Buscar

Entrevista Coordenador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Entrevista com o Coordenador/ Supervisor Escolar
1- Identificação do Gestor
Formação Acadêmica
Licenciado em História
Bacharel em Serviço Social
Pós-Graduado em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional
Pós-Graduando em Fundamentos teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Ano de Conclusão
2012
Ano de Atuação
3 anos
Contexto sócio econômico da instituição que trabalha
Privado
2- Atribuições na Instituição que trabalha? Estão definidas no Regimento Escolar ou no Projeto Político Pedagógico?
	Para o desempenho das atribuições do cargo que ocupo na instituição de ensino estão o acompanhamento pedagógico das atividades pertinentes a Educação Infantil, assessoria de formação permanente ao corpo docente, orientação curricular e didática as atividades planejadas, promover reuniões, discussões e debates com a comunidade escolar no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo. O atendimento aos responsáveis pelos alunos, afim de orientar, encaminhar e salientar possíveis questionamentos. 
	As atribuições estão deliberadas no Regimento Escolar do estabelecimento de ensino. 
	O papel do coordenador pedagógico na instituição escolar é dá o suporte que venha gerenciar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem. 
3- Das atribuições e relações estabelecidas:
a) Uma das pertinências que assumem maior tempo na execução é estimular e acompanhar as professoras a desenvolverem com entusiasmo as atividades pedagógicas propostas e estimulá-las a criarem novas situações para o ensino. Além de todo o suporte necessário para o êxito do trabalho desenvolvido em sala de aula, procurando provocar a reflexão, o bom andamento e o auxilio na prevenção e na solução das dificuldades que aparecem.
b) No segmento da Educação Infantil há uma maior dinamicidade, além do intenso zelo e atenção aos alunos e assessoria pedagógica aos docentes, pois além da faixa etária de nossos educandos nos cobrar maior agilidade e presteza aos acontecimentos ocorridos no ambiente educacional, vivemos em uma sociedade globalizada, onde a gestão educacional deve ficar atualizada as mudanças e as necessidades da comunidade escolar. Sendo assim os fatos ocorrem a todo instante e o coordenador pedagógico precisa estar atento as possíveis modificações e subsídios necessários à prática educativa. A celeridade é fundamental no acompanhamento sistematizado diário as professoras em suas atividades de docência e avaliação e a supervisão do planejamento. 
c) As relações em nossa comunidade escolar ocorrem amistosamente entre todos os diversos seguimentos. No caso da Educação Infantil, apesar de estarmos fisicamente estruturados em um anexo destacado dos demais segmentos escolares, todos os funcionários se tratam com cordialidade e solidariedade, compreendendo a Educação Infantil como parte integrante de toda equipe pedagógica da escola. O acompanhamento do trabalho docente ocorre diariamente e veementemente com visitas as salas de aula, atendimentos aos alunos e responsáveis. As relações perduram com a entrega do planejamento semanal e a reflexão da prática sobre o mesmo. Bem como, nas reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
d) As decisões são baseadas no diálogo e em uma significativa gestão democrática, onde todos os membros da comunidade escolar podem trazer soluções, e opinar sobre os fatos para colaborarem no melhor empenho e aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem. Cabendo também, hierarquicamente, a Direção geral a decisão sobre os fatos pertinentes a sua atribuição e a administração da instituição.
e) A supervisão Pedagógica tem o grande desafio de favorecer o diálogo entre os diversos agentes da comunidade escolar, favorecendo a troca de conhecimentos, valores e diferentes opiniões. A coordenação é o elo que uni os professores, canal de acesso à Direção, espaço para diálogo dos responsáveis. Concluindo, a coordenação deve ser a ação de agregar toda a comunidade escolar.
f) As formações continuadas ocorrem de formas sistematizadas durante as reuniões pedagógicas e conselhos de Classes no decorrer do ano letivo. Também acontecem três vezes ao ano (janeiro/julho/dezembro), 
g) Sendo o papel da escola educacional e social, esse é o bom desafio na função de coordenador Pedagógico, pois, deve estar a todo o momento conjeturar sobre a prática com a equipe de professores que está comprometida com a construção de uma sociedade cidadã e intelectualizada. Nesse processo, ressignificar as ações pedagógicas para refletir sobre a realidade e não reproduzir conceitos.

Outros materiais