Buscar

EXAME OBJETIVA -RELACOES PUBLICAS

Prévia do material em texto

AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
1 de 8 14/04/2016 21:15
Leia com atenção. De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina de Relações Públicas e Assessoria deImprensa, analise as proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para assentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) O profissional de Secretariado Executivo ajuda quando marca diretamente as eventuais entrevistas dos diretorescom veículos de comunicação, poupando, dessa forma, trabalho ao Assessor de Imprensa.( ) O Assessor de Imprensa deve ter acesso direto à cúpula diretiva da organização, sem precisar ser anunciado oupassar pelo contato com o profissional de Secretariado Executivo.( ) O profissional de Secretariado Executivo trabalha diretamente para o Assessor de Imprensa, redigindo para ele ascartas de comunicação para os veículos da Imprensa.( ) A harmonia entre os trabalhos do Assessor de Imprensa e do Secretário Executivo acontece quando ambosconhecem as próprias funções e também as do outro.( ) Os trabalhos do Assessor de Imprensa e do Secretário Executivo podem ser complementares se um não interferirnas atribuições do outro.
A V - V - F - V - V
B F - F - F - V - V
C V - V - V - F - F
D V - F- V -F -F
De acordo com Werner (2010) o comportamento e o estilo profissional pode ser um grande diferencial competitivo.Sendo assim, a forma como nos vestimos e nos comportamos no ambiente profissional pode fazer com que tenhamosdestaque profissional, bem como, pode causar polêmica, acarretando perda de oportunidades. Nesse sentido, analiseas atitudes a seguir e indique aquelas que podem nos auxiliar na ascensão profissional: 
I. O estilo é a marca registrada de cada um, dessa forma devemos impor nosso estilo a fim de demostrar nossopotencial competitivo. 
II. O segredo da roupa é apostar na descrição, os exageros sempre potencializam as possibilidades de erros. 
III. Além da vestimenta deve-se apostar na discrição da forma de falar, de gesticular e expressar as ideias. Essesaspectos compõem parte do estilo e da marca registrada do profissional. 
Você acertou!
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
2 de 8 14/04/2016 21:15
Leia com atenção. De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa,analise as proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentençasincorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) O profissional de Secretariado Executivo ajuda quando marca diretamente as eventuais entrevistas dos diretores comveículos de comunicação, poupando, dessa forma, trabalho ao Assessor de Imprensa.( ) O Assessor de Imprensa deve ter acesso direto à cúpula diretiva da organização, sem precisar ser anunciado oupassar pelo contato com o profissional de Secretariado Executivo.( ) O profissional de Secretariado Executivo trabalha diretamente para o Assessor de Imprensa, redigindo para ele ascartas de comunicação para os veículos da Imprensa.( ) A harmonia entre os trabalhos do Assessor de Imprensa e do Secretário Executivo acontece quando ambos conhecemas próprias funções e também as do outro.( ) Os trabalhos do Assessor de Imprensa e do Secretário Executivo podem ser complementares se um não interferir nasatribuições do outro.
A V - V - F - V - V
B F - F - F - V - V
C V - V - V - F - F
D V - F- V -F -F
De acordo com Werner (2010) o comportamento e o estilo profissional pode ser um grande diferencial competitivo. Sendoassim, a forma como nos vestimos e nos comportamos no ambiente profissional pode fazer com que tenhamos destaqueprofissional, bem como, pode causar polêmica, acarretando perda de oportunidades. Nesse sentido, analise as atitudes a seguir e indique aquelas que podem nos auxiliar na ascensão profissional: 
I. O estilo é a marca registrada de cada um, dessa forma devemos impor nosso estilo a fim de demostrar nossopotencial competitivo. 
II. O segredo da roupa é apostar na descrição, os exageros sempre potencializam as possibilidades de erros. 
III. Além da vestimenta deve-se apostar na discrição da forma de falar, de gesticular e expressar as ideias. Esses
Você acertou!
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
3 de 8 14/04/2016 21:15
aspectos compõem parte do estilo e da marca registrada do profissional. 
IV. Em empresas e organizações mais formais costumam adotar o casual day nas sextas-feiras, este é o único diaque é permitido o uso de roupas como agasalhos e tênis e legging. 
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta:
A Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
B As afirmações I, II e IV estão corretas.
C As afirmações II e III estão corretas.
D Somente a afirmação III está correta.
De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, analise asproposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas,após selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Em um gerenciamento de crise, a organização deve seguir um passo a passo que inclui o silêncio total até que seapurem os fatos. Foi o que fez, de forma exemplar, a empresa TAM.( ) Nos casos de crises, apenas um porta-voz deve ser escolhido para responder em nome da organização. Se maispessoas falam, aumenta o risco de que sejam repassadas informações contraditórias. Foi o que aconteceu no caso dovazamento radioativo da TMI, nos EUA.( ) Um dos casos mais curiosos sobre a falta de escolha de quem deve ficar no comando de uma situação de crise foi natentativa de assassinato de Reagan, em 1991, nos EUA.( ) Na cobertura da queda do avião da Aeronáutica com funcionários da Funasa, ficaram claros pontos importantes dagestão de crise, como a escolha de um porta-voz, o acompanhamento pessoal do acontecido, o incentivo ao fluxotransparente de informações, entre outros.( ) O episódio do recolhimento do medicamento Tylenol foi revertido em fortalecimento da imagem da Johnson &Johnson, que tratou da crise de forma transparente e responsável. Até hoje o caso é relatado como exemplar.
A F – F – V – V – V
B F – V – V – F – V
C V – F – V – V – V
Você acertou!
a resposta correta é “as afirmações II e III estão corretas” já que não devemos impor nosso estilo e devemos nosadequar ao ambiente em que estamos, para que dessa forma nos tornemos alvo de apontamentos. Já quanto oCasual Day, em organizações formais, podemos usar roupas mais despojadas, porém não podemos parecer queestamos indo passear no parque ou que acabamos de sair de uma academia de ginástica. Conforme Werner(2010, p. 94 a 96).
Você acertou!
Conforme conteúdo disponível na apostila Secretariado Executivo e Relações Públicas: uma parceria de sucesso(WERNER; STECE, 2013).
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
4 de 8 14/04/2016 21:15
D F – F – F – V – V
Considerando o fragmento a seguir, marque V (VERDADEIRO) ou F (FALSO). Werner (2012, p. 2) destaca aimportância do profissional de Secretariado Executivo nas organizações. De acordo com a autora, esse profissional “épeça-chave para a boa comunicação em uma organização. É esse profissional que vai gerenciar de forma imediata ocontato e a aproximação com gerentes, diretores e a alta cúpula da organização”, sendo que: 
( ) Nos trabalhos de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, o papel do profissional de Secretariado é fundamental.( ) O papel do profissional de Secretariado é importante, pois sem ele o assessor de imprensa poderia ter dificuldades emestreitar os contatos com a direção da empresa.( ) A figura do profissional de Secretário Executivo estáentre as mais poderosas em uma organização.( ) Os trabalhos desenvolvidos pelo assessor de imprensa, pelo profissional de Relações Públicas e de SecretariadoExecutivo não tem nada em comum. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A V – F – V – V
B V – V – F – V
C V – V – V – F
D F – V – V – F
Quando se fala em Relações Públicas o conceito que deve estar presente em nossa mente é o seguinte “nas maisdiferentes profissões é importante comunicar-se bem” (WERNER, 2010). Relacione a segunda coluna de acordo com aprimeira e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Coluna 1 – Tipos de Liderança
(I) Políticos
(II) Advogados
(III) Professores
(IV) Liderança Comunitária
Coluna 2 – Características dessas lideranças
( ) Os pais e outros líderes utilizam-se da expressão verbal na comunicação para se fazerem ouvidos e seremrespeitados.
( ) Tem a conotação de agente do conhecimento, ou seja, estimula a iniciativa e a criatividade porque se comunica demaneira simples, direta e amigável.
( ) Tem o intuito de se sobressair por falarem com boa dicção e terem uma postura de vencedor.
Você acertou!
Somente a ultima afirmação é falsa já que os trabalhos dos três profissionais são semelhantes, conformeconteúdo disponível na apostila Secretariado Executivo e Relações Públicas: uma parceria de sucesso (WERNER;STECE, 2013).
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
5 de 8 14/04/2016 21:15
( ) Preocupação com os meios garantem a coordenação do trabalho bem feito, buscando a melhor maneira ou a maisjusta forma de trabalho, convencem jurados, juízes e plateias inteiras com a sua preleção. 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
A IV – III – I – II
B III – II – I – IV
C I – IV – III – II
D II – I – IV – III
De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, analise assentenças a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A a) Quando a empresa age corretamente, não corre o risco de ter seu nome envolvido em qualquer polêmica.Dessa forma, não precisa se preocupar com eventuais crises ou problemas, porque eles não a afetarão.
B b) A gestão da crise é um assunto importante, que deve estar previsto desde o PlanejamentoEstratégico da organização. Quando a equipe está preparada, sabe como agir emergencialmente naeventualidade de uma crise.
C c) O envolvimento de uma organização em uma crise sempre pega a todos de surpresa. Não adianta planejar,porque as possibilidades de crises vêm de todos os lados. Pode-se estar preparado para uma crise financeirae o problema surgir na política, por exemplo. É melhor estar atento do que perder tempo planejando.
D d) O Comitê de Crise só deve ser montado nos momentos em que os problemas se instalam. Ele deve serformado pela média gerência, sem envolver a cúpula em assuntos menores.
Leia com atenção e assinale a alternativa correta. De acordo com o conteúdo trabalhado na disciplina de RelaçõesPúblicas e Assessoria de Imprensa, a relação entre o jornalista e a fonte nem sempre é das mais agradáveis, mas háalguns fatores/atitudes que podem contribuir para melhorar essa relação, sendo eles: 
( ) Evitar perguntas inconvenientes.( ) Trabalhar de forma ética, para ambas as partes.( ) É preciso que a fonte tenha informações relevantes para se construir uma imagem de credibilidade (do profissional eda instituição).
Você acertou!
Conforme o conteúdo da aula 6 e do livro Oratória descomplicada, de Adriane Werner (2010).
A resposta certa é “A gestão da crise é um assunto importante, que deve estar previsto desde o PlanejamentoEstratégico da organização. Quando a equipe está preparada, sabe como agir emergencialmente naeventualidade de uma crise”, conforme conteúdo disponível na apostila Secretariado Executivo e RelaçõesPúblicas: uma parceria de sucesso (WERNER; STECE, 2013).
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
6 de 8 14/04/2016 21:15
( ) A postura do profissional (procurado para dar informações) deve transmitir assertividade e segurança. 
Marque a alternativa correta.
A V – V – F – V
B V – F – V – V
C F – V – V – V
D F – V – V – F
Villela (1998) lista algumas dicas para as organizações agirem em momentos de problemas, crises ou polêmicas queenvolvem seu nome. Entre elas a verdadeira é:
A aja rapidamente e seja didático. Se perceber que o jornalista não está bem informado ou nãocompreendeu bem a situação, apresente uma explicação.
B espere. “Deixe que a imprensa dê as primeiras informações. Uma declaração rápida, em caráter oficial, podecomprometer a empresa”.
C “silencie. Os boatos surgem de qualquer maneira”.
D seja altivo e fale utilizando termos técnicos. “Mude o foco da entrevista e mostre aspectos positivos daempresa”.
É crescente o número de organizações que criam departamentos de Comunicação com equipes especializadas emComunicação Organizacional. Outras contratam um jornalista ou relações públicas para responder pela função ou aindaterceirizam a atividade, contratando empresas especializadas na prática da Assessoria de Imprensa. De uma forma ou deoutra, o que as empresas têm percebido é que não podem deixar descoberto uma área tão nevrálgica para seu sucessocomo é a comunicação. Sabendo sobre a importância do papel que cada profissional desempenha, no que tange àcomunicação organizacional, indique a alternativa que apresenta o profissional responsável pelas ações citadas. 
1. É o profissional que tem a função de acompanhar, monitorar e gerenciar a forma como o nome da empresa, doprofissional ou da instituição tem sido tratado nos veículos de comunicação.2. Nos casos de divulgação de notícias positivas é ele quem organiza a produção de textos informativos e a distribuiçãodesses textos (releases) para a Imprensa.
Você acertou!
a resposta certa é “F – V – V – V”, conforme conteúdo disponível na apostila Secretariado Executivo e RelaçõesPúblicas: uma parceria de sucesso (WERNER; STECE, 2013).
Você acertou!
a resposta certa é “Aja rapidamente e seja didático. Se perceber que o jornalista não está bem informado ou nãocompreendeu bem a situação, apresente uma explicação” conforme conteúdo disponível na apostila SecretariadoExecutivo e Relações Públicas: uma parceria de sucesso (WERNER; STECE, 2013).
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
7 de 8 14/04/2016 21:15
3. Da mesma forma, faz a intermediação para a marcação de entrevistas, orienta o assessorado, acompanha nasentrevistas e monitora a publicação (clipping).4. Nos casos de repercussões negativas atua, muitas vezes, como “bombeiro”, respondendo ou orientando sobre como aorganização deve responder às eventuais denúncias, estudando as melhores estratégias de comunicação.
A Jornalista
B Secretário Executivo
C Assessor de Imprensa
D Profissional de Marketing
Uma profissão, como o secretariado, que se desenvolveu frente à chegada e ao avanço de novas tecnologias, em meio aconstantes transformações de um mundo totalmente globalizado, onde as fronteiras se limitam a meras questõesgeográficas, não poderia ficar parada “vendo a banda passar”. Nas alternativas a seguir, assinale V (verdadeiro) paraaquelas que apresentam o perfil esperado para o profissional de secretariado e F (falso) para as afirmações falsas.
( ) O profissional de secretariado contemporâneo, na medida em que vai ganhando espaço no mercado de trabalho edeixando de limitar-se à atribuições como servir café e anotar recados, assume um papel cada vez mais participativo noprocesso gerencial.( ) Não existe mais o profissional que executa uma única tarefa, é preciso ter visão do todo e agir.( ) Os secretários(as) só precisam graduar-se no curso de secretariado de nível técnico ou superior para garantir suaestabilidade no mercado, pois são profissionais capazes de trazeros melhores resultados no menor espaço de tempo.( ) Os profissionais de secretariado ganham destaque por suas habilidades e competências técnicas e pelo domínio dasferramentas secretariais. Passam a ser reconhecidos por facilitarem os relacionamentos interpessoais, promovendo ainterface entre as chefias e o restante da organização e por ser o principal responsável pelo gerenciamento dasinformações, facilitando, ou não, a comunicação e a tomada de decisão.
A V – V – V – F
B V –V – F – V
C F – V – V – F
D V – F – V - V
Você acertou!
Oliveira e Werner (Cap. 3, 2013, material não publicado).
Você acertou!
segundo Oliveira e Werner (Cap. I, 2013), atualmente qualquer profissional que queira se manter empregávelprecisa estar sempre buscando especializar-se na sua área, ou conforme as necessidades do mercado e da suaempresa.
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
8 de 8 14/04/2016 21:15

Outros materiais

Perguntas Recentes