Buscar

Resumão de Handebol

Prévia do material em texto

Historico – origem na europa, não há uma data especifica do seu surgimento, dizem q surgiu na Alemanha, final do sec. 19. A princípio surgiu no campo de futebol e aqueles q não tinham habilidades com os pes, usavam as mãos, tendo q acertar os alvos, disputa entre duas tribos. 
Rapidamente se estruturou, estabelecendo nos países nórdicos, finlandia, suecia, ou seja, países frios. Utilizando grandes salões (espaços fechados) para a pratica de handebol. 
A modalidade pega características do Hugibi pra criar o jogo, outras do futebol (ex. trave), algumas situações do basquete (drible, arremesso) e vai se construindo uma modalidade moderna.
7 jogadores, sendo 1 goleiro (podendo começar o jogo com 5 jogadores, sendo 1 o goleiro) / 2 tempos de 30 minutos – com intervalo de 10min (internacional 15min), com cronometro progressivo, começa do zero e vai ate 30, não existe parada de cronometro com saída de bola. Em outras categorias tem outros tempos adaptados. / Empate – uma ou duas prorrogações de 5min, em seguida se necessário, há disputa de pênaltis com 3 jogadores de cada lado, se continuar empatado os demais jogadores que não arremessaram, arremessam. O jogo pode terminar empatado desde q seja na fase de classificação. 
Medidas e demarcações - Quadra – tem demarcações parecidas com futsal, 40 m de comprimento x 20m de largura. É possível realizar o jogo em quadras com outras dimensões. 
A linha de meio de campo – não tem circulo central, mas não é proibido ter.
Linha pontilhada ou linha de 9m ou linha de tiro livre – cobrança de uma falta q acontecer entre a linha pontilhada e a área restritiva, qd um jogador segura o adversário, pode reiniciar arremessando ao gol ou dando passe pro colega, a equipe adversário pode fazer uma barreira de até 3m de onde ocorreu a falta, desde q não entre na área restritiva do goleiro / Área restritiva do goleiro – linha dupla com 6m de raio, somente o goleiro atua dentro deste espaço / Linha de 7m – fica demarcado entre a linha restritiva do goleiro e a linha pontilhada, é aonde se cobra o pênalti, ex. empurrão nas costas do adversário, tirar o braço do adversário em ato de arremesso, não pode tirar o pé q está em cima da linha de 7m, antes de arremessar / Linha dos 4m – o goleiro pode avançar ate 4m da área de gol, onde fica essa linha, pra tentar fazer a defesa, se o goleiro passar dessa linha, repete o tiro, o goleiro pode sair da área restritiva e voltar, desde q não tenha posse de bola. / Linha do meio de campo ou linha central 
Zona de substituição – parte da linha central até o inicio do banco de reservas. Entre e sai pela mesma zona. Substituicoes - autorizadas a qualquer momento, e são infinitas.
Baliza – é considerado equipamento fundamental e não demarcação, é a trave e travessão do handebol, 3m de largura x 2m de altura, formato quadrado, não é cilíndrico como no futsal e futebol, é assim pq eram feitas de madeira, não perdendo essa característica pensando no goleiro, pois a cilíndrica tem + possibilidade da bola entrar no gol. Baliza é equipamento mas não quer dizer q se não for quadrada não pode ocorrer o jogo. Composta por duas traves e 1 travessao, pintados de cores diferentes, alternando cores claras e escura, na juncao com o travessão tem q ser escura. 
Rede – tem a rede principal, e dentro dela, dentro da baliza, tem a segunda rede, que desce como uma cortina, fixada só em cima, essa segunda rede tem q ser móvel, fixada somente em cima, em baixo e nas laterais ela é solta, isso é feito pois o handebol precisa que a reposição seja rápida, então essa segunda rede faz com que a bola perca o impacto, e o goleiro pegue-a rapidamente. 
Bola – Masculina 58 a 60 cm com 425 a 475g / Feminina – 54 a 56cm com 325 a 375g
Tipos de bolas – H3L masculino juvenil, adulto, cadete / H2L feminino adulto, juvenil, cadete, e as vezes infanto, masculino infanto/ H1L masculino infantil, feminino infanto e infantil, masculino e feminino mirim / Handbaby – crianças de 7 a 9 anos circunferência um pouco maior q a bola de tênis / Handbeach.
Material das bolas – handbaby feita de borracha, a oficial é sintético extremamente poroso, pois absorve humidade, mas não absorve liquido em grande qtd. A bola quica e desgasta rápido. 
Arbitragem – composta por 2 arbitros q ficam o + próximo possível das jogadas, a arbitragem é punitiva, não é educativa, pois na regra prevê o contato físico, ex. expulsão. 
São punições progressivas, tomou um cartão amarelo, o segundo fica 2 min fora, o terceiro tb, a terceira é cartão vermelho, tá fora do jogo, não precisa da autorização do arbitro pra voltar ao jogo. Controle de 2m feito da mesa, que tb é arbitro, administrando o q acontece no banco de reserva, o mesário pode parar o jogo e chamar o arbitro pedindo a punição. 
Sistema de jogo – entre um sistema e outro tem duas transições principais: Contra ataque e balanço defensivo.
Contra ataque – é uma transição q pertence ao sistema ofensivo, por estar com posse de bola. Principio do contra ataque, sempre estar em vantagem numérica contra a equipe adversária. Ex. Sair de uma situação de 2 contra 1, 3 contra 2, 1 contra o goleiro e assim por diante.
Balanco defensivo – pertence ao sistema defensivo, é uma reação contra um contra ataque do adversário. 
Lado acao efetiva de ataque – todos os jogadores da linha imaginaria do lado q estão com posse de bola. / Lado de ajuda jogadores de apoio – lado dos jogadores que não estão com posse de bola. 
Base técnica adquire nos fundamentos, técnica de jogo é a aplicação dos fundamentos de jogo, passe, bloqueios, drible, finta. As outras bases são táticas e estratégias. 
Estratégia – é o planejamento feito anteriormente ao jogo, estudando o adversário, pontos fracos, sob os pontos forte q a minha equipe tem. Com esse planejamento eu estruturo a tática de jogo. Ex. bloquear
Tática – aplicação do planejamento, sendo mutável durante o jogo, pois o adversário observará a sua tática, sendo necessário novas táticas durante o jogo.
Regras e Regulamentos – regras são + importantes q os regulamentos q são específicos para o momento, ex. tamanho da quadra disponível, não tem placar eletrônico, então as pontuações serão feitas manualmente.
Regras – Violacao e Infracao ? – Violacao – ex. driblar, segurar, e voltar a driblar, não há punição, so perde posse de bola. / Infracao – ex. empurrar o adversario pegar no braço do adversário em ato de arremesso, punição com falta, ou pênaltis. 
Posicoes – Armador central – joga pelo centro da quadra, articula as jogadas com os colegas de equipe / Armador direito e Armador esquerdo – jogando pela direita e esquerda do armador central, são jogadores altos e os principais arremessadores, arremessando de 8 a 11m do gol, jogam a longa distancia fazendo os adversários saírem da quadra defensiva. / Pivo – jogador forte, joga entre a defesa adversária, vai tentar ocupar espaços, e o adversário vai fazer de tudo pra ele não ocupar esses espaços / Ponteiros – Ponteiro Esquerdo e Ponteiro Direito – jogam no fundo, de costa pra linha de fundo e de costas pro gol e de frente pra sua equipe. O ponteiro esquerdo, mao de domínio direito, por causa da angulação de arremesso, pois os ponteiros jogam com bracos de domínio invertido. / Goleiro
Regras – Zona de gol – nenhum jogador além do goleiro fica nessa área, no entanto é possível tomar a impulsão antes da linha e entrar na zona desde q a bola seja arremessada antes de tocar o chão dessa área. / Andar – se o jogador der mais de 3 passos sem arremessar ou passar, ele “anda” e a bola é dada ao adversário. / Drible ilegal – não se pode parar de driblar (quicar a bola) e depois voltar a driblar, o drible tem q ser constante. Neste caso o arbitro sanciona o drible ilegal. Drible no handebol atrasa o jogo / Pé – qd a bola toca o pe de um jogador, perde a posse de bola. O goleiro é o único autorizado desde q esteja na zona do gol 
Escanteio – a bola vai pra escanteio qd é desviada por um jogador de defesa atrás da sua própria linha de fundo, sendo assim a equipe adversariatem a posse de bola no canto da quadra. Qd o goleiro defende a bola, e a bola sai pela linha de fundo, a bola é do goleiro, não existe escanteio na defesa do goleiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes