Buscar

RESUMO DE PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA:
- A primeira tentativa de legitimar a psicologia foi dos filósofos gregos.
- O termo Psicologia provem da palavra Psyché (alma) e Logos (Razão), sendo definida então como o estudo da alma. Estuda-se a alma, pois o ser humano é dotado desta.
- No período pós-socrático, define-se a relação do homem c o mundo através da percepção.
ORIGEM DA PSICOLOGIA CIÊNTIFICA: Período de revolução industrial.
- O cérebro é o que está associado ao que se discute sobre corpo e alma. A psicologia surge a partir da filosofia.
NEUROFEEDBACK: Respostas do sistema nervoso. Trabalha na reorganização de impulsos elétricos.
PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA: Define-se o objeto de estudo (comportamento, consciência), delimita o campo que irá atuar, pensa na metodologia que se vai utilizar (a psicologia utiliza da observação, dialogo, dentre outros), e por fim formulam-se teorias sobre.
PRINCIPAIS TEORIAS:
BEHAVIORISMO (COMPORTAMENTAL): Área que trabalha com o comportamento dos indivíduos, acredita nas influencias do ambiente e o contexto em que se vive. Desenvolvem em laboratórios, trabalham com experimentos em ratos.
Modelagem de comportamento: Condicionar algum tipo de comportamento desejado (ex: ensinar o rato a beber agua). Para o procedimento é necessário obedecer uma sequência pedagógica e não delimitar o objetivo logo no início.
- É a teoria mais aplicada por psicólogos em contexto esportivo;
- Acredita-se que exista uma influência das questões externas (ambiente) sobre o sujeito, e também do sujeito sobre o ambiente;
- Sempre existe um estimulo que irá gerar uma resposta; 	- A partir desta teoria surgiram os primeiros laboratórios;
- Os experimentos eram realizados inicialmente em animais, para depois serem realizados em seres humanos;
PRIMEIRAS PESQUISAS:
Começaram com os comportamentos respondentes (reflexos). Exemplo: teste do joelho com o martelo, que é um comportamento não condicionado. Deu-se um estimulo e teve-se uma resposta. Exemplo: movimentos de sucção, movimentos de segurar a mão. 
COMPORTAMENTO RESPONDENTE: Num ambiente aquecido, o sujeito coloca a sua mão num balde de agua, onde automaticamente a temperatura do seu corpo irá diminuir (comportamento não condicionado). É realizado um novo teste e colocado uma campainha juntamente no momento em que o sujeito coloca a mão no balde d’agua. Após algumas realizações, retira-se o balde e é deixado somente a campainha. O sujeito agora num ambiente aquecido ao som da campainha diminuirá a temperatura corporal. Este fenômeno é chamado de comportamento respondente condicionado.
OBS: Para que o comportamento seja adquirido com eficiência, é necessário realizar o exercício varias vezes.
COMPORTAMENTO OPERANTE: É o ensinar, condicionar o individuo a algo. Porém este condicionamento depende da necessidade. Para que o comportamento seja mantido, deve-se dar um reforço. Exemplo: ensinar o rato a beber agua, porém é necessário que este esteja com sede. E para que o comportamento permaneça é necessário o reforço que é dar a agua para beber.
OBS: Deve-se ter necessidade para ter interesse e um reforço para que o comportamento permaneça.
TIPOS DE REFORÇO:
REFORÇO POSITIVO (+):Quando se tem o objetivo de aumentar a frequência do comportamento (adiciona-se algo a mais). Se você tirar boas notas, te dou o caderno que você tanto quer.
REFORÇO NEGATIVO (-): Quando se tem o objetivo de aumentar a frequência do comportamento (retira-se algo ruim ou o aversivo). Ex: Se você limpar o prato não precisa lavar a louça.
Dois processos importantes do reforço negativo: Esquiva e Fuga.
Comportamento de Esquiva: Ocorre antes de que o aversivo (algo ruim) aconteça (ex: virar o rosto quando escuto o barulho do aparelho do dentista.
Comportamento de Fuga: Ocorre junto com o aversivo (levantar a mão quando o dentista já esta realizando o procedimento, com o intuito de diminuir a dor).
PUNIÇÃO: Não gera aprendizado na maioria dos casos.
PUNIÇÃO POSITIVA: Adiciona-se algo ruim (choque no rato, para que este não toque).
PUNIÇÃO NEGATIVA: Retira-se algo positivo.
PSICOLOGIA NA ESCOLA:
REFORÇO POSITIVO: Se todos se comportarem, faltando 5 minutos todos serão liberados para brincar;
REFORÇO NEGATIVO: Se vocês se comportarem não teremos aula teórica semana que vem.
PUNIÇÃO POSITIVA: Se você não se comportar, você ficará sentado ao meu lado para me ajudar e não fará a prática.
PUNIÇÃO NEGATIVA: Retirar da criança a possibilidade de fazer a aula de Educação Física.
GESTALT:
- Trabalha com a percepção do sujeito, qual ou como o sujeito percebe alguns estímulos e como este age mediante a estes estímulos.
- Cada sujeito tem sua forma de percepção das coisas. Exemplo: os alunos gostam das aulas de Educação Física e não das de matemática.
- No Behaviorismo há um estimulo buscando uma resposta, porém a Gestalt questiona se todo o estimulo irá gerar uma resposta idêntica em todas as situações.
- A Gestalt não trabalha com a relação direta do estimulo com a resposta. A Gestalt diz a respeito da vontade do sujeito;
- As sensações negativas e positivas dependem das questões históricas. Exemplo: A vizinha está fazendo um bolo de chocolate, você lembra do sabor pois em seu histórico, já sentiu o cheiro e o sabor. Porém, um outro sujeito que nunca presenciou uma situação destas, não fará sentido o cheiro.
PERCEPÇÃO: Cada um tem uma maneira de pensar em determinados objetos (estímulos dados). Pensar num computador como um todo (Todos que já viram um computador, pensarão num, mas nem todos pensarão com a mesma forma e os mesmos objetos).
Quando conhecemos as partes de um determinado objeto, consegue-se conhecer o todo.
INSIT: Estratégias que são utilizadas para que tenhamos uma percepção (símbolo de uma determinada empresa, Itaú). Ao vermos o símbolo, temos a percepção que este representa uma determinada coisa, ou seja, temos a capacidade de associar, juntar as partes e formar o todo.
COMO ACONTECE A PERCEPÇÃO: 
- Quando vemos algo, nossa mente consegue perceber que figura que está sendo apresentada através da junção das partes (processo de fechamento).
- Para que o sujeito perceba o que está visualizando ou sentindo é necessário que este já tenha vivencias anteriores com a situação.
A BOA FORMA:
- Ter a percepção de algo que faz parte do nosso cotidiano, ou seja, quando visualizamos algo, ou alguém tentamos associar com algo do nosso dia-a-dia. Exemplo: Quando cumprimentamos alguém de longe e ao chegar perto percebemos que não era a pessoa.
- A mente humana faz uma reformulação da imagem, juntando as partes para que enxerguemos como um todo;
CAMPO PSICOLÓGICO: É a tendência de acharmos um significado para algo que estamos olhando ou sentindo (uma pessoa de longe ou um cheiro de comida). Exemplo: Vejo alguém de longe e acho que é um amigo, sinto um cheiro e acho que é de arroz.
INSIGHT: Para Gestalt a aprendizagem funciona como a relação das partes com o todo.
PSICANALISE: Área que trabalha no desenvolvimento da personalidade do sujeito. Busca estudar e desenvolver funções especificas no sujeito (desenvolvimento cognitivo).
- Teoria mais utilizada e conhecida na psicologia clínica. Utiliza da personalidade como objeto de estudo. Fundamentada por Freud;
PERSONALIDADE: Todos ser humano tem personalidade, o que varia são as características de cada um. Não existem personalidades iguais.
- A personalidade não é algo palpável (observável), então a psicanalise não trabalha com objetos concretos. É necessário avaliar as características e assim definirmos a personalidade do sujeito;
- O primeiro foco da psicanálise foi analisar as mulheres estéreis. Buscava fazer com que as pessoas voltassem ao estágio considerado “normal”;
METODO: A psicanalise trabalha com um método de investigação interpretativo, ou seja, o psicólogo ouve mais o paciente e depois interpreta a fala do sujeito;
COMO SE INTERPRETA: A interpretação é feita através da fala do sujeito, tendo o objetivo de fazer o sujeito se expor (se abrir), refletir sobre seus problemas e este mesmo procuraruma solução para lhe dar com estes.
MÉTODO CATARTICO: É o método que estimula o sujeito a falar, onde este pode resgatar situações do 
inconsciente para o conciente (traumas de criança). Faz com que o sujeito libere seus afetos, emoções 
e sentimentos traumáticos. A técnica de hipnose já não é mais utilizada. Exemplo: Uma criança foi abusada sexualmente, depois de um tempo essa pessoa começa a ter relações sexuais e pode lembrar dos traumas sofridos na infância.
VARIAVEIS IMPORTANTES:
REPRESSÃO: Mecanismos de defesa (processo que visa encobrir lembranças ruins. Tudo que está no inconsciente fica armazenado (não lembramos do dia em que nascemos).
RESISTENCIA:
RECALCAMENTO: São situações, momentos que o mecanismo de defesa envia para o inconsciente.
O DESENVOLVIMENTO HUMANO PARA FREUD: Freud classifica o desenvolvimento em fazes.
FASE ORAL: De 0 a 18 meses, a criança sente prazer na região da boca. O processo de desmame pode ser algo que marque esta fase, podendo ser traumático para criança.
FASE ANAL: Dos 18 meses aos 3 anos, tendo prazer nesta fase na região do anus. A criança aprende a fazer suas necessidades (saem das fraudas). Fase egoísta da criança.
FASE FÁLICA: Dos 3 aos 6 anos, neste período as crianças começam a diferenciar a sexualidade, começam a aparecer as dúvidas. Nesta fase também ocorre a elaboração do complexo de édipo (disputa psíquica de afeto, onde a criança disputa pelo afeto do pai ou da mãe. A personalidade neste período é bipolar.
FASE LATÊNCIA: Dos 6 aos 11 anos, é o período em que a criança deseja conhecer novas pessoas (período de socialização).
FASE GENITAL: Após a puberdade, o sujeito tem prazer nos órgãos genitais. Não se preocupando apenas com o seu prazer e sim em satisfazer o prazer de outras pessoas. O indivíduo adquire a capacidade de amar e cuidar.
OBSERVAÇÕES: A PSICANALISE corresponde a questões internas do sujeito, sendo contrária ao behaviorismo que acredita que o ambiente, o contexto influencia o sujeito.
AS TRÊS INSTANCIAS DO APARELHO PSIQUICO: ID, EGO e SUPEREGO.
ID: Corresponde a satisfação das minhas próprias necessidades, sendo então o princípio do prazer que provém do inconsciente (exemplo: o comportamento da criança de querer satisfazer suas necessidades de qualquer forma, está relacionada ao ID).
EGO: Corresponde ao que procura o equilíbrio entre a satisfação das minhas necessidades e os meus princípios morais e éticos (se eu faço ou não). Tendo por funções básicas a percepção, memória, sentimentos e o pensamento. Exemplo: O adulto tem o ID formado, mas também tem o EGO que busca equilibrar os seus prazeres com os seus princípios de realizar ou não os prazeres.
SUPEREGO: São as leis presentes na sociedade. Questões morais presentes no dia a dia. Exemplo: A lei dos meus princípios é que eu não roube. Se eu roubar fere os meus princípios (Superego).
AEP 01: Considerando sua área de atuação, disserte sobre a importância da percepção na compreensão do comportamento humano que a teoria da Gestalt postula:
De acordo com o trabalho prestado pelo profissional de Educação Física, a importância da percepção neste ramo está associada à diversidade cultural nas escolas, nos centros de treinamento ou até mesmo nas academias, devido ao fato de que, o que o professor transmite aos alunos é um conteúdo único, porém a percepção de cada aluno é diferente, isto irá variar de acordo com o histórico deste. Portanto, é importantíssimo que na docência tenhamos consciência desta variedade de percepção dos alunos. Exemplo: O professor demonstra o exercício de finalização no handebol. Alguns alunos terão facilidade, por terem uma vivencia com a modalidade (histórico), outros alunos, terão dificuldades por falta de vivencia, terão aqueles que não intenderão o que foi pedido, por nunca terem feito e ainda terão os que realizam o movimento de acordo com suas particularidades.

Outros materiais