Buscar

DISCURSIVA - AQUISIÇÕES E REESTRUTURAÇÃO EMPRESARIAIS E ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Aquisições e Reestruturação Empresariais
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
Questão 1/5
De acordo com o Pronunciamento Técnico (CPC) 01, os ativos devem ser submetidos a um teste anualmente ou sempre que houver algum evento indicativo da perda de valor do ativo.
Descreva o que significa Goodwill?
Nota: 20.0
	O ágio por expectativa de rentabilidade futura, denomina-se goodwill, é constituído pela diferença entre o valor pago por um determinado negócio e o valor justo dos ativos líquidos. Conforme o CPC 15 define-se goodwill como “um ativo que representa benefícios econômicos futuros resultantes de outros ativos adquiridos em uma combinação de negócios, os quais não são individualmente identificados e separadamente reconhecidos. ”
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições e Reestruturações Empresariais, Curitiba, Intersaberes, 2015, p. 49.
Resposta: Goodwill é a diferença entre valor pago por um determinado negócio e o valor justo dos seus ativos líquidos, ou seja, é um ativo que representa benefícios econômicos futuros resultante de outros ativos adquiridos em uma combinação de negócios, os quais não são individualmente identificados e separadamente reconhecidos.
Questão 2/5
Fluxo de Caixa é o conjunto de movimentações de entradas e saídas de dinheiro de um período determinado, que ocorrem para possibilitar as operações, os investimentos e os financiamentos empresariais.
Descreva a diferença entre a Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Direto e Método Indireto:
Nota: 20.0
	A diferença entre as duas metodologias consiste exclusivamente na explicação das variações  relacionadas às operações, pois os efeitos das atividades de investimento e financiamentos  são demonstrados da mesma maneira nos métodos: direto e indireto.
SAPORITO, Antonio, ANÁLISE E ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 2015, p. 258
Resposta: A diferença do fluxo de caixa pelo método direto e método indireto é há flexibilidade para a apresentação da DFC, pois a legislação admite o uso tanto do método direto quanto do método indireto para sua elaboração. Na realidade, a diferença entre essas duas metodologias consiste exclusivamente na explicação das variações relacionadas às operações, pois o efeito das atividades de investimento e financiamento são demonstrados na mesma maneira nos métodos diretos e indiretos. O método direto explica os efeitos financeiros resultantes das atividades operacionais a partir do recebimento das vendas e do pagamento de compras e despesas, mantendo uma sequencia lógica semelhante à organização para a demonstração de resultado, mas adaptada à visão financeira, de modo a identificar todas as entradas e saídas de caixa relacionadas as operações e extraindo o saldo.
No método indireto, a explicação de geração operacional de caixa ocorre em função do lucro líquido ajustados pelos efeitos de itens incluídos nas demonstrações de resultados sem efeito no caixa e pelos efeitos sobre as contas de ativos e passivos operacionais.
Questão 3/5
De acordo com Abreu (2015) Derivativos são instrumentos derivados de outros ativos ou indicadores. Dessa forma, seus retornos estão associados aos ativos ou indicadores-base, denominados ativo – objeto.
Descreva o que significa contrato a termo.
Nota: 20.0
	São contratos mais simples, em que um vendedor   e um comprador se obrigam a negociar um determinado ativo ou índice em uma data futura por um preço combinado na ocasião da assinatura do contrato.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições e Reestruturações Empresariais, Curitiba, Intersaberes, 2015, p. 227
Resposta: Os contratos a termo, provavelmente a primeira forma de derivativos criada, também são os contratos mais simples. Por esse tipo de contrato, um vendedor e um comprador se obrigam a negociar um determinado ativo ou índice em uma data futura por um preço combinado na ocasião da assinatura do contrato.
Questão 4/5
As participações em outras sociedades são registradas na conta Investimentos, relacionadas no Ativo. Segundo o item 15 do CPC 18 (9R2) (CPC, 2012 b), esses investimentos serão classificados no Balanço Patrimonial (BP), no grupamento Ativo Não Circulante, salvo se forem mantidos para negociação. 
O que significa empresa coligada e Influência Significativa?
Nota: 20.0
	Empresa coligada é aquela à qual seja exercida influência significativa, sem que possua controle. Conforme o parágrafo 1º do art. 245 da Lei LSA: “são coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa. ”. Observa-se que influência significativa é quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeiras e ou operacionais da investida, sem controlá-la.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições e Reestruturações Empresariais, Curitiba, Intersaberes, 2015, p. 27.
Resposta: Empresa coligada: É aquela sobre a qual seja exercida influência significativa, sem que se possua seu controle.
Influência significativa: Quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeiras ou operacionais da investida, sem controla-lá.
Questão 5/5
De acordo com Saporito (2015) “ Os índices de rentabilidade são divisíveis em dois grandes grupos: margens e retornos. ”
As atividades operacionais são aquelas necessárias para a produção, sejam elas de produtos e/ou serviços, de forma minimizar as perdas e obter retorno de seus investimentos dentro de parâmetros previamente estipulados.
Analise a questão e marque a resposta correta:
A partir dos demonstrativos financeiros da Empresa (fictícia) Alpha S/A, em um determinado exercício. (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício).
Demonstre o cálculo que determina a Margem Operacional da empresa Alpha S/A.
 
Nota: 20.0
	
 
SAPORITO, Antonio, ANÁLISE E ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 
2015, capítulo 06, p. 182.
Resposta:Margem operacional = Lucro Operacional / Receita operacional
Margem operacional = 2.506,00 / 18.243,00
Margem operacional = 13,74%

Outros materiais