Buscar

4 MI causa cancer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
Alfenas – MG
2013
4-MI PODE CAUSAR CÂNCER?
*
*
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
Projeto científico, apresentado ao Curso de Biomedicina - UNIFENAS, como parte das exigências da disciplina de Metodologia Científica.
Orientador(a): Msc. Profª Darlene Cabral
Alfenas – MG
2013
4-MI PODE CAUSAR CÂNCER?
*
*
1 INTRODUÇÃO
 A Coca-Cola é o refrigerante de cola mais famoso e consumido no mundo. Existe uma considerável porcentagem da população viciada no produto. Estudos demonstraram que o 4-MI (4-metilimidazol), produto encontrado no corante caramelo que da cor à bebida, em altas dosagens, causa câncer em ratos. A concentração do 4-MI no Brasil é a maior no mundo, contendo 267 microgramas por lata (355 mL), enquanto na Califórnia a concentração é de 4 microgramas por lata. Este estudo tem como objetivo mostrar, através de uma revisão de literatura, expor para os consumidores os danos que a Coca-Cola pode causar no organismo e orientar quanto a porcentagem saudável do refrigerante, se houver. Considerando esta informação, então os indivíduos que consomem muito desta bebida tem uma maior predisposição à doença e, na maioria das vezes, não têm esse conhecimento. Por isso a importância em informar os consumidores dos males causados.
*
*
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
 Mostrar os danos causados pela Coca-Cola no organismo humano.
2.2 Objetivos específicos
 Propor a troca do consumo da Coca-Cola pelo consumo de sucos naturais que são, indiscutivelmente, muito mais saudáveis.
 Propor a empresa Coca-Cola, a substituição do corante caramelo utilizado na produção do refrigerante por um que não cause danos ao organismo dos consumidores.
*
*
4 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 O que é o câncer?
 
 Câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. O QUE... (2000)
 Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. O QUE... (2000)
 Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. O QUE... (2000)
 As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. O QUE... (2010)
 
 O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células.
 O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando. O QUE... (2000)
*
*
 3.2 Refrigerante
 
 Em termos gerais a composição da Coca-Cola é a seguinte:
 Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar a cor escura e o gosto; ácido ortofosfórico (azedo); sacarose - açúcar ( HFCS- High FructoseCornSyrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha de cocaína e outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono ( muito ) para causar aquela sensação de ardor na garganta quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração (OCUTUPUS, 2010).
 O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, este ácido literalmente corrói tudo, e em grande quantidade pode até causar a destruição do esmalte dos dentes, o ácido cítrico ataca os dentes com muito menor violência. Este ácido pode até causar osteoporose, particularmente em crianças dos 2 aos 14 anos (OCTUPUS, 2010).
 Efeito da Coca Cola no organismo:
 Dez minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce. EFEITO... (2012)
  Vinte minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante). EFEITO... (2012)
 Quarenta minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido. EFEITO... (2012)
 Quarenta e cinco minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína. EFEITO... (2012)
 Sessenta minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina. EFEITO... (2012)
 Sessenta e cinco minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água. EFEITO... (2012)
 Setenta minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes. EFEITO... (2012)
*
*
3.2.1 Aromatizante usado em refrigerantes pode causar câncer
 
 Pesquisas feitas recentemente nos EUA apontaram que a quantidade de corante caramelo na Coca-Cola estava muito acima do permitido, o que pode causar danos a saúde, como o câncer. A Coca-Cola possui em sua composição o 4-MEI (4-metilimizadol), que é formado a partir de amônios e sulfitos. Entretanto, as pesquisas foram feitas em animais, especificamente ratos, em que foram aplicados altos níveis de 4-MEI por longos períodos de dois anos. Observou-se que os ratos tiveram aumento na incidência de tumores. Portando, ainda não se tem uma relação comprovada entre o 4-MEI e os seres humanos. Segundo Douglas Karas, porta voz da vigilância sanitária dos Estados Unidos, “uma pessoa precisaria consumir milhares de latas de refrigerante
diariamente para atingir o numero de doses equivalentes às administradas no estudo que mostrou relação com o câncer de ratos de laboratório.” AROMATIZANTE... (2012)
 Pelas normas brasileiras, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso da substância na produção de corantes é permitido, “desde que o teor de 4-metil imidazol não exceda no mesmo a 200mg/kg (duzentos miligramas por quilo)”. Na pesquisa recente do CSPI, latinhas vendidas em Washington tinham entre 103 e 153 microgramas da substância. A legislação da Califórnia prevê que o limite considerado seguro para o consumo em uma latinha é de 29 microgramas (milionésimos de grama) de 4-MI. AROMATIZANTE... (2012)
*
*
3.2.2 O que é corante?
 Os corantes são aditivos alimentares e estão presentes nos alimentos industrializados como massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros. Existem vários tipos de corantes, os mais comuns são os artificiais e os naturais (SARMENTO, 2012).
 Os tipos artificiais não possuem nenhum valor nutritivo e servem (como o nome sugere) apenas para colorir os alimentos que perderam a coloração na industrialização. “Uma gelatina de morango, por exemplo, se fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás”, argumenta nutricionista Thabata Martins, do ZahraSpa& Estética (SARMENTO, 2012).
 Quando consumidos com frequência, os corantes artificiais podem interferir no processo metabólico e até neurológico. Além disso, o consumo dos aditivos também pode desencadear alergias, irritação estomacal e até prejudicar a pele. Portanto, se perceber uma reação ao produto com o corante artificial, suspenda imediatamente o produto do cardápio (SARMENTO, 2012).
 Os corantes podem causar reações alérgicas: alguns possuem ações tóxicas sobre o feto ou são terstogênicos, ou seja, podem fazer nascer crianças-monstro; anemia hemolítica; o caramelo, quando preparado de modo inadequado, pode conter substâncias capazes de causar convulsões (BONTEMPO, 2012).
 O corante caramelo (4-MEI)
 Corante caramelo é um nome genérico para vários tipos de corante. O corante caramelo é uma complexa mistura de vários componentes obtida pelo aquecimento de carboidratos alimentícios, sob pressão e temperaturas controladas, na presença ou não de reagentes químicos. Dessa forma, a legislação classifica o corante caramelo em quatro tipos, conforme o processo em que foi produzido. São eles:
 Caramelo I. Conhecido como caramelo simples. Para sua obtenção, podem ser usadas substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos dos alimentos e bebidas pode ser descrito como INS 150a.
 Caramelo II. Conhecido como caramelo sulfito cáustico. Para sua obtenção, são usados sulfitos, bem como substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos dos alimentos e bebidas pode ser descrito como INS 150b.
 Caramelo III. Conhecido como caramelo amônia. Para sua obtenção, são usados compostos amoniacais, bem como substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos dos alimentos e bebidas pode ser descrito como INS 150c.
 Caramelo IV. Conhecido como caramelo sulfito-amônia. Para sua obtenção, são usados sulfitos[?], compostos amoniacais, bem como substâncias ácidas ou bases. Nos rótulos, pode ser descrito como INS 150d.
 Os corantes caramelos conferem uma coloração de levemente am[1]arelada até marrom bem escuro. Cada tipo de corante caramelo têm uma aplicação mais indicada. Os mais utilizados no Brasil são os corantes caramelos tipos III (em cervejas, molhos shoyu) e IV (em refrigerantes).
 Ometilimidazol (4-MEI), uma substância supostamente cancerígena que se forma a partir da utilização de amônia ou sulfitos na produção do corante caramelo tipos III e IV. O CORANTE... 2012
 
