Buscar

aula 01 direito ambiental avaliando o aprendizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
	1.
	
		De acordo com o conteúdo estudado na Fundamentação do Direito Ambiental, análise as afirmativas que seguem: I - Não há como negar que a crise ambiental tornou-se planetária. Mudanças climáticas atingem países, ricos e pobres devastam regiões, causam inúmeros prejuízos e destrói vidas. II - O progresso tecnológico e industrial, as conquistas da ciência, a exaltação à racionalidade, o crescimento social e econômico, os ganhos introduzidos pela civilização moderna globalizada, geram, paradoxalmente, uma crise de valores éticos, ou seja, uma crise ambiental sem precedentes na história da humanidade. III - Convenções, declarações, tratados, protocolos, cartas, documentos são assinados, proclamados, mas a realidade é inegável: os problemas ambientais recrudescem, tornam-se cada vez mais intensos, incontroláveis.
		
	
	
	 
	Estão certas as I e III.
	
	
	Estão certas as II e III.
	
	 
	Estão certas as I, II e III.
	
	
	Estão certas as I e II.
	
	
	Não estão certas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	2.
	
		Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
		
	
	
	
	Conferência de Palermo
	
	
	Conferência de Paris
	
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	
	Conferência de Londres
	
	
	Conferência de Bogotá
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Relativamente ao Meio Ambiente Artificial, análise as afirmações que seguem: I - É constituído pelo espaço urbano construído o conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres em geral) (espaço urbano aberto). II - De acordo com a Constituição, a política de desenvolvimento urbano deve ser executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei. III - O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de duzentos mil habitantes. IV - As disposições legais que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental, são normas de ordem pública e interesse social.
		
	
	
	 
	Estão certas as I, II e IV.
	
	
	Estão certas as II, III e IV.
	
	
	Estão certas as I, III e IV.
	
	
	Estão certas as I, II e III.
	
	
	Todas estão certas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, concebe o meio ambiente, como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Diante de tal concepção, pode-se dizer que o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano como seu único destinatário?
		
	
	
	 
	NÃO, porque a disposição legal transcrita é clara em dizer que o meio ambiente rege a vida em 'todas' as suas formas. Além do ser humano toda a natureza é destinatária da proteção legal ao meio ambiente, que não é inspirado apenas no antropocentrismo, mas também no biocentrismo.
	
	 
	SIM, porque a disposição legal transcrita ostenta índole antropocêntrica, sendo certo que a proteção legal à vida em todas as suas formas não ultrapassa o homem, sendo certo que a proteção aos demais seres vivos decorre de outras disposições legais.
	
	
	SIM, exatamente porque o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica e porque na própria natureza o ser humano é concebido como o destinatário da utilização dos recursos disponíveis no meio ambiente.
	
	
	NÃO porque a concepção que considera o ser humano como seu único destinatário é a que ostenta índole biocêntrica.
	
	
	SIM, com a ressalva de que a expressão 'todas' vai além da vida dos seres humanos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		No que diz respeito aos aspectos classificatórios do meio ambiente, aponte a afirmação CORRETA:
		
	
	
	
	O meio ambiente tradicionalmente é estudado sob o ponto de vista antropocêntrico, em que o ser humano é o centro do interesse do direito ao meio ambiente, excluindo as perspectivas biocêntrica e a visão holística.
	
	
	O estudo do meio ambiente não corresponde apenas ao ambiente natural, incluindo o ambiente artificial, mas, apartando o ser humano, as perspectivas antropocêntrica e biocêntrica e não admite a visão holística.
	
	
	O estudo do meio ambiente corresponde apenas ao ambiente natural, estando apartado do ser humano, da visão antropocêntrico, biocêntrica e da perspectiva holística.
	
	 
	O estudo do meio ambiente não corresponde apenas ao ambiente natural, incorporando o ser humano sob ponto de vista antropocêntrico com a perspectiva biocêntrica, além de admitir a visão holística, que integra e interliga tudo que se refere à vida, em seu equilíbrio e complexidade.
	
	
	O estudo do meio ambiente corresponde apenas ao ambiente natural, excluindo o ambiente artificial, mas, aparta o ser humano com sua perspectiva antropocêntrica, para considerar o aspecto biocêntrico e a visão holística, que integra e interliga tudo que se refere à vida, em seu equilíbrio e complexidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	6.
	
		O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	
	
	bem público de uso especial.
	
	
	bem público transindividual.
	
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	bem público dominical.
	 Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais