Buscar

Letramento e alfabetizacao Magda Soares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
Aluno (a): 
Produção de texto: Letramento e Alfabetização
O Letramento e a Alfabetização estão intimamente vinculados. Os estudos a propósito do fenômeno do letramento surgiram no Brasil na década de 1990, por Magda Soares e Angela Kleiman, duas admiráveis estudiosas da linguagem em nível nacional. Essas autoras partilham um mesmo ponto de vista, apesar de contar com especificidades teóricas distintivas: a concepção de letramento como usos sociais da escrita. Desse modo Magda Soares diz a propósito do letramento e alfabetização que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita.”.
O letramento acontece quando o professor trabalha e desenvolve com seu aluno as práticas de leitura e escrita. O letramento tem duas dimensões, sendo elas paradoxais, são elas: dimensões sociais e dimensões individuais. Sendo que na dimensão social, o letramento é entendido como um fenômeno cultural, no tempo que, na dimensão individual, o letramento é visto no âmbito pessoal.
O letramento sucede em diversas etapas da vida escolar, a começar do maternal assim que o aluno escuta a primeira história narrada por seu educador, sobrevindo pela educação infantil onde sobrevém a sua interação com a leitura, prontamente em meio ao 1º e o 3º ano a criança obtém noções fundamentais entre a leitura e a escrita, concretizando estes conhecimentos contraídos já no 4º e 5º ano. O letramento sucede gradualmente e compete aos educadores não pularem nenhuma de suas fases.
A autora Magda Soares, evidencia que o significado de letramento e os seus parâmetros, para aferi-lo diversificam-se imensamente. A fronteira divisória para assinalar o alfabetizado, do letrado e o analfabeto do iletrado muda de sociedade para sociedade. Pessoas rotuladas como alfabetizadas ou letradas em certo país não o seriam em outro.

Outros materiais