Buscar

Trabalho química Orgãnica querosene

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
QUÍMICA ORGÂNICA
O querosene é um composto, resultante da destilação do petróleo, formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos com um número de carbonos na sua maioria dentro do intervalo de C9 a C16 com faixa de destilação compreendida entre 150°C e 290°C. Ele é um produto intermediário entre a gasolina e o óleo diesel, obtido por destilação fracionada do óleo cru. 
FORMULA MOLECULAR MOLECULAR
Cn H2n + 2 C15 H 32 ALCANO
*
QUEROSENE DESTILAÇÃO FRACIONADA
A destilação fracionada serve para realizar a separação em uma mistura de produtos, utilizando a propriedade física ponto de ebulição. Ela é um processo de aquecimento, separação e esfriamento dos produtos e é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura é menor. 
*
QUEROSENE CARACTERÍSTICAS e DESTRIBUIÇÃO 
*
 É amplamente utilizado como agente de limpeza em diversas ocupações e atividades de lazer. É, também, empregado como combustível de avião, de lamparina, de forno de cozinha e até como componente de formulações inseticidas. 
 A substância está comprovadamente relacionada à enfermidades dermatológicas
 incluindo infecções é capaz de induzir asma e provocar crises agudas da doença além de desastrosa pneumonite química nos casos de ingestão acidental e/ou aspiração. 
QUEROSENE- UTILIZAÇÃO
EFEITOS AMBIENTAIS , COMPORTAMENTO e IMPACTOS DO PRODUTO Efeitos sobre organismos aquáticos: Poluente para a água. Pode possuir frações solúveis. Seus componentes aromáticos são, geralmente, os mais tóxicos. Pode causar mortalidade aos organismos aquáticos e transmitir qualidades indesejáveis à água, afetando o seu uso. - Efeitos sobre organismos do solo: Pode afetar o solo e, por percolação, degradar a qualidade das águas do lençol freático. 
*
REMEDIAÇÃO SOLO CONTAMINADO
Tratamentos a) Físicos Tratamentos físicos separam os contaminantes do solo sem destruí-los ou modificálos quimicamente, mas apresentam muitas limitações, destacando-se o custo alto. Quando os hidrocarbonetos percolam o solo, grande quantidade permanece sorvida na matriz (aproximadamente 50%) com isso diminuindo a eficiência de remoção. b) Biológicos O benefício desses processos é a mineralização do poluente, isto é, a transformação em gás carbônico, água e biomassa. Recentemente, o interesse em utilizar a estratégia da atenuação natural monitorada (que inclui além da biodegradação outros processos como advecção, diluição, dispersão, sorção e volatilização) como técnica de tratamento de águas subterrâneas contaminadas com hidrocarbonetos é crescente em oposição a técnicas ativas de engenharia como a tecnologia de bombeamento e tratamento (pump-and-treat). 3- Biorremediação Biorremediação pode ser considerada como uma nova tecnologia para tratar locais contaminados utilizando agentes biológicos capazes de modificar ou decompor poluentes alvos. Estratégias de biorremediação incluem: a utilização de microrganismos autóctones, ou seja, do próprio local, sem qualquer interferência de tecnologias ativas (biorremediação intrínseca ou natural); a adição de agentes estimulantes como nutrientes, oxigênio e biossurfactantes (bioestimulação); e a inoculação de consórcios microbianos enriquecidos (bioaumento). A biorremediação natural mostra-se interessante devido principalmente aos baixos custos, por ser uma técnica com mínima intervenção.
*
CONCLUSÃO
Observamos que os hidrocarbonetos que constituem o querosene são compostos de baixa densidade e consistem de uma fase não solúvel em água. É um líquido claro, transparente e inflamável, obtido pela destilação fracionada do petróleo. 
Como o querosene é inflamável, deve ser protegido de fontes de ignição, tais como: chamas abertas, superfícies aquecidas, descargas elétricas, etc.
Tem odor característico de hidrocarboneto e é miscível com a maioria dos solventes orgânicos. Possui alta taxa de evaporação, sendo compatível com a grande maioria dos solventes utilizados na indústria.
Para estocagem, recomenda-se a utilização de tanques de aço inox ou aço carbono. 
Pode formar uma mistura explosiva durante sua utilização; e também é possível gerar cargas eletrostáticas durante o manuseio.
Como risco ambiental, possui efeitos negativos quando em contato a longo prazo no ambiente aquático, sendo tóxico para os organismos que ali vivem.
*
QUEROSEN PREÇO
O preço médio do querosene para aviação é de R$ 2,24/litro. Desse total, 71,7% fica para o produtor; 3, 2% para tributos federais; o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) incide entre 12% a 25% (dependendo do estado); a taxa aeroportuária em 0,8%; e os distribuidores consomem 4% dessa fatia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais