Buscar

Av1 Arquitetura de Redes de Computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO:
	
	
	DISCIPLINA: Arquitetura de Redes
	
	
	PROF°(ª): Jordan Silva de Paiva
	
	
TURNO: NOITE
	
	
	
TURMA:
	
	
SALA:
	
	
MAT.: 201408224224
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	NOTA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	GRADUAÇÃO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	ALUNO(A): Welton Ferreira de Souza
	
	
	
	
	
	
	DATA: 06/ 04/2016
	
	
	
	
	
	
	AVI ( ) – AVII ( ) – Trabalho (X ) – AVIII ( )
	
	
Observações:
1. Entregar até o dia 08/04/2016;
2. Um ponto a menos por dia de atraso;
3. Vale 30% da AVI.
4. Trabalho individual. Cópias terão as notas divididas entre os participantes.
5. DEVE SER ENTREGUE IMPRESSO!!!!!
Questões:
1. Dentre as opções abaixo, escolha qual a que contém as camadas da pilha de protocolo do modelo OSI.
Explique sua escolha:
a) Rede / Física / Sessão / Apresentação
b) Enlace de Dados / Barramento / Física / Sessão c) Aplicação / Infra-Estrutura / Topologia / Física d) Aplicação / Rede / Infra-Estrutura / Barramento
e) Física / Topologia / Rede / Sessão
Resposta: (A)
Estas camadas fazem parte das setes camadas do modelos OSI, que são: Aplicação
Apresentação
Sessão Transporte Rede Enlace Física
2. O que você entende por Padrão IEEE 802? Em qual camada este padrão se encaixa no modelo de referência OSI? Quais os subgrupos deste padrão e quais os mais adotados atualmente?
Resposta:
O padrão IEEE ou I3E 802 trata-se de um conjunto de padrões desenvolvidos pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) para definir métodos de acesso e controle para redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs).
Este padrão se encaixa nos modelos de referência OSI, Enlace e Física. Subgrupos:
IEEE 802.1 - Gerência de rede, IEEE 802.2 - Logical Link Control (LLC), IEEE 802.3 - (Ethernet), IEEE 802.4 – (Token Bus), IEEE 802.5 - (Token Ring), IEEE 802.6 - Redes Metropolitanas, IEEE 802.7 - MAN de banda larga, IEEE 802.8 - (Fibra óptica), IEEE 802.9
- Integração de Redes Locais, IEEE 802.10 - Segurança em Redes Locais, IEEE 802.11 - LAN sem fio (Wireless LAN), IEEE 802.15 - (Bluetooth), IEEE 802.16 - (WiMAX), IEEE 802.20 - (MobileFi), IEEE 802.22 - (WRAN), onde as mais usadas são: IEEE 802.3 - (Ethernet), IEEE
802.11 - LAN sem fio (Wireless LAN), IEEE 802.15 - (Bluetooth).
-
 
4
 
-
08/04/16
 
-
 
11:02
3. É correto afirmar que o protocolo Ethernet utiliza a técnica CSMA p-persistente? Esclareça a sua resposta.
Resposta:
Não, pois o protocolo Ethernet utiliza a técnica CSMA 1-persistente, ou seja, quando um nó pretende emitir dados, verifica se o meio de transmissão está livre, se for esse o caso procede à emissão, se o meio de transmissão está ocupado, continua a escutar o meio até que esteja livre e emitir nesse instante. Se existe mais do que um nó nestas condições ocorre uma colisão, nesse caso espera um período de tempo aleatório e volta a tentar.
4. É correto afirmar que no protocolo Ethernet, o tempo de ida e volta (round trip time) define a janela de colisão? Qual a relação desta janela de colisão com o comprimento máximo do cabo?
Resposta:
Sim, correto. O tamanho da janela de colisão se dá pela proporção do tamanho máximo do cabo. Exemplo: O aumento do tamanho da janela de colisões permitiria a ampliação do tamanho máximo admitido pelo cabo, já que o sinal teria mais tempo para fazer a viagem de ida-e-volta entre o emissor e receptor em uma transmissão.
5. Como você descreveria o funcionamento do protocolo CSMA-CD? Porque este protocolo é considerado “com colisão?” Explique o funcionamento de um protocolo “sem colisão”. Dê exemplos de redes de mercado que utilizam um protocolo sem colisão.
Resposta:
CDSMA-CD: Neste protocolo, quando uma estação está pronta para emitir uma mensagem com o meio livre, ela emite um quadro. Se não houver colisão, ela transmite o resto da mensagem. Caso haja colisão, devido ao envio de um quadro por uma outra estação ao mesmo tempo, ambas
param a transmissão, esperam por um período de tempo aleatório e reiniciam o processo de escuta ao meio/transmissão. Para detectar a colisão, a estação emissora deve escutar aquilo que ela mesma colocou no meio (ao menos a primeira palavra de código enviada deve ser escutada pela própria estação emissora). O tempo mínimo para a detecção de uma colisão é o tempo de propagação t do sinal emitido por uma estação até a outra estação (para levar em consideração o pior caso no posicionamento entre o emissor e o receptor na rede, uma estação só poderá estar segura de que ela adquiriu o acesso ao canal de transmissão após um período de tempo 2t). Vale ressaltar que nada impede que o CSMA/CD seja também 1-persistente ou p-persistente. Ele é considerado “com colisão” porque ele não tem a capacidade de evitar colisões.
Token Ring: Usa um símbolo (em inglês, token), que consiste em uma trama de três bytes, que circula numa topologia em anel em que as estações devem aguardar a sua recepção para transmitir. A transmissão dá-se durante uma pequena janela de tempo, e apenas por quem detém o token.
FDDI (Fiber Distributed Data Interface): É uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é “primário”, o outro, permitindo recuperar os erros do primeiro, ou “secundário”). O FDDI é um anel de ficha de detecção e correcção de erros (é aí que o anel secundário tem a sua importância).
A ficha circula entre as máquinas a uma velocidade muito elevada. Se este não chegar à extremidade de certo prazo, a máquina considera que houve um erro na rede.
A topologia FDDI assemelha-se rigorosamente à de um token ring com a diferença de que um computador que faz parte de uma rede FDDI pode também ser ligado a um concentrador MAU de uma segunda rede. Fala-se então de sistema biconectado.
6. Explique sucintamente porque são utilizadas sinalizações diferentes nos padrões IEEE 802.3, 802.3u e
802.3z ? Cite exemplos de utilização de cada um dos tipos de sinalização em função do meio utilizado.
Resposta:
Cada sinalização tem uma especificação diferente, como a taxa de transmissão, os padrões são diferentes, mas com compatibilidade entre eles.
O padrão 802.3, foi o primeiro modelo a ser implementado, é mais utilizado em locais onde o cabeamento é de até 500m.
O padrão 802.3u, as estações são ligadas em estrela a um hub ou switch central, o tamanho máximo que o cabo pode ter é 205m.
O padrão 802.3z, pode ser utilizado em todos os tipos de backbones, nos provedores de Internet, em redes corporativas e em redes de usuários que necessitam de grande largura de banda para uso de multimídia e outras aplicações.
7. Porque no padrão IEEE 802.3 u, 100Base-FX sobre Fibra Ótica, a distância máxima é de 412 m para operação half-duplex e de 2.000 m para operação full-duplex? Em qual destas situações o CSMA-CD é desligado?
Resposta:
Porque a distância de 412 m é para ter certeza que as colisões podem ser detectadas. Na operação full-duplex o CSMA-CD é desligado.
8. Explique sucintamente o funcionamento das redes de Comutação de Circuitos, Mensagens e Pacotes.
Qual a que você identifica como mais adequada para interligação de redes de Comunicação de Dados? Por quê?
Resposta:
CIRCUITOS: Antes de ser enviada qualquer informação, procede-se ao estabelecimento duma ligação "física" ponta a ponta entre os terminais que pretendem comunicar.
MENSAGENS: Não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações. A mensagem que tem que ser enviada é transmitida a partir do equipamento de origem para o primeiro elemento de comutação, que armazena a mensagem e a transmite para o próximo elemento. Assim, a mensagem é transmitida pela rede até que o último elemento de comutação a entregue ao equipamento de destino.
PACOTES: Possui uma filosofia de transmissão semelhante à comutação de mensagem, ou seja, os pacotes são transmitidos através dos elementos de comutação da rede até o seu destino. A
principal diferença entreas duas é que, ao contrário da primeira, na comutação por pacotes o tamanho dos blocos de transmissão é definido pela rede. Em consequência, a mensagem a ser transmitida deve ser quebrada em unidades menores (pacotes).
A mais adequada ou ideal seria a comutação de pacotes, porque há o uso do meio otimizado, os erros são recuperados no enlace onde ocorreram e há também a divisão de uma mensagem em pacotes e os transmite simultaneamente, reduzindo o atraso de transmissão total da mensagem.
9. Relacione corretamente as colunas abaixo.
A
B
C
D
E
F
G
H802.2
CONJUNTO DE PADRÕES E PRIMITIVAS DE INTERFACE
CSMA/CD
ESTABELECE UMA COMUNICAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO PARA OUTRA.
802.5
PADRONIZA O CONTROLE ELÉTRICO MECÂNICO E FUNCIONAL.
FDDI
LOGICAL LINK CONTROL
CAMADA DE REDE
TOKEN RING
CAMADA DE SESSÃO
CARRIER SENSE MULTIPLE ACCESS WITH COLLISION DETECT
H
E
G
A
C
B
D
FCAMADA FÍSICA
FIBER-DISTRIBUTED DATA INTERFACE
802.1
OFERECE MECANISMOS PARA ESTABELECER COMUNICAÇÕES CONFIÁVEIS ENTRE APLICATIVOS.
10. Preencha corretamente os campos abaixo, referentes ao protocolo Ethernet 802.3.
	1.???
	SFD
	2. ???? ????
	Source Addr
	Lenght
	LLC
	Data/PAD
	3. ???
1 – Preamble (Preâmbulo)
2 – Destination Address (Endereço de Destino)
3 – FCS (Frame Check Sequence)
11. Explique porque os repetidores (hubs) para 100Base-TX classe 1 geram maior retardo (cerca de 0.7 μs)
do que os Hubs classe 2?
Resposta:
HUB CLASSE 1: Refaz os sinais em outras formas, retransmitindo-os em outras portas; possibilita desta forma repetir sinais entre segmentos com diferentes formas de sinalização (100BASE- TX/100BASE-T4 e 100BASE-FX); provoca um maior retardo (cerca de 0.7 ms), que limita a utilização de apenas 1 repetidor por domínio de colisão quando o comprimento máximo do cabo e utilizado.
HUB CLASSE 2: Possui menor retardo (cerca de 0.46 m s); apenas repete os sinais, sem transformá- los, o que não permitiria a utilização de segmentos com diferentes técnicas de sinalização. O
100BASE-TX e o 100BASE-FX utilizam a mesma técnica de sinalização, de maneira que podemos combinar estas duas tecnologias em um hub classe 2.
12. Relacione corretamente as colunas abaixo.
A
B
CComutação de Circuito
Dados Quebrados em pedaços discretos
Comutação de Mensagem
Recursos Dedicados sem compartilhamento
Comutação de Pacotes
Alocação de Recursos prévios à conexão
Não efetua processamento ou armazenamento da mensagem
Apropriado para aplicações com ritmo constante (ex. Voz)
Qualidade de Serviço Intrínseca
Não efetua o estabelecimento de circuito, processando mensagem a mensagem
Possibilidade de difusão de informações
Atraso de Propagação com possibilidade de perda de mensagens.
C
A
A
C
A
C
B
C
B
CRedução dos atrasos e filas de espera

Outros materiais