Buscar

METODOLOGIA PARA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-O objetivo da pesquisa explicativa é:
Entender ou explicar as razões das coisas.
2-Complete o texto abaixo com o tipo de pesquisa adequado. A pesquisa _________ se utiliza de informações arquivadas, cartas, pareceres, atas, relatórios, obras originais de qualquer natureza, notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoal ou comercial, materiais informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos.
documental
 3-As pesquisas quanto à sua natureza podem ser qualitativas ou quantitativas. Leia os enunciados abaixo e coloque:
(1) para aqueles que correspondem à pesquisa qualitativa
(2) para pesquisa quantitativa
( ) Traduz em números, opiniões e informações.
( ) Preocupa-se em explicar e não em medir o fenômeno.
( ) Adota uma perspectiva processual do fato estudado.
( ) Faz uso de métodos estatísticos.
2, 1, 1, 2
4-Trata-se de um procedimento de pesquisa quanto à abordagem em que no enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada, buscando dar significado às relações entre os fenômenos mediante análise das conexões/relações. Este tipo de pesquisa é denominada (o):
Qualitativa
5-O objetivo geral de uma pesquisa apresenta, de uma forma genérica, o que pretende o pesquisador com o desenvolvimento de seu trabalho, não devendo se desviar do tema proposto, pois:
ele deve respeitar o que já foi delimitado pelo pesquisador como princípio norteador da especificidade de seu trabalho de pesquisa
6-A metodologia de um trabalho de pesquisa deve ser prevista e analisada no projeto. Ao escolher como metodologia conhecer e analisar o comportamento de compra de consumidores, estarei fazendo uma pesquisa:
exploratória
7-A elaboração de um trabalho de conclusão de curso pressupõe o desenvolvimento de uma pesquisa que produza um conhecimento científico. Assim, ao iniciarmos uma pesquisa, o maior desafio está na escolha de um tema viável e adequado à nossa área profissional. Nesse sentido, podemos afirmar que o critério da especificidade recomenda que:
O tema deve ser delimitado a um ponto específico para se evitar omissões.
8-Após se identificar com um assunto, o aluno precisa encontrar um tema para desenvolver seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Deve-se tomar cuidado para que o tema não seja um problema que fuja ao controle do aluno. Neste sentido, um tema NÃO deve ser:
amplo
9-Delimitar é o mesmo que determinar um foco dentro de uma gama imensa de possibilidades de pesquisa no caso de um TCC. Nesse sentido, ao fazermos isso, nós determinamos um caminho cujo objetivo é permitir:
um trabalho bem direcionado que demonstre uma coerência geral na formulação dos argumentos e no projeto como um todo
10-Segundo orientação de Umberto Eco, presente na Webaula 2, um tema mal delimitado pode:
eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição inovadora
11-AO PREPARAR UM TRABALHO DE PESQUISA, O PESQUISADOR DEVE:
ESCOLHER BEM O TEMA E PROBLEMATIZAR A FIM DE OBTER SOLUÇÕES.
12-Um tema pode ser abordado sob diferentes aspectos, logo, conforme a aula 2, o que vem a diferenciar um estudo de outro é o enfoque dado ao ______________________ em determinada pesquisa científica. Complete a lacuna com a opção correta:
Objeto de estudo 
13-Para realizar uma boa pesquisa bibliográfica alguns cuidados e etapas são importantes. Dentre os procedimentos que um estudante pesquisador precisa percorrer, o item que deve ser sua primeira etapa é:
Localizar acervo sobre o assunto como livros, artigos científicos, etc.
14-Logo que a internet nasceu, o sociólogo Umberto Eco teve um visão pessimista que no futuro os homens em vez de estarem mais aptos a desfrutar de todo o conhecimento adquirido, iriam estar soterrados por inúmeras informações que não conseguiriam absorver, daí a importância em desenvolver a consciência crítica diante da quantidade de informações disponíveis nas redes. Diante disso, em relação a pesquisa na internet, devemos sempre:
consultar somente sites confiáveis
15-Observe a citação e marque a opção correta quanto à classificação das fontes em primária e secundária, numa pesquisa bibliográfica. "Immanuel Kant, segundo Abbagnano (1982), teria deslocado o termo racionalismo do sentido religioso para o aspecto filosófico de uma investigação sobre a origem do conhecimento. "
O autor Immanuel Kant é a fonte primária; Abbagnano, a fonte secundária.
16-Numa pesquisa deve-se evitar o uso de manuais, porque são publicações didáticas que apresentam uma abordagem inicial e superficial sobre os temas discutidos. Tais publicações servem ao propósito de despertar o interesse do estudante, mas não são recomendáveis para um pesquisa acadêmica. Sobre este ponto assinale a opção correta:
A pesquisa bibliográfica prévia é etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho.
