Buscar

Sistema cardiovascular.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema cardiovascular
 O sistema circulatório serve para transportar nutrientes absorvidos pelo trato gastrointestinal para o resto do corpo, para regular a temperatura do corpo, fazer transporte de gases e de hormônios e defesa contra agentes patogênicos permitindo a ação de processos imuno-celulares desempenhados pelo sangue por todo organismo.
 O sistema circulatório é composto de vasos sanguíneos que podem ser de grande diâmetro como as artérias e veias ou de pequeno calibre como as arteríolas, vênulas e capilares.
 As veias e artérias são compostas de endotélio liso que não oferece atrito, camada muscular com fibras elásticas e tecido conjuntivo que envolve por fora as veias e artérias para conferir proteção. 
 As artérias possuem uma camada muscular mais espessa que as veias, pois tem que suportar mais pressão.
 A circulação se divide em circulação sistêmica (grande circulação) ou circulação pulmonar (pequena circulação). Na circulação sistêmica o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta e vai em direção a todos os tecidos do corpo e volta pelo átrio direito através das veias cavas, com o sangue rico em gás carbônico. Já na circulação pulmonar o sangue com gás carbônico sai do ventrículo direito pelas artérias pulmonares em direção aos pulmões onde sofre hematose e volta com o sangue rico em oxigênio pelo átrio esquerdo, através das veias pulmonares.
 Dentro do coração existem as valvas cardíacas. Elas se dividem em valvas atrioventriculares e semilunares. As valvas atrioventriculares se dividem em tricúspide, que fica entre o átrio direito e o ventrículo direito e bicúspide ou mitral que fica entre o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo e são formadas por uma cúspide, cordas tendineas e músculos papilares e tem a função de impedir o refluxo do sangue para o átrio. 
 As valvas semilunares se dividem em valva semilunar pulmonar que divide o ventrículo direito e a artéria pulmonar e a valva semilunar aórtica que divide o ventrículo esquerdo e a artéria aorta. Não possuem cordas tendineas. 
 As bulhas cardíacas são o som do fechamento das valvas. São ditas bulhas cardíacas o som do, as do fechamento das valvas atrioventriculares e a das valvas semilunares.
Eletrofisiologia
Como funciona a atividade elétrica do coração.
 A atividade elétrica do coração se da através das fibras cardíacas.
 As fibras do nó sinoatrial ou marcapasso são as fibras da parte superior do átrio direito. Ao contrario dos neurônios, elas não precisam ser estimuladas e há despolarização espontânea no repouso. 
 Quando a membrana esta entrando em repouso, automaticamente já inicia-se o estimulo elétrico que irá gerar a onda despolarizante. Com isso há a abertura dos canais de sódio voltagem dependente que dará inicio a despolarização da membrana. Quando o há o fechamento dos canais de sódio se abrem os canais de cálcio voltagem dependente para que o potássio possa se manter na célula por mais tempo. A abertura do canal de cálcio ira causar um platô no gráfico da curva da onda despolarizante do coração. Assim que há a abertura do canal de cálcio e o cálcio entra na célula, ocorre a abertura dos canais de potássio voltagem dependente. 
 A abertura dos canais de potássio fazem com que a membrana volte ao estado de repouso que por si só já é o estimulo para uma nova despolarização.
 O sistema nervoso central não coordena as fibras do marcapasso, mas podem ajuda-las através das catecolaminas que diminuem o tempo de repouso aumentando as ondas despolarizantes. A noradrenalina permite a abertura de canais de cálcio em maior quantidade e a acetilcolina retarda a abertura de canais de potássio. 
 Depois que as fibras do nó sinoatrial fazem a produção elétrica, essa onda despolarizante parte para os miócitos (fibras do miocárdio) atriais causando a contração do átrio e a onda também vai para o nó atrioventricular.
 No nó atrioventricular elas recebem a onda despolarizante e transmitem o feixe de His. O feixe de His são fibras de grande diâmetro, localizadas no septo interventricular e passam a onda para as fibras dos ventrículos. As fibras de purkinje recebem e transmitem rapidamente as ondas elétricas ate os miócitos ventriculares e então os ventrículos se contraem.
 Através dessas contrações e relaxamento podemos aferir a pressão arterial. A pressão sistólica é a máxima chega a 120 MMHG e é quando o ventrículo faz a contração e a pressão diastólica é a mínima por volta de 80 MMHG que ocorre no relaxamento.
 As pessoas que tem anemia têm mais batimentos cardíacos para compensar a falta de oxigenação por causa da falta de hemoglobina.
 Os hormônios T3 e T4 da tireoide e as catecolaminas alteram o ritmo cardíaco.
 O ciclo cardíaco é todo movimento que ocorre da contração atrial ate o relaxamento ventricular e a frequência cardíaca se refere a quantos ciclos cardíacos acontecem em um minuto. 
 A contração ocorre em fases. A primeira é o enchimento ventricular passivo quando o ventrículo esta 80% cheio e com as valvas atrioventriculares abertas. Depois ocorre a contração atrial onde termina de encher os 20% restantes do ventrículo que quando fica cheio faz a contração ventricular isovolumétrica e há a primeira bulha cardíaca com o fechamento das valvas atrioventriculares. A força da contração é tao grande que expulsa o sangue para as artérias e ocorre o relaxamento ventricular isovolumétrico onde há a segunda bulha cardíaca com o fechamento das valvas semilunares. A fase do relaxamento ventricular isovolumétrico é a única fase onde todas as valvas estão fechadas.

Outros materiais