Buscar

SALVADOR BONOMO OPINIÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE CASTELO BRANCO – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – PROFESSOR OLNEY BRAGA – Datas: 07-04 e 08-04-2016
SALVADOR BONOMO OPINIÃO – A GAZETA – 08-02-2015
Ex-deputado estadual e promotor de justiça aposentado
 No Brasil, funciona a “Lei de Gerson”, que é a que tem o condão de regular a conduta de todos aqueles que até se orgulham de levar vantagem em tudo!
DOENÇAS DA DEMOCRACIA
 A Democracia é processo que não admite retrocesso. É regime de governo em permanente aperfeiçoamento, cuja perfeição requer representantes honestos e competentes, eleitos, intermitente e diretamente, pelo povo, cujas ações exigem transparência. 
 Lamentavelmente, ainda não temos Democracia autêntica, cuja construção, além de Liberdade, Igualdade e Justiça concretas, requer urgente superação da vetusta mentalidade patrimonialista, raiz da nossa pobre cultura, que aceita como natural misturar-se interesses públicos com interesses privados.
 Exemplos incontestáveis, porque públicos e notórios, são: um senador usar jatinho da FAB para ir de Brasília a Recife fazer implante de cabelos, o “Mensalão”, o “Petrolão”.
 São exemplos típicos desse inaceitável procedimento negativo o clientelismo, o fisiologismo, o nepotismo, o aparelhamento estatal, o tráfico de influência, enfim, a corrupção.
 Essa maldita herança cultural é tão prejudicial que impede que o mérito seja o critério de escolha dos servidores públicos, causa precípua da ineficiência das nossas instituições públicas. Aliás, alguém já disse que o emprego de parentes em certos órgãos públicos se constitui em verdadeiros “condomínios familiares”, razão da conhecidíssima máxima popular: primeiro, o meu; depois, o o do plebeu!
 A meu ver, não existe Democracia em um país onde as respectivas instituições, apesar de numerosas e assaz onerosas – 39 ministérios com mais de 50% de cargos comissionados, 32 partidos políticos, como autênticas moedas de troca etc. -, não funcionam satisfatoriamente. Executivo incompetente, Legislativo lento, oneroso e desacreditado, Judiciário moroso, de que resultam: Educação deficiente, Saúde enferma, Segurança em forma de sensação, Justiça tarda etc.
 Aliás, no Brasil, o que funciona efetiva e tempestivamente é apenas uma Lei, a intitulada “Lei de Gérson”, que é a que tem o condão de regular a conduta de todos aqueles que até se orgulham de levar vantagem em tudo! Mas, pergunta-se: é possível resolver-se tantos e tamanhos problemas tão visíveis a olho nu?
 Concluindo, afirmo que é perfeitamente possível, desde que, para tal desiderato, nossos gestores públicos tenham a indispensável “vontade política”, e que, a par de observarem os preceitos legais, respeitem, sobretudo, os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Leia o texto, interprete-o e providencie o rascunho dele.

Outros materiais