17-Quando realizamos uma boa pesquisa, necessitamos ir à busca de um material bibliográfico adequado. Assim, para uma pesquisa bibliográfica é preciso seguir algumas etapas. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a única opção que contém informações corretas sobre as recomendações importantes para essa tarefa. 1. Identificar e conhecer o acervo existente sobre o assunto nas bibliotecas a serem consultadas; 2. Localizar e fichar os diferentes tipos de obras e documentos ali catalogados, como livros, artigos, revistas, jornais, relatórios científicos etc. 3. Iniciar a redação do trabalho, após uma leitura rápida dos autores, sem se preocupar com possíveis citações; 4. Identificar as obras, todavia sem a necessidade de fichamentos, resumos ou resenhas;
As afirmativas 1 e 2 estão corretas;
18-Com o advento da internet as informações ficaram a um click do pesquisador. No entanto é preciso cuidado e atenção ao fazer sua consulta. Marque a opção que NÃO condiz com procedimento para a consulta à internet.	
Selecionar fontes confiáveis e analisar as informações apresentadas.
19-Ao realizarmos um estudo científico, como por exemplo, o exigido no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa, mas, também devemos identificar um problema específico que será analisado no trabalho. Assinale as principais características deste processo denominado problematização: I. Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. II. É a apresentação da ideia central do trabalho, tendo-se o cuidado de não empregar em sua formulação expressões que gerem equívocos ou inexpressivas. III. Tem relação direta com o objeto de estudo, foco do trabalho. IV. É a pergunta a ser respondida ao final do estudo, pois, um tema pode ter problemas distintos.
Todas as alternativas estão corretas
20-O olhar do cientista acha-se impregnado por pressupostos que lhe permitem ver o que o leigo não percebe. Assim, precisamos estar de posse de uma teoria para aprender a ver. (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 186)Este texto demonstra como o pesquisador orientado pelo saber científico desenvolve uma nova percepção da realidade e é capaz de formular questões e respostas originais. Estes dois itens em negrito são respectivamente:
O problema científico e a hipótese.
21-Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa específico, mas deve-se identificar um problema científico que será analisado ao longo de toda a tarefa. Não há pesquisa sem a formulação de um bom problema científico. Entende-se por problema científico:
A questão de partida para pesquisa.
22-Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis, que podem ser observadas e manipuladas, enfim, verificadas na realidade ou em seu meio. Quanto ao conceito de variável, marque a opção correta.
É uma propriedade que pode variar e, porconseguinte é suscetível de medição e observação.
23-De acordo com Cervo e Bervian (2002, p. 84) "Escolhido o tema e determinado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema". Partindo do pensamento, NÃO podemos considerar verdadeira a afirmação de que o problema científico:
Questiona como as coisas são feitas de modo eficiente.
24-As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas ou não com base em um método científico. Assinale suas principais características: I. Constituem proposições especulativas que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. II. A confirmação ou a negação de uma hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências com base em métodos científicos. III. Se uma hipótese é verdadeira, se transforma em fundamentação de uma teoria científica, se é refutada, se transforma em um contra-argumento.
Todas as alternativas estão corretas
25-É impossível executar-se uma pesquisa de natureza acadêmica sem que se faça antes o projeto que consiste no planejamento das diversas etapas a serem seguidas e na definição da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa. Marque a opção em que um dos elementos Não é essencialmente necessário:
previsão de custos
26-Objetivos podem ser gerais e específicos. Os gerais indicam o que se pretende ao final da pesquisa. Os específicos indicam as etapas que levarão ao objetivo geral. Analise os objetivos abaixo e marque a opção correta:
I-Levantar novas possibilidades terapêuticas para o tratamento da obesidade.
II-Analisar as causas mais comuns que levam à obesidade.
III-Explicar como o fator psicológico interfere na obesidade
I é geral e II e III são específicos.
27-Ao redigir os objetivos de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) você deverá ter cuidados técnicos e EVITAR o seguinte:
usar linguagem prolixa e subjetiva.
28-Os tópicos do projeto de pesquisa que orientam o pesquisador e determinam o que deve ser alcançado e qual a relevância do tema escolhido são respectivamente denominados:
Elaboração dos objetivos e justificativa.
29-A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
O tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho..
30-Justificar uma pesquisa científica significa explicar as razões de um trabalho acadêmico que o legitimam cientificamente. Dentre as opções abaixo, qual é a que melhor condiz com uma justificativa adequada para um TCC.
Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, a partir de um embasamento teórico adequado, hipóteses bem formuladas e um delineamento preciso do recorte temático.

Outros materiais