*
*
5 MATERIAL E MÉTODOS
 A pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e qualitativo, em que será feita uma avaliação do número de pessoas que têm conhecimento sobre os malefícios da Coca-Cola e da Pepsi que podem causar câncer, por conter o corante 4-MI. Para esta avaliação, será enviado um questionário para os alunos de Biomedicina da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS. O trabalho será feito em cima de uma revisão de literatura, em que serão coletadas informações contidas em sites, livros e documentos publicados, apesar de ainda conter poucas informações sobre este assunto, pois ainda é recente.  Após feita a pesquisa, será realizada a leitura do material, retendo partes essenciais para o desenvolvimento do trabalho. As partes serão analisadas, então, será feito uma elaboração de fichas, onde terá um resumo de partes relevantes do material consultado. Após elaboradas as fichas, será realizado o ordenamento dessas fichas, que serão organizadas de acordo com o conteúdo, depois, será feito, por último, a conclusão, que será obtida a partir da análise de dados.
*
*
6 PLANO DE EXECUÇÃO 
*
*
8 RECURSOS
Humanos: Para a realização do trabalho será necessária a colaboração dos alunos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos de Biomedicina da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, que responderão um questionário para ser analisado o conhecimento dos malefícios da coca-cola. Para isso, precisaremos da ajuda da coordenadora do curso de Biomedicina, Luísa Barbosa. Para ser realizado todo o trabalho, precisaremos da colaboração também da professora Darlene Cabral, que orientará o que deve ser feito.
Materiais: Para a realização do presente trabalho será necessário um computador com acesso ao Microsoft Word para a montagem do questionário, uma impressora com tinta preta para a impressão deste questionário e máquinas de Xerox, para tirar Xerox do número necessário de questionário. 
Financeiros: Para o trabalho, estão estimados os seguintes preços: - Impressão: 15 centavos. - Cópias: 3 reais.
*
*
9 PLANO DE TRABALHO 
O presente trabalho pode ser feito da seguinte maneira: Primeiramente, deve-se pesquisar sobre a substância 4-MI e colher todo o material disponível em sites, livros, revistas científicas etc. Feito isso, deve-se analisar todo o material colhido e separar as partes importantes e essenciais para a realização do trabalho.  Será feito um questionário para análise do conhecimento dos alunos de Biomedicina da Universidade José Rosário Vellano (UNIFENAS) sobre essa substância que está presente na Coca-Cola e na Pepsi, que causa câncer. Distribuídos e respondidos os questionários, será levantado o resultado do mesmo. Após todas essas etapas, será feita a conclusão do trabalho, a partir de todo material colhido durante a pesquisa.
*
*
REFERÊNCIAS
INCA: O que é câncer? Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322>. Acesso em: 15 de Abril. 2013.
SBT Jornalismo: Coca-Cola tem corante que causa câncer e terá que mudar a fórmula. Disponível em: <http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=17000&t=Coca-Cola+tem+corante+que+causa+c%E2ncer+e+ter%E1+que+mudar+a+f%F3rmula>. Acesso em: 15 de Abril. 2013. 
HypeScience: Coca-cola pode causar câncer? Disponível em: < http://hypescience.com/coca-cola-pode-causar-cancer/>. Acesso em: 15 de Abril. 2013.
MedClick: O Que é Corante Caramelo? Disponível em: <http://www.medclick.com.br/alimentacao/corante-caramelo-o-que-e-4-metilimidazol-mei.html>. Acesso em: 15 de Abril. 2013-05-29
*
*
APÊNDICE
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO NA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
Você toma refrigerante? (Coca-cola ou Pepsi)
( ) Sim ( ) Não
Se sim, com que freqüência? 
( ) Todos os dias ( ) 1 a 2 vezes por semana ( ) Final de semana ( ) Outros
Você tem conhecimento sobre a substância 4-MI? 
( ) Sim ( ) Não
Você sabia que essa substância está presente na coca-cola e na Pepsi e pode causar câncer?
( ) Sim ( ) Não

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais