Buscar

minha apol nota 100.docx

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o texto a seguir:
O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a efetivação dos SINAES está baseada em princípios, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. Analisar a instituição a partir da unidade de indicadores de qualidade, visto em sua forma isolada.
II. Respeito à identidade, à missão e à história das instituições, além da continuidade do processo avaliativo.
III. Compreender que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica.
IV. Responsabilidade social com a qualidade da educação superior e reconhecimento da diversidade do sistema.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.
Fonte: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>Acesso em: 22 mar. 2015, p. 2.
Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Processo de justiça, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Tomada de Decisão.
	
	B
	Instrumentos quantitativos de verificação, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Ênfase no produto.
	
	C
	Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
	
	D
	Diagnóstico da Realidade, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Resultado final.
	
	E
	Capacidade do sujeito, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Aprovação para o nível subsequente.
 
Questão 3/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O material didático é considerado como um elemento facilitador do processo ensino aprendizagem.
Porque
II. Por meio dos materiais didáticos o professor poderá ilustrar a aula e motivar o interesse do aluno para o aprendizado por meio de representações concretas.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção
	
	A
	As assertivas I e II são falsas.
	
	B
	A assertiva I contraria a ideia expressa na assertiva II.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes
	
	D
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras onde a segunda assertiva  complementa a ideia apresentada na primeira
Questão 4/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A didática é considerada a ciência, a técnica que orienta o processo ensino aprendizagem, é um dos pilares mais importantes da prática pedagógica, pois propicia subsídios necessários que podem facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Porque
II. A didática está fundamentada em princípios científicos, e também é técnica, pois procura aplicar esses princípios na ação docente.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	 A assertiva I é uma proposição verdadeira  e a II é falsa.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	D
	 A assertiva I apresenta ideia contraria a assertiva II.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira
Leia o texto a seguir:
A prática pedagógica tem papel fundamental na formação docente, pois através dela é possível construir conhecimento profissional por meio da interação entre teoria e a prática, e assim poderá propiciar sua intervenção no processo educacional, de forma adequada e diferenciada, visando ao desenvolvimento das escolas e à aprendizagem dos alunos.
Estrela (at all,2002) apresenta recomendações que devem nortear a prática pedagógica.
Analise as afirmativas abaixo sobre estas recomendações.
I. ( ) A prática pedagógica deve centrar-se na análise de situações reais do exercício profissional e orientar-se para desenvolver competências científicas, éticas, sociais e pessoais.
II. ( ) A prática pedagógica tem o intuito de desenvolver a autonomia do professor.
III. ( ) A prática pedagógica deve privilegiar o trabalho individual e proporcionar momentos variados de observação, leitura e pesquisa;
IV. ( ) A prática pedagógica deve privilegiar espaços que favoreçam a construção do saber pedagógico como resultado da interação entre os saberes.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I, II e III são verdadeiras apenas
	
	B
	Afirmativa I, II e IV são verdadeiras apenas
	
	C
	Afirmativa I, II, III são verdadeiras apenas
	
	D
	Afirmativa I, III e IV são verdadeiras apenas
	
	E
	Afirmativas I e III são verdadeiras apenas
 
Questão 6/10
Leia o texto:
A avaliação é resultado de uma soma de fatores: a forma que o professor escolheu para avaliar, as ideias pedagógicas que permeiam essa escolha, as considerações acerca dos instrumentos utilizados, as datas de aplicação destes, a relação do aplicador com os educandos, entre outros fatores.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 69.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, quais os critérios para a formulação de questões de avaliação?
I. ( ) Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação.
II. ( ) Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa.
III. ( ) Ineditismo da avaliação garante o potencial para atender às exigências avaliativas.
IV. ( ) Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes.
 
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 7/10
	
	A
	Nesse nível de ensino escolar, pré escolar, a avaliação, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, e no desempenho demonstrado por meio dos instrumentos de avaliação, como é caso de provas e portfólios.
	
	B
	A prova ainda é o instrumento oficial da escola, pois, esse recurso permite observar como o aluno aplicaria a teoria de forma prática.
	
	C
	Sabendo que o regime de ciclos objetiva incluir todas as crianças na escola, com vistas a evitar a evasão e a reprovação, a avaliação da aprendizagem e desempenho acontece por meio de observações sistematizada, sendo desnecessária a utilização de instrumentos avaliativos.
	
	D
	Quando a avaliação no contexto da escola ciclada, adota as modalidades contínua e diagnóstica, é possível desconsiderar o sentido igualmente formativo e somativo desse processo.
	
	E
	A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho da aprendizagem dos alunosLeia o fragmento do texto:
[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?
Questão 8/10
Leia o texto a seguir:
O ensino, segundo Preti (1996), representa instrução, socialização de informação, aprendizagem e enquanto educação é definida por Maroto (1995) como estratégia de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base podemos afirmar que a educação, o ensino e a aprendizagem...
	
	A
	São processos independentes que acontecem com o indivíduo e não recebem influências do meio onde esta inserido para que ocorra a aprendizagem.
	
	B
	São processos que acontecem com o indivíduo decorrente das influências do meio onde esta inserido para que ocorra a aprendizagem.
	
	C
	São processos que não fazem parte da mesma realidade e não estão sujeitos às influências do meio onde esta inserido para que ocorra a aprendizagem
	
	D
	 São processos que fazem parte da mesma realidade e se referem a mesma dimensões e não estão sujeitos às influências do meio onde esta inserido para que ocorra a aprendizagem.
 
 
	
	E
	São processos que acontecem com o indivíduo e não recebem  influências do meio onde esta inserido para que ocorra a aprendizagem
Questão 9/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O material didático é considerado como um elemento facilitador do processo ensino aprendizagem.
Porque
II. Por meio dos materiais didáticos o professor poderá ilustrar a aula e motivar o interesse do aluno para o aprendizado por meio de representações concretas.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são falsas
	
	B
	A assertiva I contraria a ideia expressa na assertiva II.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes
	
	D
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras,onde a segunda assertiva complementa a ideia apresentada na primeira
Questão 10/10
Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Competência
Capacidade
Habilidade
Convivência
 
(  ) Sugere domínio de conhecimentos.
(  ) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
(  ) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
(  ) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
	
	A
	1, 2, 3, 4
	
	B
	4, 3, 2, 1
	
	C
	2, 4, 1, 3
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	1, 3, 2, 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes