Buscar

Atividade de Direito Civil IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Quanto a posse e ao direito real de propriedade, assinale a alternativa correta, de acordo com as disposições do Código Civil de 2002.
a) Em caso de perigo público iminente, o Poder Público pode requisitar a propriedade privada, sendo faculdade do proprietário ceder ou não o uso às autoridades competentes
b) Em regra, o possuidor não tem pretensão de reintegração de posse quando o esbulho houver sido praticado pelo proprietário do bem.
c) Considerando que a propriedade privada é um dos princípios da ordem econômica, não se admite a sua perda em razão do abandono, pelo proprietário.
d) Admite–se que o possuidor turbado ou esbulhado proteja sua posse por força própria, desde que a reação seja imediata e não exceda o indispensável.
e) Os direitos do detentor equivalem aos direitos do possuidor, havendo legítima pretensão à proteção possessória.
2) Conforme o que prevê o art. 1200 do CC, é justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. E nos termos do art. 1201 do mesmo diploma, está dito que é de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício ou obstáculo que impede a aquisição da coisa. Diante de tais enunciados:
 
a)       A boa-fé mostra-se como sendo circunstância essencialpara o uso das ações possessórias, mesmo que a posse seja justa, e o possuidor de má-fé não tem ação para proteger-se de eventual ataque à sua posse.
b)       Presume-se ser possuidor de boa-fé quem, de forma não violenta, obtiver e apresentar justo título para transferir o domínio ou posse, não se admitindo prova em contrário em nenhuma hipótese.
c)     Quem pacificamente ingressar em terreno de outrem, sem ter a preocupação de ocultar a invasão, estará praticando esbulho, apesar de sua conduta não se identificar com nenhum dos três vícios referidos no art. 1200 do código civil.
d)      Obtida a posse por meio clandestino, será injusta em relação ao legítimo possuidor, e injusta também no que toca a um eventual terceiro que não tem posse alguma.
e)      Caso venha a ser produzida em juízo prova visando a mudança do caráter com que foi adquirida, ainda que alguém que tendo a posse injusta do bem obtido por meio de violência, venha a adquiri-lo posteriormente por meio de escritura de compra e venda.
3) Assinale a alternativa correta:
a) a posse turbada ou esbulhada pode ser autotutelada, sendo requisitos indispensáveis de tal espécie de defesa a imediatidade e a proporcionalidade;
b) o possuidor direto não pode defender sua posse contra o possuidor indireto;
c) são exemplos de possuidordireto: o usufrutuário, o locador, o credor pignoratício;
d) o compossuidor só pode exercer atos possessórios sobre a sua parte ideal no bem.
e) o sucessor universal e o singular continuam de direito a pode do seu antecessor.
4) Tratando-se de área extensa, na posse ininterrupta e de boa fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, local em que elas houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante. Sobre o assunto em questão, pode-se afirmar que
a) neste caso, ocorre situação de usucapião, não de desapropriação judicial.
b) o proprietário, se vier a propor ação reivindicatória, poderá se ver privado da coisa, hipótese em que deverá ser fixada justa indenização em seu favor, sendo que, pago o preço, a sentença valerá como título para registro do imóvel, em nome dos possuidores, no cartório competente.
c)proposta a ação pelo proprietário, dispensável se fará a citação de todas as pessoas em questão, bastando se ordenar a citação dos possuidores mais antigos.
d) pela via da desapropriação, surgirá, nas circunstâncias, privado que venha a ser o proprietário de sua coisa, o surgimento não de um “ condomínio especial”, mas sim, de um loteamento.
5) Segundo o CC, a aquisição por acessão não pode se dar:
a) formação de ilhas:
b) avulsão;
c) plantações e construções;
d) aluvião;
e) usucapião;
6) Quanto a aquisição da propriedade pelo registro do título, considere:
I. O alienante de bem imóvel continua a ser havido como dono até registro do título translativo.
II. O proprietário pode reivindicar o imóvel em caso de cancelamento de registro que não exprima a verdade, independentemente de boa–fé ou do título do terceiro adquirente.
III. A transferência da propriedade imóvel se dá com o acordo de vontades, desde que constante de escritura pública.
IV. Enquanto pendente ação para invalidação do registro, o adquirente continua a ser havido como dono do imóvel.
Está correto o que se afirma em
IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III.
II, apenas.
7) "B" edificou casa, em área urbana, na certeza de lhe pertencer a totalidade da área descrita junto à matrícula imobiliária. Constatou, porém, já concluída a construção, que por um erro na descrição das linhas limítrofes, a edificação invadiu uma vigésima parte do terreno de seu vizinho. Considerando isso, assinale a seguir a alternativa correta.
a) A posse justa exercida por "B" e a boa-fé empreendida na construção serão suficientes para justificar pedido de usucapião da área invadida, o que deve ser requerido, porém, no lapso de 3 anos após a edificação.
b) "B" adquirirá a propriedade da área invadida, devendo pagar o décuplo do valor do terreno lindeiro e a desvalorização da área remanescente.
c) Estando "B" de má-fé, adquire a propriedade da área invadida apenas se o valor da construção exceder o do terreno.
d) Embora "B" estivesse de boa-fé, deverá demolir a parte da construção que invadiu o terreno alheio, ainda que com grave prejuízo para a edificação.
e) Estando "B" de boa-fé, adquire a propriedade da parte do solo invadido e responde, por perdas e danos, correspondentes ao valor que a invasão acrescer à construção, mais o da área perdida e o da desvalorização da área remanescente.
8) Em caso de outorga de imóvel, se este não estiver matriculado ou registrado em nome do outorgante, o oficial exigirá a prévia matrícula e o registro do título anterior, qualquer que seja a sua natureza, para dar cumprimento ao princípio da
Especialidade;
Fé pública;
Prioridade;
Continuidade;
Generalidade.
9) O direito de propriedade não é absoluto, e, por isso, reconhece-se limitações de gozo ou de garantia e vizinhança. De acordo com o Código Civil, é CORRETO afirmar que:
a) a servidão de passagem somente pode ser estabelecida entre proprietários de imóveis encravados
b) o titular do direito de servidão é sempre o proprietário do imóvel dominante.
c) o proprietário do prédio serviente não é obrigado a permitir que o proprietário do prédio dominante exerça qualquer atividade em seu bem.
d) os direitos de vizinhança têm a mesma finalidade das servidões predial
10)Dos enunciados abaixo, assinale a alternativa INCORRETA
a) O proprietário de fonte não captada não pode impedir o curso natural das sobras dessas águas.
b) O proprietário de um imóvel tem o direito de represar as águas em seu prédio, mediante a construção de barragens, açudes e outras sobras.
c) As sebes vivas, as árvores ou plantas outras que servem de marco divisório, só podem ser cortadas de comum acordo entre os extremantes.
d) A passagem forçada é uma servidão imposta ao direito de propriedade.
e) Nos condomínios de parede-meia, é lícito ao proprietário encostar nas paredes divisórias chaminés ordinárias e fogões de cozinha.

Outros materiais