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Energética
	
	Redutora
	
	Hormonal
	
	Anti-oxidante
	
	 1a Questão (Ref.: 201307588119)
	
	Durante a abordagem da maioria dos temas em Bioquímica, muito tem sido falado a respeito das enzimas. Considerando o estudo das enzimas, assinale a alternativa correta: I. São substâncias químicas que não podem ter suas atividades reguladas através da administração de medicamentos. II. São substâncias químicas, de natureza lipídica, sendo consumidas durante o processo químico. III. São constituídas do ponto de vista estrutural a partir de aminoácidos unidos através de ligações peptídicas. IV. São consideradas funcionalmente como catalisadores de reações químicas orgânicas. 
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
	
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV são corretas.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307378069)
	
	A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido a menor energia de ativação necessária para converter o substrato em produto. O aceleração da reação pode ser da ordem de milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos. Acerca das características de uma enzima é correto o conceito:
	
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. 
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos. 
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é parcialmente transformada nos sistemas biológicos. 
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais a matéria é transformada nos sistemas biológicos. 
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307378071)
	
	Sobre os pontos chave relativos às funções catalíticas das enzimas pode-se considerar:
	
	
	que semelhante aos catalisadores químicos, esses catalisadores se perdem ao término da reação e que as enzimas não são muito específicas.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	que diferente de catalisadores químicos, esses catalisadores não se perdem ao término da reação e que as enzimas são muito específicas.
	
	que semelhante aos catalisadores químicos e físicos, esses catalisadores se perdem em parte ao término da reação apesar das enzimas serem bem mais específicas.
	
	que diferente de catalisadores químicos, esses catalisadores não se perdem ao término da reação e que as enzimas não são muito específicas.
	
	que diferentemente dos catalisadores químicos e físicos, esses catalisadores parcialmente se perdem ao término da reação apesar das enzimas serem razoavelmente específicas.
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201307590326)
	
	A insulina é um hormônio proteico sintetizado pelas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, e apresenta uma série de ações nas vias metabólicas em nosso organismo. Dentre as ações desempenhadas pela insulina, destacam-se: I ¿ estimula a síntese de glicogênio e de ácidos graxos; II ¿ estimula a cetogênese e a lipólise; III ¿ estimula a captação de glicose pelas células e sua fosforilação; IV ¿ inibe a glicólise e o Ciclo de Krebs.
	
	
	II e III estão incorretas.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	II e IV estão incorretas.
	
	I, II e IV estão incorretas. 
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
	I e II estão incorretas.
	
	I e III estão incorretas.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307376010)
	
	Os carboidratos são moléculas essenciais para o organismo. Dentre eles, a glicose exerce um papel fundamental na obtenção de energia. Uma via metabólica específica, a glicólise anaeróbia, degrada a molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Esta, por sua vez, se converte em uma importante molécula, para dar início ao chamado ciclo do ácido cítrico, ou ciclo de Krebs, no interiordas mitocôndrias. Responda: qual o nome dessa molécula? 
	
	
	Oxaloacetato
	
	Ácido láctico
	
	Succinato
	
	Hexoquinase
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Acetil Co-A
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307388799)
	
	Se um músculo da perna de uma rã for dissecado e mantido em uma solução isotônica em recipiente hermeticamente fechado, o músculo é capaz de se contrair algumas vezes quando estimulado, mas logo deixa de responder aos estímulos. No entanto, se a solução for arejada, o músculo readquire a capacidade de se contrair quando estimulado. A explicação para o fenômeno é que o ar fornece o gás:
	
	
	Nitrogênio, necessário à síntese dos aminoácidos componentes da miosina.
	
	Oxigênio, necessário à oxidação da miosina e da actina que se unem na contração.
	
	Nitrogênio, necessário à transmissão do impulso nervoso ao músculo.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Oxigênio, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a contração.
	
