Buscar

Mata Atlântica1

Prévia do material em texto

Mata Atlântica
Vinicius Lima, Marcelle Almeida, Rafael Fonseca Turma:5
1
	A Mata Atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta, uma extensão de aproximadamente 
 1,3 milhão de 
 quilômetros 
 quadrados,
 pegando parte dos 
 territórios do Paraguai 
 e da Argentina, cujo grande
 destaque era o pau-brasil.
2
Atualmente, dessa imensidão, restam apenas 5% da extensão original (cerca de 52 mil quilômetros quadrados). Tal fato 
é fruto, em sua 
maioria, do 
desenvolvimento
urbano e aumento 
populacional descontrolado, 
que por sua vez aumenta 
o consumo dos recursos naturais.
3
4
 Conservação
		
		Instrumento para a conservação e recuperação ambiental na Mata Atlântica, foi a aprovação da Lei 11.428, de 2006 e o Decreto 6.660/2008, que dispõem sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. 
		Regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, suas paisagens oferecem belezas cênicas, controla o equilíbrio climático e protege escarpas, encostas das serras e salva inúmeras espécies da fauna e da flora, além de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso. 
Benefícios da Preservação
6
	Pela sua enorme extensão costeira, existem microclimas muito diversos e que variam com seus próprios teores de oxigênio, luz, umidade e temperatura; embora seu macroclima seja um só.
	Devido à densidade de sua vegetação, o sub-bosque é escuro, mal ventilado e úmido. Devido a isso, existe pouca vegetação próxima ao solo.
	O clima é equatorial ao norte e quente temperado sempre úmido ao sul; tem temperaturas médias elevadas durante o ano todo e não apenas no verão. A alta pluviosidade nessa região deve-se à barreira constituída pela serra. Os ventos vindos do mar se deparam com a mesma, subindo, resfriando, condensando e precipitando em forma de nevoeiro e chuva.
7
Biodiversidade 
		A Biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma em diversos ecossistemas, devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. 
8
		São ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas.
		
		Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados aproximadamente 70% do PIB brasileiro, prestando importantíssimos serviços ambientais.
 
9
 		Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
		Essa riqueza é maior que a de alguns continentes (17.000 espécies na América do Norte e 12.500 na Europa) e por isso essa região é altamente prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. 
10
Fauna
	A interface com estas áreas cria condições particulares de Fauna e Flora. 
	Os levantamentos já realizados indicam que a Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos(onde 39% são endêmicos) e cerca de 350 espécies de peixes 
11
Flora
		Da flora, 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas ou seja só existem na Mata Atlântica. Das bromélias, 70% são endêmicas dessa formação vegetal, palmeiras, 64%. Estima-se que 8 mil espécies vegetais sejam endêmicas da Mata Atlântica. 
	"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá...
13
...que não pode comer dinheiro."
				Provérbio Indígena
Blibliografia: 
http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica
http://www.inclusaosocial.com/userfiles/mata_atlantica.jpg
http://www.faunaeflorasc.com.br/mataatlantica.htm 
http://www.iniciativaverde.org.br/__novosite/amigo-da-floresta.php
http://www.sosma.org.br/
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/mata_atlantica.html

Outros materiais