Buscar

Educação na Primeira República e Políticas Públicas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A primeira República é o período no qual se colocou em questão o modelo educacional herdado do império, que privilegiava a educação da elite.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 54)
 
No processo de educação e escolarização no período da Primeira República, a educação passou a ser um tema mais debatido, visando atender as necessidades da população. Atualmente, o processo de educação e escolarização é muito mais ativo e participativo, mas nem sempre foi compreendido desse modo. Dentro desse contexto, discorra sobre como a escola era compreendida no período da Primeira República.
Nota: 16.0
	A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso. (p,112)
 
Resposta:Como estudado nas vídeos aulas, no livro base e outras fontes, o período da Primeira Republica, a educação passava por uma face onde a sociedade passava por alto índice de alfabetização, nesta época a escola era vista como "lugar de ser formar cidadãos" a nova republica aconteceu entre 1889 e 1930, era compreendida como precedência do bem comum e prevalência da constituição sobre os interesses individuais onde as necessidades da população eram grandes e precisavam ser atendidas.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 A escola e a educação escolar, nesse contexto, são concebidas como instituições específicas, que possuem funções determinadas pelo modelo  de sociedade em que se inserem com o objetivo maior de garantir a atualização histórico-cultural da população em sua totalidade. Nesse sentido, a dimensão eminentemente política da formação humana se concretiza no trabalho realizado pela escola sobre a formação de conhecimentos, personalidades, subjetividades.
 
BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.(p. 17-18)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, para a efetivação das políticas públicas educacionais, é preciso que cada um dos sujeitos da educação coloque em prática as suas funções, de acordo com as suas particularidades. Nesse contexto, quais as particularidades da ação dos professores e pedagogos?
Nota: 16.0
	Os PROFESSORES E OS PEDAGOGOS: são sujeitos fundamentais do processo escolar. Em função de suas qualificações profissionais, do envolvimento ético e do espaço de participação nas decisões, alteram significativamente a qualidade da educação. Os professores e os pedagogos quase sempre lideram os diferentes movimentos educacionais, mas também têm se mostrado ativos na inclusão de outros sujeitos nas reivindicações educativas, como os familiares, os funcionários de escolas e as comunidades do entorno da escola. (p. 36)
Resposta:Segundo estudado no livro base eles são sujeitos fundamenta do processo escolar em função de suas qualificações, profissionais do envolvimento ético e do espaço de participando nas decisões os professores e pedagogos quase liberam funções diferentes no espaço escolar, onde tambem atuam juntos em prol da aprendizagem do alunos.
Onde os professores participam passivamente do desempenho escolar de seus alunos, orientado no aprendizado, o pedagogo escolar ajuda os professores na tarefa de aprendizado, onde o mesmo
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Prevista na atual LDB, a descentralização da aplicação dos recursos financeiros destinados à educação brasileira, elege a escola como principal unidade executora desses recursos, à escola cabe além de “elaborar e executar sua proposta pedagógica, [como também] administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros”
ARAÚJO, Sérgio Onofre Seixas de. Gestão democrática?: os desafios de uma gestão participativa na educação pública em uma sociedade clientelista e oligárquica. Maceió: EDUFAL, 2007. (p. 60)
 
De acordo com o conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, quais são as fontes de recursos financeiros para a educação, fixadas pela legislação? Cite, no mínimo, três fontes:
Nota: 16.0
	As fontes dc recursos para educação, fixadas pela CF de 1988, são variadas e podem ser agrupadas em:
os recursos oriundos da vinculação de parte dos tributos recolhidos pelos governos federal, distrital, estaduais e municipais;
as contribuições tributárias cobradas e aplicadas em segmentos específicos da educação;
a destinação de recursos à educação de fundos governamentais específicos de desenvolvimento econômico e social;
os recursos oriundos de empréstimos em instituições financeiras nacionais e internacionais, tanto estatais como privadas;
as doações financeiras, de serviços ou recursos materiais por instituições estatais dc outros países ou dc ações de filantropia por instituições nacionais e internacionais;
os ganhos de capital com investimentos no mercado financeiro de recursos estatais imobilizados
os recursos paraestatais, cobrados na forma de tributos pelos governos, mas transferidos a instituições privadas para investimento em educação. (p. 286-287).
Resposta:As fontes de financeiras em para a educação podem e ajudam e muito a escola.
Ganhos do capital, doações financeiras, os recursos paraestatais, contribuições tributarias, educação dos fundos governamentais entre outras.
A segunda -Fundeb
A terceira -Fundef
Também 
A lei de diretrizes e bases educacionais LDB/96
lei orçamentaria 
Questão 4/5
A partir de 1964, a educação brasileira da mesma forma que os outros setores da vida nacional passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 114)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o período da Ditadura Civil Militar (1964 – 1985.
Nota: 6.0
	As preocupações em relação ao desenvolvimento do pais e a segurança nacional refletiram na escola, destacando-se a criação de disciplinas de ênfase cívica. A Lei n 5692/71, que reorganizava e renomeava o ensino primário e secundário, estabeleceu a obrigatoriedade da formação profissionalizante no segundo grau. A Lei n 5540/1968 foi elaborada sob forte influência de diretrizes estabelecidas pela Escola Superior de Guerra e pelos acordos MEC/Usaid (p. 142-148)
Resposta:O período da Ditadura Militar como o próprio nome diz teve inicio com o golpe militar em 31 de março de período de 1964 e 1985 de intensa perseguição e repressão dos grupos daquela época este período foi marcado pela falta de democracia onde o povo estava caçado do governo onde os mesmo foram para ruas para protestar pelo direito da igualdade, de condições melhores de vida.Neste período da Ditadura Militar houve grandes manifestações que visavam o bem estar de todos os cidadãos , o governo dessa época cometeu varias falhas, onde o povo não aguentava mais.Houve varias perseguições aos que rema contra o regime militar, as organizações sociais ganharam força causado preocupação das classes conservadoras.
Questão 5/5
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre como se compreende a pesquisa e a escrita da história e da história da educação atualmente.
Nota: 16.0
	A história da educação se utiliza de referenciais e métodos próprios da história, aperfeiçoando-os de acordo com seus objetos de estudo. Embora diferentes versões sobre um mesmo evento possam ser reconhecidas como possíveis, não é qualquer explicação que tem validade histórica (p. 16-22)
Resposta:A educação atualmente, encontrasse em um momento dinâmico, onde viemos em um patamar diferente, as pesquisa visa o melhoramentoda aprendizagem, a pesquisa e a escrita são marcadas pela oralidade e moralização, a pesquisa deve se clara e objetiva, devem obter informações precisas de dados e fontes, com relatos precisos e bem elaborados, a escrita deve ser bem analisada, as fontes de pesquisa devem sempre estar atualizada, as fontes pesquisadas como falado no livro como por exemplo o descobrimento do Brasil como aconteceu e de forma são dados que aconteceram e foram passados.Todos nos precisamos da pesquisa e da escrita para podermos fazer "parte" do sistema de informações em que vivemos o uso da Internet deve se visto como um complemento e ajuda para o nosso enriquecimento intelectual. Sem pesquisa não tem escrita sem escrita não tem pesquisa, sabendo que estes dois termos estão interligados entre si, onde por elas tem se a produção do conhecimento da historia da educação do Brasil. A pesquisa e a escrita são também elaboradas por seus educadores.Ela s buscam averiguar e explicar de que forma muito mais do que nomes de "grandes homens" e datas. E compreensão da vida a experiências e relatos das pessoas comuns.nao é qualquer pesquisa e escrita que tem validade históricas, onde temos também as fontes e os arquivos.Atualmnete se utiliza de diferentes métodos na escrita aperfeicoando d eacordo com

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes