Buscar

Visita Técnica em Saúde Mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA GERAL
PROFESSORA: ADRIANA RENNA DE VITTA
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À INSTITUIÇÃO DE SAÚDE MENTAL
Objetivo geral da visita: Compreender a evolução da assistência psiquiátrica, as políticas vigentes e a organização dos serviços de saúde mental, principalmente aqueles descritos na Política Nacional de Saúde Mental, assim como investigar o papel do psicólogo nesse contexto. A visita tem como objetivo específico, favorecer o desenvolvimento do raciocínio clínico e investigativo necessários à prática com sujeitos portadores de sofrimento mental, a partir da observação desses pacientes nos espaços de atendimento clínico.
Locais a serem visitados: Visita agendada com a professora: PROGRAMA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL FREUD CIDADÃO. Outros locais: CAPS, CERSAM ou HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS da rede de saúde mental de Belo Horizonte ou seu entorno.
Roteiro de pesquisa para visita de observação ao programa Freud Cidadão e outros serviços de saúde mental
Professor responsável:____________________________________ 
Local:__________________________________________________
Data:__________ Horário:_____________________
Aluno(s):_______________________________________________
 ______________________________________________
 
Observação da rotina da instituição e de contato com os pacientes
a) Buscar informações sobre o funcionamento do serviço e da rotina institucional: atendimentos oferecidos, profissionais que compõem o serviço e perfil dos pacientes atendidos.
As atividades e oficinas acontecem de segunda à sexta de 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00,
Atende pacientes com diferentes transtornos psíquicos: psicoses, neurose graves, alterações comportamentais, toxicomanias, depressões... 
Oferecem serviços como acompanhamento terapêutico, atendimento individual de psicologia, terapia ocupacional, atividades e oficinas artísticas, culturais, lúdicas e esportivas e grupos de conversa, atendimento e orientação familiar,
As atividaes são realizadas preferencialmente em grupo, respeitando-se, no entanto as expectativas, possibilidades, limites e preferencias individuais. Podem ser realizadas de forma itinerante, em ambientes públicos e no próprio espaço de convivência da casa. A equipe de profissionais que atuasm no Freud cidadão é multidisciplinar, formada por psicólogas, terapeuta ocupacional, psiquiatras, e estagiários de pedagogia, psicologia, educaç~´ao física e terapia ocupacional e oficineiros. 
b) Se possível, eleger um paciente para observação mais direta de fenômenos psicopatológicos. A respeito desse paciente, o aluno deverá colher dados da anamnese (Queixa ou sintoma principal, história da doença atual, história pessoal, história familiar). Para isto será necessário consultar o prontuário do paciente após permissão da equipe do serviço ou colher dados com os profissionais que se ocupam do seu tratamento. 
Edalmo
Esquizofrenia paranoide
c) Fazer o exame do estado mental: súmula psicopatológica contendo uma análise das funções psíquicas estudadas até o momento da observação. Funções psíquicas a serem observadas: Consciência, atenção, orientação, Sensopercepção, psicomotricidade, memória, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, juízo de realidade. Para essa observação especifica, será necessário que o aluno acompanhe as aulas teóricas e as bibliografias indicadas pela professora.
Recomendações gerais:
	Sabemos que a presença de pessoas estranhas a uma instituição pode interferir negativamente no funcionamento de seu cotidiano caso as regras institucionais não sejam respeitadas. Por isso estejam atentos a elas para que a presença de vocês não atrapalhe ou interfira nos procedimentos habituais do serviço. Não é proibido conversar ou se aproximar dos pacientes, salvo em casos em que a equipe avaliar a contra-indicação, por isso, se aproximem, se apresentem e sejam gentis a esse contato. Lembrem-se das posturas (estudadas em sala de aula) que um profissional deve evitar ao entrevistar ou se aproximar de um paciente. Há posturas e movimentos que atraem e outros que favorecem a resistência e o afastamento dos pacientes.		
 
É importante ficar atento a todos os pacientes que estão no espaço e sempre observar quando um paciente está isolado, mais agitado ou delirante e nesses casos, precisando de uma atenção ou escuta mais cuidadosa. Quando necessário, comunicar à equipe do serviço para que esta intervenção seja feita por eles. Em caso de dúvida quanto aos procedimentos utilizados, buscar informações quanto ao manejo adotado pela equipe. 
Observar quais procedimentos terapêuticos podem ser adotados durante a permanência dos pacientes no serviço assim como ficar atento à aderência dos mesmos às atividades propostas pela equipe.
roda de conversa com a psicóloga Letícia. Os participantes eram Davi, edalmo, mauricio, Paulo, Ana, A psicóloga e eu. A proposta da roda, é que um dos participantes no caso o Paulo, traga algum assunto que lhe incomode, que levante um tema que traga desconforto para que o grupo possa tentar achar uma solução. Levantado o tema, os participantes contribuem a reunião termina quando há um consenso.
LEMBREM-SE: NÃO É PERMITIDO SAIR DO SERVIÇO ACOMPANHANDO PACIENTES, OFERECER-LHES CARONA OU ACOMPANHÁ-LOS ATÉ EM CASA, MESMO QUE ELE SOLICITE. CASO ALGUM PACIENTE SOLICITE ESSA AJUDA OU COMPANHIA, COMUNICAR A UM TÉCNICO DO SERVIÇO.
Observação final: Todos os alunos matriculados na disciplina psicopatologia deverão realizar visita de observação ao Programa Freud Cidadão. Essas visitas serão agendadas previamente pela professora. A procura por outro serviço a ser visitado ficará por conta do aluno, que contará com a comodidade de escolher o CERSAM ou CAPS, mais perto de sua residência ou trabalho. Caso o aluno tenha dificuldade em agendar uma visita, entrar em contato imediatamente com a professora, para que ela viabilize a visita.

Outros materiais