Buscar

TRAB HISTORIA DA PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Tema 1: A psicologia Pré-Científica
1) Eles forneciam serviços de natureza psicológica aos seus companheiros. Seu ofício envolvia uma combinação de medicina, religião e psicologia.
2) Através do laboratório experimental se deu início á psicologia moderna.
3) Estava na sensação e na percepção geralmente mencionadas como propriedades do intelecto.
4) O tratamento triparte – intelecto, sensibilidade e vontade.
5) A psicologia pseudocientífica era um método quase científico, mas que não pode ser comprovado. Era uma psicologia do senso comum, de livros, histórias e propagandas.
6) Tratavam o estudo do crânio onde examinavam o formato da cabeça do cliente e com base em várias medidas do crânio, faria descrições sobre a personalidade do indivíduo, suas habilidades e sua Inteligência. Foi inventado pelo anatomista alemão Franz Josef Gall, que acreditava que diferentes partes do cérebro eram responsáveis por diferentes funções intelectuais, emocionais e comportamentais.
7) A observação prova que cada uma dessas faculdades está conectada à uma determinada parte do cérebro e que o poder de manifestação de cada uma mantém relação com o tamanho e a atividade do órgão. Os órgãos diferem em tamanho relativo de indivíduo para indivíduo, daí as diferenças entre seus talentos e suas disposições. Fortalecia também as faculdades mais fracas.
8) Sim. Pois eles procuravam tomar dinheiro dos clientes fornecendo serviços que não tinham qualquer base científica, sendo, portanto, sem qualquer valor.
9) A avaliação do caráter de uma pessoa, de seu intelecto e suas habilidades com base nos traços fisionômicos.
10) Tanto a Fisiognomonia quanto a Frenologia forneciam a seguinte análise do “nariz judeu”: “indica astúcia nas palavras, percepção do caráter e a capacidade de transformar essa percepção em algo que gere lucro. O nariz do africano subsaariano foi descrito por Wells como um “subnariz”, um nariz de “fraqueza e subdesenvolvimento”
11) Houve muitos indivíduos, instruídos ou nem tanto, que acreditavam na tese do “tipo criminoso” identificável pelas características faciais. Lombroso escreveu que os criminosos quase nunca eram altos, tinham cabeça de tamanho avantajado, mas o cérebro teria tamanho menor, as orelhas seriam maiores e mais protuberantes, as sobrancelhas seriam espessas e o queixo recuado ou achatado.
12) Descobriu que conseguia aliviar sintomas clínicos e psicológicos passando ímãs sobre o corpo de seus pacientes. Ele chamou seu procedimento de magnetismo animal, mesmerismo. Mesmer acreditava que os fluídos do corpo eram magnetizados e que muitas doenças físicas e mentais eram causadas pelo desalinhamento desses fluídos.
13) O relatório da comissão foi evidentemente negativo, tendo-se descoberto que não havia fluídos animais magnéticos, nem qualquer evidência de cura através das forças magnéticas.
14) Os mesmeristas também curavam depressão e outros males psíquicos como, por exemplo, fobias. Baseavam-se em técnicas de hipnose e na indução de sugestões durante os estados hipnóticos. Foi uma tentativa ambiciosa de misturar religião com psicoterapia, disseminando ideologias como a da filosofia da cura pela mente, o movimento do Novo Pensamento, a Ciência Cristã e o espiritualismo americano.
15) O espiritualismo americano começou em 1848, com a divulgação de duas irmãs adolescentes que seriam capazes de se comunicar com um fantasma que habitava a casa de sua fazenda, em Nova York. As irmãs se tornaram médiuns, fazendo sessões espíritas nas quais se comunicavam com os mortos, em troca de pagamento, é lógico.
16) Embora o contato com os mortos fosse sua principal atividade, os espiritualistas também forneciam outros serviços psicológicos, inclusive tratamentos para depressão e transtornos de ansiedade, e aconselhamento sobre problemas no trabalho, dificuldades no casamento e na educação dos filhos.
17) Ao proclamar a evidência empírica de sobrevivência [após a morte], o Espiritualismo negava a necessidade da fé. Ao anunciar que não existia inferno e que uma prazerosa vida após a morte estava reservada à todos. E o desespero das pessoas em se comunicarem com pessoas já falecidas.
18) A cura pela mente tinha ligações diretas com o mesmerismo e espalhou-se diversas formas por toda a América do Norte. Sua origem foi na Nova Inglaterra, em meados do século XIX, e o movimento é normalmente chamado de “cura pela mente” ou movimento “do novo pensamento”.
19) Acreditava que muitas doenças tinham causas inteiramente mentais e outras doenças eram exacerbadas por condições da mente. Que a cura dependia dos poderes mentais do indivíduo e não das práticas médicas. Uma vez aprendido o “pensamento correto”, as pessoas seriam totalmente capazes de curar-se.
Tema 2: O Caminho para a Filosofia Mental
 O EMPIRISMO BRITÂNICO
1) Os novos psicólogos se experimentais se alojaram nos departamentos de filosofia porque não existiam departamentos de psicologia. Havia um curso sobre filosofia mental que tinha duração de um ou dois semestres, geralmente oferecido aos estudantes nos dois últimos anos de estudo, muitas vezes em conjunção com uma disciplina intitulada filosofia moral.
2) Oferecia a concepção radical da mente como tabula rasa, uma tela em branco. Em seu Essay, Locke negou a existência de qualquer ideia inata, inclusive a ideia de que os humanos nasciam com o conhecimento da existência de Deus.
3) Nessa passagem, ele escreveu que todo conhecimento vem de apenas duas fontes: sensação, através de uma experiência direta com o mundo externo, e reflexão que seriam as ideias vindas de sensações anteriores ou de processos de pensamento independente de qualquer sensação nova.
4) Embora Locke tenha dado grande ênfase à importância dos sentidos para a aquisição do conhecimento, o pressuposto era de que a mente não conhecia o mundo externo diretamente, mas apenas indiretamente, através dos processos de reflexão, afirmação que foi fortalecida pela filosofia mentalista de George Berkeley. Para Berkeley, todo conhecimento dependia da experiência individual, e as qualidades dos objetos do mundo externo só existiam enquanto eram percebidas.
REALISMO ESCOCÊS
5) Uma filosofia da mente humana também conhecida como “filosofia do senso comum”. Reid discordava do ponto de vista empirista britânico, que negava a realidade do conhecimento direto e objetos e eventos. Ele escreveu: Se prestarmos atenção ao ato de nossa mente que chamamos de percepção de um objeto dos sentidos, encontraremos nele três coisas: primeira, alguma concepção ou noção do objeto percebido; segunda, uma forte e irresistível certeza e crença de sua existência no presente; terceira, que esta com certeza e essa crença são imediatas e não efeitos do raciocínio.
6) Baseado nos cinco sentidos, descrevendo, com bastante detalhe, as formas pelas quais os sentidos são usados para adquirir conhecimento do mundo. 
7) Com mais confiança nos sentidos e a convicção de que o mundo externo podia ser conhecido diretamente através dos sentidos, os filósofos escoceses confiavam na observação. Usando a observação na psicologia prestamos atenção à mente enquanto ela funciona e notamos diferentes estados. 
FILÓSOFOS MENTAIS AMERICANOS
8)Thomas Upham.
9) A filosofia mental foi dividida em três territórios: refletindo a influencia da Escola Escocesa de Psicologia das Faculdades Mentais: intelecto, sensibilidades e vontade.
10) A psicologia popular que tanto cativou o público americano foi um empecilho embaraçoso para a nova psicologia. 
TEMA 3: Fisiologia, Psicofísica e a Ciência da Mente
1) Hipócrates.
TEMA 4: A Alemanha e o Nascimento de uma Nova Ciência:
1) Wilhelm Wundt (1832-1920) graduou-se pela Universidade de Heidelberg em 1855, e era um dos melhores alunos de sua turma na faculdade de medicina. A decisão de Wundt de iniciar uma nova ciência foi gestada durante quase vinte anos até a abertura de seu laboratório. Publicou seu segundo livro, que descrevia a esperança que ele nutria por uma ciência experimental da psicologia. 
2) Wundt escreveu que eraintenção sua estabelecer a psicologia como uma nova ciência: é uma tentativa de demarcar um novo campo da ciência. 
3) Wundt é fundador porque ele casou a fisiologia com a filosofia, e tornou sua prole independente. Ele trouxe os métodos empíricos da fisiologia para as questões da filosofia e também uma nova e identificável função – a de psicólogo, separada das funções de filósofo, fisiologista ou físico. 
4) Wundt (1912) dizia que o objetivo da psicologia era descobrir “os fatos da consciência, suas combinações e relações, para que pudesse, afinal, descobrir as leis que regem essas relações e combinações” 
5) Wundt (1902) reconheceu que qualquer experiência é um complexo composto de sensações, associações e sentimentos. 
6) Ele usou um método chamado introspecção, ao qual seria mais acurado denominar auto-observação experimental.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes