Buscar

2º Simulado de ÉTICA E RESP. SOCIAL 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Simulado:  V.3 
 VOLTAR�
Aluno(a): PAULO 
Matrícula:  6
Desempenho: 8,0 de 8,0
Data: 06/07/2014 (Finalizada)
�
 1a Questão (Ref.: 201201959197)
Pontos: 1,0  / 1,0
______________________________ é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Estamos diante da (o):
 
Responsabilidade social empresarial;
Ética empresarial;
Moral.
Balanço social;
Responsabilidade ambiental;
�
 2a Questão (Ref.: 201201962308)
Pontos: 1,0  / 1,0
Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais: Podemos afirmar que: A mais famosa, e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima é:
Dom Quixote
Ética Social
O Capital
 
A Ética protestante e o espírito do capitalismo
A Ética protestante
�
 3a Questão (Ref.: 201201959216)
Pontos: 1,0  / 1,0
A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Estamos diante do seguinte princípio:
esgotamento;
 
desenvolvimento sustentável.
educação ambiental;
precaução;
prevenção;
�
 4a Questão (Ref.: 201201956552)
Pontos: 1,0  / 1,0
O conjunto de organismos de uma mesma espécie que habitam, ou ocupam, um mesmo espaço em determinado tempo, é chamado de:
biosfera
bioma
ecossistema
comunidade
 
população
�
 5a Questão (Ref.: 201201959194)
Pontos: 1,0  / 1,0
A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações:
 
todas estão corretas.
apenas II;
apenas I;
apenas III;
apenas II e III;
�
 6a Questão (Ref.: 201201959163)
Pontos: 1,0  / 1,0
Responsabilidade ambiental é bom negócio para empresas Segundo analistas, medidas dão retorno financeiro às empresas. Investimento da indústria em controle ambiental saltou 86,4% de 1997 a 2002, diz IBGE.Com a sustentabilidade no centro do debate mundial, empresas brasileiras aproveitam a oportunidade de serem identificadas com um país rico em recursos naturais para atrair mais consumidores e investidores. Frente aos alertas de aquecimento global e esgotamento de recursos, as companhias têm feito investimentos em tecnologias limpas, programas de redução ou anulação de emissões de carbono, reciclagem, conscientização de funcionários e restrições a clientes que não respeitam o meio ambiente (disponível em www.administradores.com.br). Com base no trecho da reportagem podemos afirmar em relação a responsabilidade social ambiental:
mesmo sem a observancia da normatização ambiental é possivel a empresa estar de acordo com a responsabilidade social ambiental;
os investimentos feitos são para exclusivamente redução de custos da produção;
a preocupação com o meio ambiente vem depois do resultado econômico;
 
é uma forma de aliar a forma produtiva com o respeito ao meio ambiente, alinhando a empresa às normatizações ambientais e órgãos certificadores.
é uma estratégia de marketing;
�
 7a Questão (Ref.: 201201959618)
Pontos: 1,0  / 1,0
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
o verdadeiro sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
 
o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.
a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
�
 8a Questão (Ref.: 201201959547)
Pontos: 1,0  / 1,0
O avanço do atual modelo de civilização responde por profundos impactos no ambiente natural, além de tensões e outras ameaças. Abaixo apresentamos algumas explicações compatíveis, porém entre elas há uma que é um claro equívoco, assinale-a:
Recursos naturais não-renováveis, como petróleo, ameaçam escassear;
concentração de famílias nas cidades gerando a produção de milhões de toneladas de lixo por dia;
 
esgotamento do solo e contaminação da água são na verdade o que explica o acelerado aumento da criminalidade e outras formas de violência urbana;
escassez do mais precioso dos líquidos, á água em vista do aumento de seu consumo bem como poluição dos leitos dos rios e destruição das suas margens;
degradação do meio onde se insere o homem resultando desequilíbrio nos sistemas inteiros de vida vegetal e animal.
�
 9a Questão (Ref.: 201202000382)
Como a ética se relaciona com a responsabilidade social?
Sua Resposta: A Ética é o contexto da responsabilidade social.
Compare com a sua resposta: A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.
�
 10a Questão (Ref.: 201202000374)
Considerando termos ecológicos, defina corretamente os termos biótipo, biota e bioma
Sua Resposta: Biotipo é o espaço utilizado por uma população, biota são os seres que vivem lá e bioma é todo o ecossistema em si.
Compare com a sua resposta: Biótipoé o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica; bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipos semelhantes de vegetação ou de mesmafisionomia ambiental. - CORRETA