A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
simulado educação nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 201501382947)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fazer escolhas alimentares é um processo complexo, dinâmico e multifacetado, embutido nos relacionamentos sociais e que tem conseqüências a curto e longo prazo para a saúde. As escolhas dos alimentos são formadas pelos sistemas de socialização culturais, e limitadas pela contingência do ambiente físico e social (Rossi,A.; Moreira, E.P.. e Rauen,M.S. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr., Campinas, 21(6):739-748, nov./dez., 2008). Considerando os inúmeros fatores envolvidos no desenvolvimento do comportamento alimentar pode-se afirmar que:
I. As refeições em família representam um importante evento na promoção de uma alimentação saudável.
II. As crianças aprendem a respeito do alimento não somente por suas experiências, mas também observando outros (pais, professores, colegas de sala, propagandas de TV).
III. Incentivar a experimentação de novos alimentos e resgatar a sensação obtida ao consumi-los desenvolvem na criança o interesse pelo alimento aumentando, assim, a sua aceitação.
IV. Recompensar as criança em virtudo do consumo de alimentos saudáveis, tende a reduzir o gosto da criança pelo alimento e, inclusive, pode reforçar a preferência pelo alimento oferecido como recompensa.
V. A disponibilidade e a acessibilidade são fatores importante na escolha alimentar. A ingestão de frutas e verduras é mais elevada quando os alimentos estão disponíveis em locais de fácil acesso e em porções prontas para o consumo (isto é, salada de frutas, abacaxi cortadas em rodelas).
 A única alternativa que contempla todas as alternativas corretas é:
		
	
	II e III.
	
	I e III.
	
	I, III e V.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II, III, IV e V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501378437)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento alimentar tem suas bases fixadas na infância, transmitidas pela familia, sustentadas pela tradição, crenças, valores e tabus alimentares que passam através das gerações, e que são na maioria das vezes dificeis de modificar.
Pode-se afirmar que são fatores que influenciam na mudança do hábito alimentar:
( ) poder aquisitivo
( ) disponibilidade de alimentos
( ) nível de escolaridade
( ) propagandas de alimentos
( ) aprovação social
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), e escolha a alternativa correta considerando a ordem de cima para baixo.
		
	
	F, F, V, V, V
	
	F, V, V, F, V
	
	V, F, V, F, V
	
	V, V, V, F, F
	 
	V, V, V, V, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501564689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A educação nutricional tem sido apontada como importante estratégia de ação, no campo da educação em saúde, a ser adotada prioritariamente em saúde pública para conter o avanço da ocorrência dos agravos que sobrecarregam o sistema de saúde , seu foco principal na saúde é?
		
	 
	Prevenir
	
	Recuperar
	
	Tratar
	
	Reabilitar
	
	Reestabelecer
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501893285)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma família tem o hábito de comer verduras apenas nos fins de semana, pois das cinco pessoas que moram na casa apenas uma trabalha e recebe um salário mínimo por mês. Durante a semana o almoço é composto apenas de arroz, feijão e uma opção proteica. Além disso, fazem apenas três refeições ao dia. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	 
	Social
	
	Ambiental
	 
	Situacional
	
	Afetivo
	
	Cognitivo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501561305)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A alimentação e nutrição teve um desenvolvimento ao longo da história. O aparecimento de novos produtos, a renovação de técnicas agrícolas e industriais, avanços na genética permitiram sua aplicação no cultivo de plantas e criação de animais e o desenvolvimento dos processos técnicos para conservação de alimentos aconteceram na:
		
	
	Idade Antiga
	 
	Idade contemporânea
	 
	Idade moderna
	
	Pré-história
	
	Idade média