Buscar

Rochas Sedimentares-1.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rochas Sedimentares
Características das Rochas Sedimentares
Formam-se sob condições de baixas temperatura e pressão na superfície da Terra.
Tipos de rochas sedimentares
Clásticas
Químicas
Bioquímicas
Piroclásticas
Rochas Sedimentares Clásticas
Sedimentos clásticos
As partículas clásticas são fragmentos de rocha fisicamente transportados e produzidos pelo intemperismo de rochas pré-existentes .São partículas que variam de granulometria desde matacão até argila, assim como também na forma. São também chamados de siliciclásticos ou terrígenos (produzidos por rochas formadas principalmente de silicatos - quartzo, feldspatos, micas e argilominerais).
Os sedimentos e as rochas sedimentares formadas a partir deles são produzidos durante os estágios de superfície do ciclo das rochas:Intemperismo: o intemperismo físico desagrega as rochas; o intemperismo químico transforma minerais e rochas em sólidos alterados, soluções e precipitados.
Erosão: a erosão mobiliza as partículas produzidas pelo intemperismo.
Transporte: as correntes de vento e de água e o deslocamento das geleiras transportam partículas para novos lugares morro abaixo ou à jusante.Deposição (sedimentação):as partículas sedimentares depositam-se quando o vento se aquieta, as correntes de água se desaceleram, ou os bordos das geleiras se fundem. Essas partículas formam camadas d 
 sedimentos nos continentes ou no leito marinho. No oceano ou nos ambientes aquáticos continentais, formam-se precipitados químicos que se depositam e conchas de organismos mortos são quebradas e depositadas.Soterramento: à medida que as camadas de sedimentos se acumulam, o material anterior depositado é compactado e então, soterrado na crosta terrestre.
Diagênese: refere-se às mudanças físicas e químicas – incluindo pressão, calor e reações químicas – pelas quais os sedimentos soterrados são litificados e adquirem uma nova identidade como rochas sedimentares.
Rochas Sedimentares Bioquímicas
Sedimentos bioquímicos
Os produtos dissolvidos pelo intemperismo são íons ou moléculas em solução nas águas dos solos, rios, lagos e oceanos.
Essas substâncias dissolvidas são precipitadas como reações químicas e bioquímicas.
Os sedimentos químicos formam-se no ou próximo ao local de deposição, geralmente na água do mar.
Rochas Bioquímicas
Recife de coral
Processos inorgânicos
A evaporação da água do mar frequentemente leva à precipitação de camadas compostas por gipsita ou halita.
Esses sedimentos formam-se em climas áridos, em locais onde um braço do mar ficou suficientemente isolado para que a evaporação pudesse concentrar os elementos químicos dissolvidos na água até o ponto de precipitação.
Precipitações químicas calcárias
Fonte:  fotógrafo John Spies - Tailândia, Tham Lod, em Pang Mapha, norte do país.
Precipitações Químicas
Rochas Sedimentares Piroclásticas
Vulcão Eyjafallajokull
abril/2010 - Islândia
Pompéia - Itália
A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada por acaso. 
Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exato em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio.
Tempestades (chuvas) geradas pela erupção vulcânica geram fluxos de massa
Vulcão Eyjafallajokull
abril/2010 - Islândia
Rochas Sedimentares de Cinzas Vulcânicas (piroclásticas)
Lahar deposits in canyon on Mount Pinatubo, Luzon, Philippines
September 2006
Depósito de Lahar
Several road cuts along Highway 47, northwest of Ruapehu, offer excellent cross sectional views of lahar deposits. 
Algumas rochas sedimentares
Arenito
Argilito
São rochas lutáceas (granulação de argila, menor que 0,004 mm) maciças e compactas, sendo compostas por argilas litificadas, isto é, argilas compactadas e exibindo orientação dos minerais foliados.
Argilito
São rochas argilosas firmemente endurecidas, porém, não tão compactadas a ponto de se transformarem em folhelhos. 
Sua formação implica na recristalização do material original. 
Estas rochas argilosas, quando apresentam fissilidade de modo a se esfoliar segundo lâminas finas e paralelas, são denominadas folhelhos.
Os folhelhos podem constituir uma importante rocha geradora de petróleo; com o metamorfismo transformam-se em ardósias, utilizadas como material de construção.
Calcário
Calcários são rochas formadas a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio. A procedência do carbonato pode variar, desde fósseis de carapaças e esqueletos calcários de organismos vivos, que compõem os calcários fossilíferos, até por precipitação química.
