Buscar

Questionário Propriedades Mecânica - Fluência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Quais são os mecanismos de deformação por fluência?
Resposta simples:
Para  uma  dada  tensão  e  temperatura  cada  mecanismo  possui   uma  dada  velocidade,  e o mecanismo  predominante  de   deformação  é  o  que  apresenta  máxima  velocidade. Em fluência  os  dois  mecanismos  de  deformação  são:  
1 - Movimento  de  discordâncias  2 -  Difusão
Resposta complicadinha: (hahaha)
Os mecanismos de deformação por fluência variam de acordo com as faixas de temperatura e de tensão que são empregadas durante o ensaio.
Sendo “n” uma constante que depende do material:
quando n ~ 1 o mecanismo de deformação dominante é o de transporte de átomos por difusão. É processo que ocorre em baixas tensões e altas temperaturas, tornando-se mais intenso quando à medida que decresce o tamanho de grão do material. Os processos de difusão podem ocorrer através da rede cristalina (fluência Nabarro-Herring) ou pelos contornos de grão (fluência Coble) ou até mesmo através dos núcleos das discordâncias (fluência Harper-Dorn). Cada um desses processos apresenta um determinado tipo de dependência com o tamanho de grão do material.
 Quando n ~ 3 o mecanismo dominante é o de deslizamento de discordâncias controlado por atrito viscoso na rede cristalina. E o processo principal de deformação em altas temperaturas que ocorre no caso de fluência de ligas com adição de elementos em solução sólida. 
Quando n ~ 5 o mecanismo dominante é o de deslizamento de discordâncias controlado por escalagem . É o que mecanismo principal no caso de fluência de metais puros e certos tipos de ligas com elementos de liga em solução sólida.
Quando n > 5 os mecanismos podem ser bem complexos, indicando fenômenos de interação de discordâncias com precipitados ou fases dispersas, formação de emaranhados de discordâncias ou sub estruturas de discordâncias, enfim desenvolvimento de fatores microestruturais mais complexos que provocam o aparecimento de uma tensão interna no material.
2 - Porque ocorre a fluência em materiais?
A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais. Não haveria fluência se estas falhas não existissem. Existem metais que exibem o fenômeno de fluência mesmo à temperatura ambiente, enquanto outros resistem a essa deformação mesmo a temperatura elevadas.
3 – explique os mecanismos de difusão na fluência.
	A difusão pode ocorrer no interior do grão ( Nabarro – Herring) ou pelos contornos de grão, na primeira as lacunas se movimentam de forma a produzir um aumento do comprimento dos grãos ao longo da direção de aplicação de tensões de tração. Assim as lacunas se movem do topo e da base para as regiões laterais do grão. Os contornos perpendiculares à direção de aplicação da tensão de tração são distendidos e funcionam como fontes de lacunas. Os contornos paralelos à direção de aplicação de tensão de tração funcionam como sumidouros de lacunas. Já no segundo processo a difusão resulta no escorregamento de contornos o que possibilita, também, alongamento de grãos na direção da aplicação de tensão de tração.

Outros materiais