Buscar

1º slide TGP INTRODUÇÃO CONCEITOS 03.02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA GERAL DO PROCESSO 
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO
 SEMESTRE LETIVO: 2016.1
PROFESSORA: LÍLIAN TATIANA B. CRISPIM
Caráter epistemológico da TGP
Disciplina introdutória ao estudo do Direito Processual, a Teoria Geral do Processo é uma disciplina de caráter eminentemente epistemológico (filosófico – direcionada ao estudo aprofundado e crítico dos princípios e conceitos já existentes na ciência jurídica).
Para alguns doutrinadores, não é aceita como disciplina por não ter conteúdo geral e se prender a conceitos que não são utilizados por todos os ramos do processo; e para estes, na verdade, a disciplina seria uma verdadeira teoria geral do processo civil. 
A grande maioria dos doutrinadores seguem a visão de Cândido Rangel Dinamarco, que relata a TGP como sendo “uma disciplina altamente teórica, voltada à indagação dos princípios comuns às várias figuras processuais e a reconstruir, sobre bases sólidas, o edifício sistemático do direito processual com um todo harmonioso” (DINAMARCO, 2002,  p. 61).
 
EM resumo, a TGP é uma disciplina propedêutica, que tem a função de abrir os caminhos do estudo aprofundado sobre os conceitos e teorias que servem de base ao conhecimento dos diversos ramos processuais do sistema jurisdicional brasileiro.
Embora destine-se em específico aos conceitos jurisdicionais, também serve de balizamento aos processos não-jurisdicionais.
 
Portanto, a proposta que se faz é a de uma disciplina que seja introdutória ao processo jurisdicional (civil, trabalhista e penal), prendendo-se a discutir e descrever em minúcia conceitos primordiais à prática processual, até então, em sua grande maioria, desconhecidos para o estudante do curso de graduação em Direito.
Institutos Fundamentais:
JURISDIÇÃO
AÇÃO (defesa - reação)
PROCESSO
Conceitos básicos:
Processo
Procedimento
Lide
Partes
Pretensão /pretensão resistida
Competência
Legitimidade
Organização Judiciária

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais