Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201308224812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial. Baseado nesta premissa, assinale entre as alternativas a seguir aquela que apresenta o nome pelo qual esta especialidade era chamada em seu início.
		
	
	Relações Empresariais
	 
	Relações Industriais
	
	Relações Trabalhistas
	
	Relações Humanas
	
	Relações Organizacionais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308854074)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Industrialização Clássica e Neoclássica e a era da Informação, cada uma delas, encaravam as pessoas e a estrutura organizacional com abordagens distintas. Nesse sentido, a área de pessoal passou por três etapas: Relações Industriais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Sobre esse assunto, correlacione às colunas utilizando- se das siglas da Coluna A e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Coluna A (RI) Relações Industriais. (RH)Recursos Humanos. (GP) Gestão de Pessoas. Coluna B ( ) Terceirização de atividades não essenciais (outsourcing) e papel de consultoria interna. ( ) Surgem órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego. ( ) Além das tarefas operacionais e burocráticas, desenvolvem funções operacionais e táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados. ( ) Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais com certa centralização e monopólio dessas atividades. ( ) Outras tarefas são acrescentadas como o relacionamento da organização com os sindicatos.
		
	
	RH/ RH/ GP/ RI/ RH
	
	RH/ RI/ GP/ GP/ RH
	
	RI/ RI/ RH/ RH/ GP
	
	RI/ RH/ GP/ RH/ GP
	 
	GP/ RI/ RH/ RH/ RI
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308224914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nossa sociedade, moderna e industrializada, caracteriza-se por ser uma sociedade composta de organizações. E o homem moderno passa a maior parte do tempo dentro delas. Assinale a afirmativa que melhor indica qual a dependência que este homem moderno tem destas organizações:
		
	 
	O conjunto de alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Obter todos os produtos e serviços de que necessita.
	
	Obter satisfação pessoal.
	
	Nascer, viver e aprender.
	
	Trabalhar, ganhar o seu salário e curar suas doenças.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308451148)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Das afirmativas que seguem, assinale a única correta:
		
	 
	A área de Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial, na medida em que administra e soluciona impasses; administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve dificuldades específicas.
	
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação, controle das finanças da organização, das técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
	
	Definir a missão de uma organização significa dizer que se trata de uma incumbência que a mesma recebeu. Representa a razão de ser de uma organização. Pode ser definida em uma declaração formal e escrita ¿ credo da organização. Tem que ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora.
	
	Considerando a influência da globalização na atual Gestão de Pessoas, é correto afirmar que há leis ou princípios universais para a Administração de Pessoas; por isso mesmo que ela é contingencial.
	
	A definição de objetivos da ARH, bem como a missão, o negócio, a visão, os objetivos organizacionais, as estratégias organizacionais, aliado à análise ambiental e à análise organizacional é garantia de sucesso para a empresa em tempos de inovação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308766782)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Cada um aperta, ad infinitum, o parafuso que lhe cabe. A genial sátira de Chaplin, Tempos Modernos, muito bem o demonstra. O filósofo pensa, o matemático calcula, o seminarista reza, o padeiro faz o pão, o poeta sente, o marceneiro martela, o místico delira, o cientista comprova, o professor ensina ... e tantos parafusos mais. Alienados da consciência da inteireza, sofremos um tipo de invalidez psíquica e de certa imbecilidade funcional. Enfim, de infelicidade crônica." Roberto Crema A crítica de Roberto Crema diz respeito:
		
	
	ao modelo taylorista, que condenava o pensamento cartesiano e a lógica burocrática de controle do homem no trabalho.
	
	à visão mecanicista do homem no trabalho, que evidencia a imprevisibilidade do comportamento humano.
	
	ao modelo burocrático de gestão de pessoas, cuja idéia central é o desenvolvimento de competências multidisciplinares.
	
	ao moderno sistema industrial, cuja principal característica era o controle implícito do homem no trabalho por meio da cooperação sistêmica.
	 
	à especialização compartimentalizada, cuja proposta vai de encontro ao trabalho em equipe multidisciplinar que busca romper a visão fragmentada do trabalho.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Outros materiais