Buscar

SEMANA 15 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
TÍTULO A VIDA NAS GRANDES METRÓPOLES: SOLIDÃO NA MULTIDÃO. OLHARES SOBRE A SOCIEDADE: DESIGUALDADE...
	
RESPOSTA – CASO CONCRETO 
R¹_ (i) A “Atitude Blasé” de George Simmel se caracteriza principalmente na impessoalidade do homem urbano em diversas situações. 
Justificativa: A atitude blasé é marcada pela impessoalidade do homem metropolitano, pois tala atitude é consequência do homem urbano ser massacrado com um turbilhão de estímulos ou acontecimentos quotidianos, aos quais depois de certo tempo deixa de reagir, sofrendo uma espécie de anestesia, que faz com que ele não se espante com nada, tenha uma atitude distanciada, um embrutecimento produzido pelo excesso de estímulos nervosos.
O termo invisibilidade social é um conceito que foi criado para designar as pessoas que ficam invisíveis socialmente, seja por preconceito ou indiferença. 
Justificativa: O termo visibilidade está relacionado a pessoas que exercem profissões desprovidas de status, glamour, reconhecimento social e adequada remuneração. Assim, os trabalhadores que executam tarefas imprescindíveis à sociedade moderna, mas assumidas como de categoria inferior pelos mais variados motivos, geralmente não são nem percebidos como seres humanos, e sim apenas como “elementos” que realizam trabalhos a que um membro das classes superiores jamais se submeteria. Em consequência, o que não é reconhecido não é visto.
(ii) "Mesmo assim LAS., nem percebeu que havia sofrido e praticado violência. Saiu de casa porque apanhava dos pais e não passa mais um dia sendo respeitado. Para M.S.S., de 18 anos, é pior quando os pedestres passam longe dele na calcada ou fecham o vidro dos carros ao verem ele na rua. ”
O relato acima mostra o quanto a sociedade assume a atitude de blasé, mostrando-se impessoal nas diversas situações cotidianas. 
 	
RESPOSTA – QUESTÃO OBJETIVA
R²_ Alternativa (B) - a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

Outros materiais