Buscar

4a simulado PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301755619)
	
	
	A organização hipermoderna não constitui um sistema paternal, mas um sistema maternal. A empresa é a grande mãe, a fonte de prazer e sobrevivência dos trabalhadores. Com relação aos sentimentos dos trabalhadores, podemos afirmar que:
		
	 
	O trabalhador não é influenciado pela ideologia da empresa;
	
	Para sobreviver na empresa, o trabalhador não precisa se sentir aceito, basta realizar suas tarefas de forma correta.
	
	Os trabalhadores não são controlados por chefes, regras ou filosofia da empresa;
	
	Para ser aceito como parte da empresa, ele não precisa aderir às suas regras. O trabalho é independente do aceitamento da ideologia da empresa;
	 
	A empresa é a grande mãe, a fonte de prazer e sobrevivência dos trabalhadores.
	 2a Questão (Ref.: 201301601842)
	
	
	A origem da Teoria Contingencial está relacionada a pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. De acordo com Chiavenato (1992), entre as pesquisas realizadas, destaca-se a de Burns e Stalker, que visava conhecer a relação entre as práticas administrativas e o ambiente externo de vinte indústrias inglesas. Burns e Stalker classificaram as empresas em dois tipos. São eles:
		
	 
	( ) Mecanísticas e Orgânicas.
	
	( ) Administrativas e Sociais.
	
	( ) Simples e Verticais.
	
	( ) Rígidas e Flexíveis
	
	( ) Autoritárias e Subordinadas.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301602318)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Segundo POMBEIRO (2006), a mediação econômica surge quando a organização promove o confronto com os privilégios oferecidos como compensação pelas exigências feitas a seus empregados, que funciona como uma forma de viabilizar suas ações de exploração e dominação em contrapartida às vantagens e benefícios oferecidos às pessoas. Saber que as organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente, de modo que os trabalhadores aceitem o trabalho excessivo, os objetivos de lucro da empresa e a própria dominação capitalista o mesmo autor cita que a dominação da organização sobre os indivíduos se consolida de tal forma que, cada vez mais, o espaço de liberdade das pessoas se estreita. A fé na organização é praticamente uma religião cultuada e referenciada todos os dias. Em saber que após a crise de 1970, o processo de reestrutura produtivo é marcado pela intelectualização das tarefas observe que no parágrafo último do texto anterior, Pombeiro se refere a um tipo de mediação que ocorre nas organizações hipermodernas. Marque o único item incorreto considerando as mediações feitas para que o trabalhador mais qualificado possa se manter preso ao regime capitalista:
		
	
	( ) a mediação econômica
	
	( ) a mediação trabalhista
	
	( ) a mediação política
	
	( ) a dominação psicológica
	 
	( ) a questão ideológica
	
	4a Questão (Ref.: 201301755612)
	
	
	Para que um tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores. Nessa perspectiva, as organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo a manter os trabalhadores sob sua orientação. Podemos afirmar que estão corretas as mediações das organizações hipermodernas explicitadas na seguinte resposta:
		
	 
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente;
	 
	As organizações centram as ordens na chefia imediata. O chefe é o grande educador;
	
	Em função da desqualificação dos trabalhadores, a empresa não necessita de manter mecanismos mais sutis, logo as ordens são diretas e determinam o comportamento que todos devem seguir;
	
	A dominação da organização sobre os indivíduos se consolida na figura do chefe que controla o espaço e a liberdade das pessoas ;
	
	As relações nas organizações hipermodernas são verticais. Os chefes são pessoas de difícil acesso;
	 5a Questão (Ref.: 201301610385)
	
	
	Entendendo que a produção flexível leva a um paradigma industrial que convive com o questionamento dos princípios fordistas de produção, com o abandono de equipamentos rígidos, voltados para a produção de produtos padronizados, e vê crescer a adoção de sistemas integrados de automação flexível. Surge então um novo modelo que operou uma revolução técnica mais radical e que causou mais impacto, uma vez que alguns de seus pontos básicos têm penetrado em escala mundial, mesclando-se ou mesmo substituindo o padrão fordista dominante. Esse novo paradigma industrial convive com o questionamento dos princípios fordistas de produção, o abandono de equipamentos rígidos, voltados para a produção de produtos padronizados, e vê crescer a adoção de sistemas integrados de automação flexível que apresentam as seguintes características. I - A descentralização no nível interno e na subdivisão da indústria. II- A inovação com adoção de novos processos. III - A integração entre etapas do processo produtivo. IV - A Linha de montagem para reduzir os custos da produção. V - A flexibilidade nos equipamentos que garantem a variação do processo. Após análise do texto e dos itens anteriores marque, abaixo, o único item incorreto, ou seja, aquele que não é uma característica do novo paradigma industrial.
		
	 
	( ) A questão número I.
	
	( ) As questões II e III.
	 
	( ) A questão número IV.
	
	( ) As questões números I e V.
	
	A questão número V.
	6a Questão (Ref.: 201301755538)
	
	
	Segundo Chiavenato (1992),os resultados de pesquisas realizadas, , classificaram as empresas em dois tipos. O primeiro tipo, as organizações mecanísticas, possuíam as seguintes características:
		
	 
	Predomínioda∫eraçãohorizontal,ondeos⊂ord∈adostêmvezevoz;
	
	Ênfase em reuniões para definição coletiva de regras e comportamentos a serem seguidos;
	
	Sistema de controle flexível e compreensivo;
	
	As relações de autoridade são flexíveis. Os chefes aceitam sugestões dos subordinados;
	 
	Hierarquia de autoridade rígida, com pouca permeabilidade entre os diferentes níveis de hierarquia;

Outros materiais