	Dióxio de carbono, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a síntese dos miofilamentos.
	 1a Questão (Ref.: 201307593466)
	
	É a reserva energética de carboidratos em fungos e animais. Nos seres humanos é armazenado no fígado e músculos estando sob a influência dos hormônios reguladores da glicemia. A molécula destacada no parágrafo é denominada:
	
	
	glicose
	
	amido
	
	frutose
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	glicogênio
	
	maltose
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307388806)
	
	Um alcoólico crônico foi admitido em um hospital devido a um episódio severo de hipoglicemia ocasionado por consumo excessivo de álcool nos últimos 5 dias. Uma análise dos lipídios sanguíneos indica que VLDL muito mais altos do que o esperado. A VLDL elevada é atribuída a qual das seguintes causas?
	
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Níveis elevados de NADH no fígado.
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por NADH.
	
	Transcrição álcool-induzida do gene da apoB-100.
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por FADH2.
	
	Inibição álcool-induzida da lipoprotreína-lipase.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307587706)
	
	Como os lipídeos são substâncias hidrofóbicas, ou seja, apresentam relativa insolubilidade em água, o metabolismo lipídico é extremamente dependente de proteínas ligantes (apolipoproteínas) para que se tornem solúveis. Há a necessidade de formação de um complexo molecular de lipídios com apolipoproteínas chamado lipoproteína. As lipoproteínas são agregados de moléculas com forma esférica, constituídas de componentes altamente hidrofóbicos (apolares - insolúveis em água) no seu interior, como colesterol estereficado, triacilgliceróis e de moléculas periféricas menos hidrofóbicas como fosfolipídios, colesterol não estereficado e apolipoproteínas. As lipoproteínas plasmáticas diferem quanto à origem (local de síntese), à proporção das frações lipídicas e proteicas e quanto à densidade. As principais classes são: Quilomícrons (QM); Very Low Density Lipoprotein (VLDL Lipoproteínas de muito baixa densidade); Low Density Lipoprotein (LDL Lipoproteínas de baixa densidade) e High Density Lipoprotein (HDL Lipoproteínas de alta densidade). Sobre o metabolismo das lipoproteínas e a prática de exercícios físicos NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
	
	
	A prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) promove o aumento da atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL), o aumento dos níveis de HDL, o aumento do gasto energético e a perda da gordura corporal (GC). Com o aumento da atividade da LPL ocorre maior captação e hidrólise da VLDL circulante para a oxidação no músculo durante o exercício facilitando a captação de ácidos graxos pela célula, que serão utilizados para geração de energia no músculo.
	
	A enzima hepatolipase (HL) está envolvida na lise da lipoproteína HDL. Durante esse processo, ocorre a formação da LDL. Dessa forma, quanto mais elevado for o nível da enzima HL, menor será o nível de HDL, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	
	Quanto menor for a densidade de uma lipoproteína maior será a quantidade de lipídios, menor será a quantidade de apolipoproteínas e maior a possibilidade de aderir ao endotélio vascular.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	A fase endógena do metabolismo lipídico está relacionada aos lipídios que vieram da dieta (alimentação), enquanto a fase exógena está relacionada à síntese hepática dos triglicerídios.
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201307590410)
	
	As moléculas de acetil-CoA, oriundas no período de jejum da beta oxidação dos ácidos graxos, acumuladas no fígado devido à redução da velocidade do ciclo de Krebs, serão utilizadas para: 
	
	
	Lipogênese
	
	Glicogenólise
	
	Cadeia respiratória mitocondrial
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Cetogênese
	
	Glicogênese
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307379658)
	
	Os carboidratos são os nutrientes energéticos que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Devido a isso, atletas de endurance, como maratonistas e triatletas, devem ser orientados a aumentar o consumo de carboidratos (dieta hiperglicídica) com objetivo de melhorar sua performance através da promoção da:
	
	
	protéolise muscular e visceral.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	glicogênese muscular e hepática.
	
	glicogenólise muscular e hepática.
	
	excreção urinária de cálcio. 
	
	gliconeogênese hepática.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307593484)
	
	A insulina é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídeos e proteínas. Existem algumas patologias relacionadas à função da insulina no corpo, como: diabetes, resistência à insulina e hiperinsulinemia. Em relação á insulina é correto destacar:
	
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em enzimas dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em aminoácidos dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	O hormônio insulina estimula a conversão em gordura dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	O hormônio insulina estimula a conversão em nucleotídeos dos carboidratos e das proteínas da alimentação.
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201307590436)
	
	Em um indivíduo apresentando severo quadro de insuficiência hepática foi observado laboratorialmente no sangue a diminuição dos níveis de ureia e acúmulo de amônia. Tal condição é denominada clinicamente Encefalopatia hepática e decorre em função do severo dano hepático, comprometendo a realização da seguinte via metabólica:
	
	
	Cetogênese
	
	Glicogênese
	
	Lipogênese
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Urogênese
	
	Transaminação
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307588655)
	
	A urogênese ou ciclo da ureia tem início com duas reações que ocorrem dentro das mitocôndrias e depois ocorrem três reações no citosol dos hepatócitos. As etapas de produção de carbamoil-fosfato e de citrulina ocorrem na matriz mitocondrial dos hepatócitos. A citrulina sintetizada é transportada para o citosol onde ocorre o resto do ciclo. A uréia produzida no fígadoé lançada na corrente sanguínea, filtrada nos glomérulos renais e é excretada na urina. Nesse contexto, o objetivo do ciclo da ureia é:
	
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Transformar a amônia que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar o ácido úrico que é tóxico em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar a albumina que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar a ornitina que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar a bilirrubina que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307587147)
	
	A amônia vai ser convertida em uréia, nas mitocôndrias dos hepatócitos. Este ciclo foi descoberto em 1932, por Hans Krebs. A produção de uréia é o destino de grande parte da amônia que enviada ao fígado e ocorre quase sempre nele. O processo supracitado é: 
	
	
	Glicogenólise
	
	Ciclo de Cori 
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Ciclo da uréia 
	
	Transaminação 
	
	Gliconeogênese 
	
	
	��
	1a Questão (Ref.: 201307496135)
	
	Qual a necessidade energética média necessária para um homem adulto e uma mulher adulta que possuem atividade física reduzida? 
	
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Homem 2100 Kcal e mulher 1800 Kcal. 
	
	Homem 2700 Kcal e mulher 2000 Kcal. 
	
	Homem 3000 Kcal e mulher 2200 Kcal. 
	
	Homem 3500 Kcal e mulher 2600 Kcal. 
	
	Homem 2750 Kcal e mulher 2600 Kcal. 
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307378050)
	
	Recém-nascidos prematuros e pequenos para a idade gestacional são mais susceptíveis à hipoglicemia do que crianças nascidas a termo. Geralmente o cérebro do neonato depende quase que exclusivamente da glicose proveniente da glicogenólise e da gliconeogênese. Assinale a alternativa que aponte as funções dessas duas vias bioquímicas, respectivamente:
	
	
	Quebra da glicose e síntese de glicogênio a partir de outros carboidratos
	
	Quebra do glicogênio e síntese de glicose a partir de ácidos graxos
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Quebra do glicogênio e síntese de glicose a partir de moléculas não glicídicas
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Quebra do glicogênio e síntese de ácido graxo a partir de carboidratos
	
	Síntese do glicogênio e síntese de glicose a partir de moléculas não glicídicas
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307386871)
	
	A integração metabólica representa uma via importante para a manutenção da homeostase orgânica. O metabolismo da glicose é imprescindível para a manutenção do metabolismo dos ácidos graxos e aminoácidos. Dentro desse contexto, qual é a consequência mais grave ao organismo humano que o consumo de dietas da moda para perda de peso, como as hipoglicídicas, pode desencadear?
	
	
	Aumento na síntese protéica e ganho de força muscular.
	
	Aumento na glicogênese hepática e muscular.
	
	Diminuição na diurese e edema.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Aumento na formação de corpos cetônicos e acidose metabólica.
	
	Aumento na temperatura corporal e halitose ácida.
	 1a Questão (Ref.: 201307593504)
	
	A transdução de sinal consiste na transferência intercelular ou intracelular de informações, através de uma via sinalizada, desempenhando importante papel na ativação de funções celulares e na diferenciação e proliferação de células. A transferência de sinal pode ser mediada por:
	
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	receptores que ativam os segundos mensageiros.
	
	vitaminas que ativam mensageiros citoplasmáticos e nucleares. 
	
	lipídeos que ativam genes.
	
	aminoácidos que ativam lipídeos.
	
	carboidratos que ativam enzimas.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307588673)
	
	A transdução de sinal é a transferência intercelular ou intracelular de informações (sinais) mediada por receptores celulares imprescindível na ativação de funções celulares, como por exemplo, a diferenciação e proliferação celular relacionadas à função hematopoiética da medula óssea vermelha e à imunidade celular e humoral. Sobre os receptores celulares envolvidos na transdução da sinalização NÃO PODEMOS AFORMAR QUE:
	
	
	Os receptores celulares são moléculas que reconhecem substâncias químicas específicas (ligantes) produzindo a regulação de um processo celular como resposta a essa ligação. 
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Os receptores intracelulares são receptores proteicos que transmitem o sinal através da membrana, enquanto os receptores ligados à membrana estão localizados no citoplasma ou núcleo celular. 
	
	Os receptores nucleares, de localização intracelular, são receptores citosólicos que atuam principalmente na transcrição de genes através do DNA.
	
	Os receptores celulares envolvidos na resposta imune celular e humoral, TCR e BCR, respectivamente, são exemplos de receptores celulares ligados à membrana.
	
	Os receptores intracelulares estão localizados no citoplasma ou núcleo celular, enquanto os receptores ligados à membrana são receptores proteicos que transmitem o sinal através da membrana. 
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307388797)
	
	(...) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida. É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu seqüenciamento (uma simples soletração). (...) (LEITE, Marcelo. ¿De volta ao seqüenciamento¿. Folha de São Paulo 20/10/2002.) O autor refere-se às proteínas como atores do drama molecular e ao DNA como diretor de cena. Essa referência deve-se ao fato de: 
	
	
	O material genético ser constituído por proteínas.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	O DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.
	
	Não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.
	
	O DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.
	
	O DNA controlar a produção de RNAt e este controlar a atividade das proteínas.
	1a Questão (Ref.: 201307382873)
	
	Em todos os organismos a fonte original de informação biológica são os ácidos nucléicos. As formas e as atividades de células individuais são em grande parte determinadas pelas informações genéticas contidas no DNA que é um polímero de desoxiribonucleotideos, ou no RNA em alguns vírus. Das seguintes afirmações qual não é a verdadeira ?
	
	
	As estruturas dos ácidos nucléicos são estabilizadas, em parte, pelo pareamento de Watson-Crick, C-G e A-T, atraveés de interações hidrofóbicas entre os pares de bases empilhados.
	
	A forma mais comum de DNA é a B-DNA
	
	Os ácidos nucléicos podem ser desnaturados por aumento de temperatura e podem ser fracionados pelos mesmos métodos utilizados para fracionar proteínas. 
	
	O DNA da cromatina de eucariotos enrola-se em octameros de histonas formando as partículas centrais dos nucleossomos. 
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINETNo RNA os nucleotídoes que ocorrem são Citosina, guanina, adenina e Timina. 
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201307448532)
	
	Alguns projetos de seqüenciamento genômico vêm sendo desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Um deles, por exemplo, envolveu a bactéria causadora da ¿praga do amarelinho¿, que atinge plantas cítricas. Paralelamente, o seqüenciamento completo do genoma humano foi anunciado pela comunidade científica internacional. Todas as alternativas apresentam benefícios de projetos que envolvem o seqüenciamento de genomas, exceto:
	
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
	atenção básica a saúde
	
	Diagnóstico precoce de doenças hereditárias.
	
	Compreensão mais ampla das doenças genéticas.
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Determinação da posição de proteínas nos cromossomos
	
	Aumento da produtividade na agricultura.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201307588132)
	
	Processo que consiste na síntese de RNA a partir de um molde de DNA, envolvendo três importantes etapas, sendo elas: iniciação, alongamento e término. Um exemplo da principal enzima que catalisa as reações é a RNA polimerase. O processo citado é definido como:
	
	
	Mutação
	
	Tradução
	
	Diferenciação
	�� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
	Transcrição
	
	Multiplicação

Outros materiais

Perguntas Recentes