Buscar

simulado filosofia

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FILOSOFIA
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201501307485)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao nascimento da Filosofia, leia as três afirmações a seguir e marque uma das cinco respostas sobre o que é verdadeiro dentre as opções de A até E (valor 0,8 ponto). l) Até o nascimento da Filosofia, a religião, as tradições e os mitos tinham explicações para todos os acontecimentos; mas a partir de um certo momento aquelas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam as causas das mudanças e nem convenciam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo. ll) Durante muito tempo pensou-se que o nascimento da Filosofia foi decorrente de transformações que os gregos operaram na sabedoria oriental. Depois pensou-se que o nascimento da Filosofia foi decorrente de um ¿milagre grego¿, fruto exclusivo da genialidade deles. Estudo recentes confirmam as duas contribuições citadas. lll) ) O nascimento da Filosofia interrogou diversas explicações sobre o mundo que eram dominantes nos campos das religiões e das tradições; foram questionadas as causas das mudanças, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres. A única área que os filósofos não se ocupavam eram os mitos e suas irracionalidade.
		
	 
	Apenas a I e a III são verdadeiras
	 
	Apenas a I é verdadeira
	 
	Apenas a II é verdadeira
	 
	Apenas a I e a II são verdadeiras
	 
	Apenas a II e a III são verdadeiras
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501788761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Platão tem sua obra como síntese da preocupação com:
		
	 
	Ciência , Moral e Política.
	
	Oratória, Política e Retórica.
	
	Ciência , Política e Coesão Social.
	
	Democracia, Maiêutica e Política.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501641156)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Existem muitas teorias sobre o surgimento da filosofia na Grécia e inúmeras delas deixam de mencionar o fator que é essencial a qualquer sociedade para prosperar ou não. Como se sabe, a Grécia se tornou império da época tanto em termos materiais quanto em ideias que ainda hoje são usadas como válidas. Quais os fatores que permitiram a ascensão de Atenas no contexto daquela época? Assinalar a alternativa correta.
		
	
	Atenas tinha grandes sábios naquela época e eles tornaram esta cidade famosa no mundo todo com as suas ideias.
	 
	Aprimoraram todas as invenções que existiam na época e se tornaram dominates no comércio e os grandes pensadores difundiam as suas ideias.
	
	Esta cidade tinha vantagens geográficas e a sua localização era estratégica para ter contato com os outros povos e vice versa.
	
	Os deuses foram a favor dos gregos naquela época e através desta ajuda se sobressaíram nas ideias daquela época.
	 
	Eles se tornaram imperialistas econômicos e com esta prática conseguiram impor suas ideias para o mundo todo, conhecido da época.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501638556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A importância dos filósofos pré-socráticos consiste em: A) Negar o mito e introduzir a explicação racional do mundo natural. B) Abrir um novo caminho para explicar o mundo, que levou à filosofia e à ciência. C) Recontar os mitos com a base na razão. D) Fundar a física como a ciência sobre o movimento e transformação do mundo natural. E) Observar a natureza e usar a mitologia na sua explicação.
		
	
	Observar a natureza e usar a mitologia na sua explicação.
	
	Recontar os mitos com a base na razão.
	 
	Abrir um novo caminho para explicar o mundo, que levou à filosofia e à ciência.
	
	Fundar a física como a ciência sobre o movimento e transformação do mundo natural.
	
	Negar o mito e introduzir a explicação racional do mundo natural.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501638560)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo os gregos antigos, a retórica é: A. A disciplina que ensina a elaboração e a expressão do discurso. B. O método de persuasão. C) A ciência que ensina como apresentar um discurso. D O estudo do significado das palavras a serem usadas num discurso. E) O método de construção do discurso persuasivo.
		
	 
	O método de construção do discurso persuasivo.
	 
	A disciplina que ensina a elaboração e a expressão do discurso.
	
	O estudo do significado das palavras a serem usadas num discurso.
	
	A ciência que ensina como apresentar um discurso.
	
	O método de persuasão

Outros materiais

Perguntas Recentes