Buscar

Desistência, arrependimento eficaz e posterior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desistência Voluntária - Iniciado os atos executórios, mas não cessados todos os meios ao alcance do agente capazes de consumar o crime, este , por vontade própria, não prossegue no crime e impede a ocorrência do resultado (consumação). Desiste voluntariamente de prosseguir no crime.
 
Arrependimento Eficaz. O agente eficazmente impede a ocorrência do resultado. O Agente termina toda a fase de execução, pratica todos os atos executórios, utiliza todos os meios a sua disposição para consumar o delito, porém, por vontade própria, desiste de alcançar o resultado (consumação) e reverte todo o processo a fim de afastar, impedir a ocorrência do RESULTADO (consumação) e assim o faz com êxito. Não ocorre a consumação por este ter arrependido-se de consumar o crime.
Arrependimento Posterior - Há a consumação do crime. Mas o agente posteriormente, arrepende-se por ato voluntário, e repara o dano ou restitui a coisa. Só cabe nos crimes sem violência ou grave ameaça à pessoa. A reparação do dano ou restituição da coisa deve ocorrer de modo integral. O arrependimento posterior só cabe até o recebimento da denúncia ou da queixa. 
CONSEQUÊNCIAS NATURAIS 
DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA - O agente só responde pelo atos até então praticados. Art.15, CPB
ARREPENDIMENTO EFICAZ- O agente só responde pelos atos até então praticados. Art.15,CPB
ARREPENDIMENTO POSTERIOR - A pena será reduzida de um a dois terços. De 1/3 a 2/3. Art.16, CPB

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais