Buscar

Slide Audição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Sistema Auditivo
O sistema Auditivo
 O som
O som é produzido por ondas de compressão e descompressão transmitidas pelo ar. 
- A frequência é medida em Hertz(Hz), e se propaga a 335 m/s no ar. - A fala tem frequências que variam de 300 a 3000 Hz. 
Elas originam-se a partir de vibrações do ar que são detectadas pelo tímpano com frequência e amplitude definidas
 Audição
♫ A audição é um dos cinco sentidos. É a capacidade de percepcionar o som. O órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância, dependendo da sua intensidade ou nível de pressão sonora. 
 O ouvido é o primeiro órgão sensorial a se desenvolver. Com 24 semanas de gestação, o bebê começa a perceber e a distinguir os sons. 
 O ouvido humano detecta sons de 20 a 20.000 Hertz. 
Por ser um sistema biaural, permite uma impressão tridimensional do espaço.Atualmente o Brasil é um dos maiores campeões mundiais na frequência de perda auditiva por conta de ruído 
 Orelha Externa
Possui a função de Coletar e encaminhas as ondas sonoras até a orelha Média, amplificar o som, auxiliar na localização da fonte sonora e proteger as orelhas Médias e Internas. - É formada pelo pavilhão auditivo(orelha) e pelo canal auditivo(meato auditivo). Pavilhão Conduto auditivo Tímpano. 
Também serve para auxiliar na localização da fonte sonora, que consiste na impressão de volume sonoro causada pela aplicação de pressão sobre as orelhas. 
 Orelha Externa
Todo o Pavilhão auditivo (exceto o Lóbulo) é constituído por Tecido Cartilaginoso, tendo como função captar e canalizar os sons para a orelha média.
a principal função da orelha externa é a proteção da membrana do tímpano, além de manter um certo equilíbrio de temperatura e umidade necessários à preservação da elasticidade da membrana. Contribuem para essas funções as glândulas ceruminosas produtoras de cerúmen, os pêlos, e a migração epitelial da região interna para a externa.
 Orelha Media
É um espaço no osso temporal preenchido de ar, situado entre a membrana do tímpano e as estruturas da orelha interna. 
- Possui em seu interior a Cadeia Ossicular (Martelo, Bigorna e Estribo) que transmite a vibração acústica desde a membrana até a base da Janela Oval, para chegar até a Cóclea.
Seu papel mais importante é a equalização das impedâncias da orelha média (vibrações aéreas que invadem a membrana timpânica) e da interna (variações de pressão nos compartimentos líquidos da orelha interna). 
 Orelha Media
Também se comunica com a faringe através da Tuba auditiva, permitindo que o ar entre e a pressão dos dois lados fiquem iguais. 
Orelha Interna 
Onde se encontra a cóclea , que de longe, é a parte mais complexa do ouvido. Seu trabalho é captar as vibrações físicas, causadas pela onda sonora e traduzi- las em informações elétricas que o cérebro pode entender como um som distinto. Dentro dela se encontra a membrana basilar: feita de 20 a 30 mil fibras que se estendem por toda a largura da cóclea; onde se propaga a onda de vibração. 
 Coclea
. Trata-se de um órgão de cerca de 9 mm de diâmetro com estrutura cônica composta por três “tubos” paralelos que se afilam da base para o ápice. Têm uma parede extremamente delgada e se dispõem em espiral, em torno de um osso chamado columela ou modíolo, ao redor do qual dão de duas e meia a três voltas Suas paredes externas são ósseas. 
É responsável pela transdução de energia acústica (mecânica) em energia elétrica. A base da cóclea é mais alargada e possui duas janelas, a oval e a redonda. 
Os três “tubos” são denominados .
Rampa Vestibular
Rampa Media 
Rampa Timpânica
Coclea
 Menbrana Basilar 
Sobre a membrana basilar estão distribuídas as células acústicas (Órgão de Corti), em número de 18 mil (externas e internas), de onde saem os nervos. 
A membrana basilar atua como um filtro seletivo ou analisador de freqüências, em que a percepção de cada freqüência se realiza em um determinado ponto da membranas altas freqüências excitam a parte próxima membrana oval e, à medida que se caminha para dentro do caracol, a freqüência diminui. 
Nervo auditivo
O nervo auditivo possui ao redor de 30000 a 50000 fibras. O corpo celular de suas fibras está no gânglio espiral, que recebe dendritos da lâmina espiral (lâmina óssea onde está inserida a membrana basilar) e manda axônios para o núcleo coclear. 
Fisiologia vestibular / Equilibrio
O sentido vestibular ou do equilíbrio também está intimamente associado a esta sensibilidade, pois seus receptores detectam os movimentos originados exclusivamente na cabeça.
 A sensação de equilíbrio/desequilíbrio do corpo e os movimentos de rotação da cabeça são detectados pelo sistema vestibular que é considerada uma forma de propriocepção especial.
 O sistema vestibular situa-se dentro do osso temporal, adjacente a cóclea e faz parte da orelha interna. É formado por um labirinto ósseo dentro do qual membranas formam três canais semicirculares (horizontal, superior e posterior), e dois órgãos otolíticos (sáculo e o utrículo). 
O equilíbrio consiste em manter o centro de gravidade (CG) dentro de uma base de suporte que proporcione maior estabilidade
 nos segmentos corporais, durante situações estáticas e dinâmicas
O controle do equilíbrio é um crítico fator em termos de prevenção de quedas,pois disfunções no equilíbrio tem sido identificado como importante fator de risco para quedas. 
Patologias do Sistema Auditivo
A dor de ouvido (otalgia) pode ser causada por doenças no próprio ouvido (causa otológica) ou por doenças e/ou distúrbios em outras estruturas orgânicas próximas ou mais distantes do ouvido (causa não otológica).
As dores de ouvido de causa otológica são:
a otite externa aguda,
a otite média aguda
os tumores de ouvido
Tinido
Timpano danificado
otosclerose
 Curiosidades
 
 O Brasil é um dos maiores campeões mundiais na frequência de perda auditiva por conta de ruído.
O som alto, explosões e o uso constante de fones de ouvido, por exemplo, podem causar a perda irreversível da audição.
 O ouvido não ouve som algum, quem ‘ouve’ é o cérebro. O ouvido como vimos, tem a função de captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro. Quem as decodifica e interpreta como determinado som é o cérebro.
 
 
 
 Obrigado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais