Buscar

Resumo m1 Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATOS PROCESSUAIS
Processo: sinônimo de procedimento. É a relação jurídica estabelecida entre os sujeitos processuais (partes, juiz, auxiliares da justiça, etc). Ato processo e a relação jurídica processo;
Procedimento: em si, refere-se aos atos processuais praticados pelos sujeitos do processo;
Atos processuais: são as formas de dar andamento ao processo; impulsionam o processo no sentido de obter uma decisão final;
Preclusão: A preclusão, no sentido lato, exprime a ideia de: a) extinção de um poder, para o juiz ou o tribunal; e b) perda de uma faculdade processual, para a parte em razão do fato de se haverem alcançado os limites assinalados por lei ao seu exercício.
 A preclusão é um dos institutos de que se pode servir o legislador para tornar o processo mais rápido, pois é um instituto que visa a levar o processo para frente, impedindo eternos retornos no curso do procedimento.
A preclusão pode ser: lógica, consumativa ou temporal.
Preclusão lógica: ato em sentido contrário a outro já executado.
Preclusão consumativa: ato que não pode ser emendado/praticado novamente.
Preclusão temporal: perda do prazo a ser respeitado para a prática de determinado ato processual.
PRECLUSÃO “PRO JUDICATO”: ART. 471- CPC: “Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide, salvo”.
Coisa julgada: é a decisão judicial transitada em julgado, ou seja, a decisão judicial de que já não caiba recurso.
Transação Processual: acordo entre as partes. Reconhecimento parcial de direitos. É aceitável em qualquer parte do Processo.
Eleição do Foro: 
→ CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS: vale mais a validade do ato do que a formalidade.
Atos das partes:
Petição inicial: é o início do processo. O interessado invoca a atividade jurisdicional, fazendo surgir o processo. Seus requisitos são: forma escrita/digitada, datada. Assinatura por quem tenha capacidade (advogado, defensor público ou membro do MP), com exceção nas ações de alimentos, habeas corpus, juizados especiais cíveis, e na primeira instância (em causas cujo valor não exceda a 20 X o salário mínimo), pedido de concessão de medidas protetivas de urgência em favor da mulher que se afirma vítima de violência doméstica ou familiar.
Deve conter endereço eletrônico e físico, do advogado, acompanhada de procuração. 
Indicação do juízo a que é destinada, perante o qual formula-se a pretensão, observando as competências.
Qualificação das partes, nomes, prenomes, estado civil, profissão, número do CPF ou CNPJ, endereço eletrônico, domicílio e residência do autor e do réu. Tais requisitos são necessários visando evitar o processamento de pessoas incertas. Nos casos de pessoa jurídica, exige-se ainda o estatuto social e documentação de regularidade da representação.
Causa de pedir, com exposição dos fatos e dos fundamentos jurídicos do pedido (qual direito lhe foi ferido). A pluralidade de fatos jurídicos implicará a pluralidade de demandas.
Pedido: toda petição inicial deve conter ao menos um pedido, com suas especificações. 
Atribuição de valor à causa: toda petição inicial deve constar o valor da causa.
Indicação dos meios de prova;
Opção pela realização ou não da audiência de conciliação/mediação: o silêncio é indicativo da vontade de que haja audiência de conciliação ou mediação.
Documentos necessários: previstos em lei.
Emenda da petição inicial: quando irregular por falta de algum requisito (prazo 15 dias após determinação do juiz) ou então será indeferida. A Emenda da inicial após a contestação é possível, desde que não modifique o pedido ou a causa de pedir sem o consentimento do réu.
Indeferimento da Petição Inicial: não admite o processamento da demanda. Somente ocorre no início do processo, antes de ouvir o réu. 
Contestação: A contestação está para o réu como a petição inicial está para o autor. Trata-se do exercício do direito de defesa. No procedimento comum, a contestação é escrita e deve ser assinada por quem tenha capacidade postulatória - advogado, membro do Ministério Público ou defensor público.
Prazo: Quinze dias. Se o réu for Ministério Público, ente público, réu representado judicialmente por defensor público ou litisconsorte com advogado diferente do outro litisconsorte, trinta dias;
Rol de Testemunhas: produção de prova testemunhal, o juiz fixará prazo comum não superior a quinze dias para que as partes apresentem rol de testemunhas. O número de testemunhas arroladas não pode ser superior a dez, sendo três, no máximo, para a prova de cada fato.