Buscar

BIOQUÍMICA - Exercícios com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA – Exercícios (Carolina Camilo) 
Considere uma enzima que naturalmente atue à temperatura de 36ºC. Explique a conseqüência do aumento de temperatura sobre a atividade dessa enzima. 
R: Enzimas são proteínas, portanto moléculas sujeitas a desnaturação. Se houver alteração na enzima uma determinada reação deixa de ser catalisada, podendo inclusive não ocorrer. 
Os antibióticos e as vacinas fazem parte do arsenal da medicina, auxiliando-nos no combate às doenças provocadas por agentes infecciosos. Dentre essas doenças, podemos citar: Tuberculose, gripe, hepatite, febre-amarela, gonorréia. 
Das doenças citadas, para quais delas se prescreve tratamento com antibiótico? 
R: Tuberculose e gonorréia. 
Por que os antibióticos são indicados para os casos de infecções cujos agentes são baterias, enquanto as vacinas são indicadas para a prevenção de infecções virais?
R: Os antibióticos atuam como bacteriostáticos (impedindo a reprodução de bactérias) ou bactericidas (causando a morte das bactérias), sendo inócuos em relação ao vírus. As vacinas levam a produção de anticorpos que atuam contra o vírus, neutralizando sua ação. 
Logo após a colheita, os grãos de milho apresentam sabor adocicado, devido à presença de grandes quantidades de açúcar em seu interior. O milho estocado e vendido nos mercados não tem mais esse sabor, pois cerca de metade do açúcar já foi convertida em amido por meio de reações enzimáticas. No entanto, se o milho for, logo após a colheita, mergulhado em água fervente, resfriado e mantido num congelador, o sabor adocicado é preservado. Por que esse procedimento preserva o sabor adocicado dos grãos de milho? 
R: Porque as enzimas responsáveis pelo processo de conversão de glicose em amido são desnaturadas pela fervura e o congelamento impede sua renaturação. 
Com relação às substâncias químicas dos seres vivos resolva os itens a seguir. 
Qual é a forma de armazenamento dos carboidratos nos tecidos animais e vegetais, respectivamente? R: Animais: Glicogênio. Vegetais: Amido. 
Qual é a unidade monomérica dos ácidos nucléicos? R: Nucleotídeos. 
Em qual tipo de lipídeo são classificados os óleos e gorduras? R: Glicerídios.
Cite um dos aspectos que permite distinguir as diversas proteínas. R: Estruturas terciárias. Grupo prostético. 
Os açucares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos. 
Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal. R: Polissacarídeo de reserva animal: glicogênio. Polissacarídeo de reserva vegetal: amido.
Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um deste açucares pode ser encontrado. R: Glicogênio é armazenado nos músculos esqueléticos e no fígado. Amido pode ser armazenado nas raízes (mandioca), no caule (batata inglesa) e nas sementes (milho) 
(Pucsp 2008) ATEROSCLEROSE Leonardo da Vinci foi um grande estudioso de
anatomia. Passava horas ao lado de cadáveres, desenhando em detalhes a estrutura de órgãos internos. Em alguns casos, conseguiu deduzir acertadamente a causa da morte de uma pessoa. Um exemplo impressionante é o caso de um velho senhor internado no hospital Santa Maria Nuova, em Florença, falecido por volta de 1506. Ao executar a autópsia do corpo, da Vinci notou que as paredes internas de alguns vasos sanguíneos encontravam-se espessadas e tortuosas, e que este tipo de alteração não era verificado em corpos de pessoas mais jovens que ele havia dissecado.Ele fez as seguintes anotações a respeito:
"A morte do velho senhor... foi causada pelo fato de que a cobertura interna dos vasos 
 que vão do baço ao fígado se tornou tão espessa que eles se tornaram ocluídos (bloqueados) e não permitiram a passagem do sangue... As cavidades (lumens) dos vasos dos animais, após muito tempo de exposição aos humores nutrientes (transportados pelos vasos), se tornam, finalmente, contraídas e rígidas." (Extraído de Keele, K.D., "Medical History", Vol. 17, p. 304-308, 1973) Leonardo acreditava que o bloqueio vascular impedia o movimento do sangue, impossibilitando a renovação de seus nutrientes. Ele registrou que os espessamentos vasculares também ocorriam em artérias que nutriam o coração e membros inferiores, provocados por uma nutrição "não natural" das paredes arteriais. Desse modo, da Vinci pode ter realizado o primeiro diagnóstico de aterosclerose da história. Nos dias de hoje, o número de mortes causadas por aterosclerose é elevado. Muitos detalhes desta patologia já foram elucidados e, em certa medida, Leonardo da Vinci estava certo ao afirmar que os espessamentos vasculares decorriam de uma nutrição "não natural" das paredes arteriais: a aterosclerose é conseqüência de um processo inflamatório das paredes dos vasos, disparado por diversos fatores, dentre os quais a presença excessiva de algumas espécies químicas como colesterol, ésteres de colesterol, triglicerídeos e radicais livres na circulação sanguínea. O colesterol, especificamente, tem um papel central no processo aterosclerótico. Pelo fato de não ser muito solúvel em soluções aquosas como o plasma, o colesterol da dieta, após absorção pelo trato digestório, necessita se combinar com proteínas plasmáticas especiais para ser transportado, dentre as quais se destacam as lipoproteínas de alta densidade (HDL) e de baixa densidade (LDL). O LDL colesterol é algumas vezes denominado "mau colesterol" porque está associado à formação de placas gordurosas nas paredes arteriais, que posteriormente se calcificam formando as placas ateroscleróticas. Sobre tais placas formam-se coágulos sanguíneos que provocam o bloqueio do vaso, impedindo o fluxo sanguíneo normal, como havia sido descrito pelo visionário Leonardo da Vinci já no século XVI.Interbits – SuperPro ® Alguns alimentos contribuem para o aumento da taxa de LDL no sangue, especialmente aqueles ricos em gorduras "trans" e saturadas. O controle do nível de colesterol sanguíneo é uma preocupação crescente que tem demandado atenção por parte de instituições atuantes na área da saúde.