Recifes de corais, conchas de moluscos, algas calcárias, equinodermas, briozoários, foraminíferos e protozoários são os principais responsáveis pelos depósitos provenientes de organismos sintetizantes do carbonato dissolvido em meio aquoso. 
Esses depósitos são gerados em ambiente marinho raso, de águas quentes, calmas e transparentes. Os organismos morrem e suas conchas e estruturas calcárias vão se depositando no local. 
No caso da precipitação química, o carbonato dissolvido na água se cristaliza e não tem, portanto, nenhum vínculo com carapaças de organismos.
O calcário deriva do termo latino "calcarius" e significa "o que contém cal".
Na superfície terrestre, os afloramentos de calcários de origem orgânica são os mais freqüentes. 
Esta rocha é muito utilizada como cimento, pedra de construção, cal, calcificação de solos (corretivo de solos) e como fundente na metalurgia.
O calcário, sob determinadas condições geológicas, pode constituir um importante reservatório petrolífero.
Chert
Chert é um tipo de rocha composta principalmente de  sílica, onde os cristais de quartzo apresentam tamanho submicroscópico (criptocristalino).
O ambiente de formação do chert pode ser fundo oceânico, onde minúsculos organismos silicosos se concentram, ou em área onde fluidos ricos em sílica substituem os sedimentos. Também é possível encontrar nódulos de chert em rochas calcárias. 
O chert possui brilho encerado, e dureza e densidade próximas às do quartzo. 
Chert é um termo mais generalizado que flint ou jaspe, e ambos são minerais de sílica criptocristalina. Flint é usado para cherts escuros, mais duros, e jaspe constitui um chert avermelhado associado com depósitos ricos em ferro.
Conglomerado
Conglomerado é uma rocha formada por clastos rolados, de tamanho superior à 2 mm, agrupados por um cimento, formando um depósito consolidado.
São variadas as implicações econômicas dos conglomerados, que podem ser usados na construção civil ou constituir um importante indicador de acumulação de minerais de alta densidade e resistência física (diamante). 
Folhelho
Os folhelhos são rochas que possuem grãos de tamanho argila. Diferenciam-se dos argilitos porquê possuem lâminas finas e paralelas esfoliáveis, enquanto os argilitos apresentam as argilas com aspecto mais maciço.
Os folhelhos são importantes economicamente. O folhelho oleígeno que é uma fonte potencial de hidrocarbonetos.  O folhelho é um importante isolador (rocha selante), que retém o petróleo na rocha reservatória impedindo o fenômeno da exudação (escape do petróleo para a superfície).
Ritmito
Por definição, ritmitos são rochas que apresentam estratificação plano-paralela, que se deve à uma alternância de duas litologias diferentes, formando estratos semelhantes e repetitivos.
Os ritmitos indicam as condições ambientais na ocasião da formação da rocha. Em alguns casos, podem ser usados como rocha ornamental.
Siltito
Os siltitos são rochas cujos grãos variam de 0,002 mm a 0,06 mm, podendo exibir coloração amarronzada, verde ou esbranquiçada.
O siltito é formado pelo acúmulo de sedimentos de granulometria silte, variando de 0,002 a 0,06 mm, sendo composto principalmente por quartzo, feldspatos, micas e argilas.
Como são rochas ricas em silte, geralmente estão ligadas à um ambiente de deposição de baixa energia, podendo ser desdefluvial até marinho profundo.
Os siltitos são importantes economicamente como fornecedores de material para cerâmica.
Turbidito
Os turbiditos são formados a partir de fluxos de  correntes de turbidez ou correntes de densidade. Ao se depositarem, é formado um estrato característico, por decantação seguida de tração.
Os turbiditos possuem bases erosivas abruptas, e as areias exibem estrutura interna maciça ou com laminações paralelas e cruzadas.
Os turbiditos são importantes por indicar o ambiente de deposição dos sedimentos que compõe a rocha, podendo consistir numa camada guia.
Aplicações práticas de rochas sedimentares
Revestimento calcário em um canal de Aveiro - Portugal
Bibliografia
Para entender a Terra
Decifrando a Terra
Atlas multimídia – Enciclopédia de Rochas– IG – IGCE – Unesp - Campus de Rio Claro
Foto do 1º slide: Delicate Arch - Utah, USA
Bibliografia

Outros materiais