Buscar

Escassez e fatores de produção - Fórum A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma definição clara sobre o conceito econômico de escassez
Quais são os 5 fatores de produção, com uma breve descrição de cada um
Conceitos da Curva de Possibilidades de Produção e seus ensinamentos derivados  : Plena Utilização dos Fatores de Produção, Custo de Oportunidade e Capacidade Ociosa
1. A escassez é um dos conceitos base da teoria econômica e representa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. 
2. Os fatores de produção são todos os recursos utilizados para obtenção de um produto, que pode ser uma mercadoria (bem tangível) ou um serviço (bem intangível) e, são eles: 
Bens de produção (capital, investimento);
Terra ( matérias primas, reservas naturais);
Recursos Humanos ( trabalho e, importância da mão de obra qualificada);
Capacidade empresarial ( inovação);
Capacidade tecnológica (desenvolvimento tecnológico).​
​A curva de possibilidade de produção ilustra graficamente como a escassez de factores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. A concavidade da curva indica que, dadas as quantidades dos recursos, se a sociedade quiser aumentar sucessivamente a produção de um bem, maior será a taxa de sacrifício (o custo de oportunidade) associada a tal intenção (isso em termos da produção do outro bem).
Podemos definir a economia como a ciência social que estuda a forma que os cidadãos utilizam recursos escassos para produzir diferentes bens e serviços bem como, atender as necessidades de consumo.
Assim, o estudo da ciência econômica baseia-se em escassez ou, economia de recursos. 
A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos. Diante disso, as sociedades se vêem obrigadas à fazer escolhas de que, quanto, como e para quem produzir. 
O que e quanto produzir – a sociedade deve decidir se produz mais bens de consumo ou bens de capital. Em economia de mercado, o que e quanto produzir é sinalizado pelos consumidores.
Como produzir – trata-se de uma questão de eficiência produtiva: serão utilizados métodos de produção capital intensivos? Ou de mão-de-obra intensivos? Ou de terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país.
Para quem produzir – a sociedade deve decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.

Outros materiais