Com base no texto e nos seus conhecimentos de Biologia responda:
a) Considere que uma pessoa esteja ingerindo alimentos ricos em colesterol. Descreva o trajeto percorrido por estes alimentos ao longo do tubo digestório até que ocorra a absorção do colesterol, e ressalte a importância das vilosidades intestinais neste processo. 
R: Boca, faringe,esôfago, estômago e intestino delgado. Nas vilosidades intestinais, ele é absorvido completamente. As vilosidades aumentam a superfície de contato e absorção. 
 A formação de coágulos é um processo natural que impede a ocorrência de hemorragias, entretanto a coagulação no interior dos vasos obstrui a circulação sanguíneo. Que componentes constituem um coagulo sanguíneo? 
R: O coágulo sanguíneo é constituído por uma rede preoteica, insolúvel (fibrila), que retem os elementos figurados do sangue (ex plaquetas), estancando a hemorragia. 
Ufc) Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto. 
a) Duas principais funções do colesterol: As duas principais funções do colesterol são: participar da composição estrutural das membranas dos animais e ser precursor de hormônios sexuais (estrógenos, andrógenos e progesterona).
 b) Duas origens do colesterol sangüíneo: O colesterol sangüíneo tem origem endógena ou exógena (proveniente da dieta). 
8 ) Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides. 
A ) Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têmcom a visão? Cenoura, tomate, mamão e outros vegetais são ricos em carotenóides. Os carotenóides são pigmentos precussores de vitamina "A", que é essencial para a síntese dos pigmentos visuais.
b ) A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteróide importante para uma dessas funções. b) Controle hormonal. Testosterona, estrógenos e progesterona são exemplos.
c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais. Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutâneo. 
Vegetais: sementes. 
9 ) Quais são os principais sinais que surgem no organismo humano como resultado da falta das seguintes vitaminas: B1, B12 e K, respectivamente?
R) Avitaminose B1 Beribéri. Avitaminose B12 Anemia perniciosa. Avitaminose K Dificuldade de coagulação sanguínea e hemorragias.
10) Faz tempo, dei a um bebê doses de Mozart na mamadeira, Luiz Gonzaga como canções de ninar,Vivaldi e J.S. Bach, do maternal ao ensino médio. A boa alimentação musical deve começar na infância, ser completa, variada, incluindo degustação de produtos não perecíveis, para evitar avitaminose da alma. Dentre os direitos da criança deveria estar também a boa nutrição do espírito. A saúde de seres humanos, principalmente crianças, sofre danos quando ficam por um longo
período na ausência de luz solar, podendo ser acometidos por uma avitaminose. 
A ) De que vitamina esses indivíduos ficariam carentes sob tais condições?
R: VITAMINA D. 
B ) Qual é o precursor de origem vegetal utilizado para a produção dessa vitamina, no corpo humano? 
R: ERGOCALCIFEROL 
C ) Que alteração ou deformidade essa avitaminose pode causar a esses indivíduos? Por quê?
R: Raquitismo, osteomalacia, deformação ou fraqueza nos ossos. Esta vitamina facilita a absorção no intestino e o depósito nos ossos de sais de cálcio e fósforo.
11 ) A vitamina A conhecida como beta caroteno e retinol é importante para o bom funcionamento da visão e para a integridade da pele. Cite um alimento de origem animal e um de origem vegetal ricos nesta vitamina?
R: Gema de ovo, ova de peixe, cenoura, beterraba, etc. 
12 ) Qual é a vitamina cuja falta acarreta o escorbuto, avitaminose que se manifesta como sangramento nas gengivas, queda dos dentes e rachaduras na pele?
R: Vitamina C (ácido ascórbico). 
13) 19. (G1) Por que a vitamina D (esteróide) é importante para o crescimento?
R: Auxilia a absorção de cálcio no intestino.
14) Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta. 
(Adaptado de: Bueno, E. A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998.) 
a) Que nutriente é esse? Vitamina C (acido ascórbico)
b) Que doença é causada pela falta desse nutriente? Escorbuto
c) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença. Sangramento gengical, queda dos dentes, problemas gastrointestinais. 
15 ) Uma prática corriqueira na preparação de comida é colocar uma pouco de “leite” de mamão ou suco de abacaxi para amaciar a carne. Hoje em dia, os supermercados já vendem um amaciante de carne industrializado.
a) Explique o amaciamento da carne promovido pelo componente presente no mamão, no abacaxi ou no amaciante industrializado e compare esse processo com a digestão. Os amaciantes naturais e industrializados contém proteases, enzimas relacionadas com a hidrólise das proteínas fibrosas que "endurecem" a carne. No corpo humano, a digestão das proteínas da carne tem início na cavidade gástrica, por ação da enzima pepsina. Prossegue no duodeno, onde atua a tripsina presente no suco pancreático e é finalizada pela atividade das peptidases existentes no suco entérico.
b) Se o amaciante, natural ou industrializado, for adicionado durante o cozimento, qual será o efeito sobre a carne? Por quê? O cozimento causará a desnaturação das enzimas presentes nos amaciantes. Desta forma, a carne não sofrerá qualquer efeito, pois as enzimas desnaturadas não poderão desempenhar seu papel como catalisadores biológicos.
) Um determinado medicamento, recentemente lançado no mercado, passou a ser a nova esperança de pessoas obesas, uma vez que impede a absorção de lipídios, facilitando sua eliminação pelo organismo. Como efeito colateral, os usuários deste medicamento poderão apresentar deficiência em vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K. a) Qual é e onde é produzida a substância que realiza a emulsificação dos lipídios? A emulsificação das gorduras é realizada pela bile produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.
B ) Quais são os efeitos que a falta das vitaminas A e K pode causar ao homem? A carência de vitamina A causa cegueira noturna e xeroftamia. A falta de vitamina K causa dificuldade de coagulação sangüínea.
17 ) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro. Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.
R: A mulher grávida possui uma demanda maior de oxigênio devido à presença do feto. Uma dieta rica em ferro aumenta a disponibilidade do complexo ferro-hemoglobina e portanto, permite o transporte de mais oxigênio, o que reduz a sensação de "falta de ar".
18 ) Os organismos vivos possuem a capacidade de sintetizar milhares de moléculas de diferentes tipos em precisas proporções, a fim de manter o protoplasma funcional. Estas reações de síntese e degradação de biomoléculas, que compõem o metabolismo celular, são catalisadas por um grupo de moléculas denominadas de ENZIMAS. Estes importantes catalisadores biológicos podem possuir algumas das seguintes características: 
I. Enzimas são a maior e mais especializada classe de lipídios. 
II. Enzimas possuem grande especificidade para seus substratos e freqüentemente não atuam sobre moléculas com pequena diferença em sua configuração. 
III. Enzimas aceleram as reações químicas, sem ser modificadas durante o processo. 
IV. Substratos são substâncias sobre as quais as enzimas agem, convertendo-os em um ou mais produtos. Marque a alternativa CORRETA: 
a) Estão corretas apenas as características I, II e III. 
b) Estão corretas apenas as características II, III e IV. 
c) Estão corretas apenas as características I, III e IV. 
d) Todas as características estão corretas. 
e) Todas as características estão incorretas.
19 ) As enzimas são proteínas altamente especializadas que catalisam as mais diversas reações químicas. Em relação à atividade dessas moléculas é correto afirmar: 
(F )Quando temperatura e a concentração da enzima são constantes, e aumenta-se gradativamente a concentração do substrato, observa-se um aumento da velocidade da reação até o máximo , independente do PH. 
(F)Um aumento da concentração do substrasto causa uma diminuição da velocidade da reação, pois o substrato passa a inibir a ação da enzima. 
(V)O aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em conseqüencia de sua desnaturação. 
(V)A velocidade de uma determinada reação enzimática está associada ao PH, sendo que cada enzima tem um PH ótimo de atuação. 
(F)A atividade de uma determinada enzima é iniba irreversivelmente por um mecanismo chamado de inibição competitiva, na qual o inibidor tem a forma semelhante ao substrato.

Outros materiais