Buscar

DISCURSIVA ETICA E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A tese spenceriana de que os conhecimentos a ser adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a “vida completa” do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No entanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]
 
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: quais as disciplinas escolares Spencer considera imprescindíveis? E por quais motivos são imprescindíveis?
Nota: 16.0
	Desse modo, segundo o autor, disciplinas escolares como Matemática, Química, Física e Biologia são imprescindíveis, pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que, por sua vez, permite o avanço da ciência e consequentemente o progresso da humanidade. [...] (p. 78)
Resposta:Educação moral e cívica e Educação física.Defendeu a ideia que era necessário preparar os indivíduos para serem uteis a sociedade ao mesmo tempo possibilitando uma formação adequada a sua sobrevivência no âmbito do sistema capitalista.
O que implicaria desenvolver conhecimento técnico e científicos junto uma formação moral doutrinadora do patriotismo alem de condições físicas saudáveis para futuros operários e soldados da nação
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Husserl desenvolveu uma meditação acerca dessas Teorias do Conhecimento. Criticou o Empirismo que só levava em conta os processos psicológicos envolvidos no conhecimento, sem considerar a Lógica e qualquer tipo de Ontologia. Criticou o Racionalismo que considerava verdadeiro (correto) o conhecimento de um eu racional que se apreende com uma razão que é basicamente dedutiva – da Lógica formal do pensamento matemático – jamais sendo levada em conta a estrutura subjetiva.
Husserl propôs um retorno ao homem, visto como pessoa, na sua totalidade. Opondo-se à atitude naturalista, enfatizou uma atitude do pesquisador, na qual a estrutura do ambiente pessoal é focalizada em relações essenciais com a estrutura da vida pessoal, com os objetos do mundo ambiente, com as pessoas com as quais partilha algo comum na experiência, pensamento, ação.
 
MASINI, E. F. S. Algumas noções sobre a fenomenologia para o pesquisador em educação. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo - USP, vol. 19, n. 1, jan/jun 1993.  p. 71-78 (p. 73)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, comente a fenomenologia de Husserl e suas implicações para a educação.
Nota: 16.0
	A consciência de si mesmo é o que faz do ser humano um ser reflexivo e também um ser de ação, já que somente ele é possuidor de pensamento e linguagem, o que lhe possibilita agir e refletir sobre si mesmo e sobre suas próprias ações neste mundo. Nesse sentido o processo ensino-aprendizado transforma os educandos em sujeitos plenamente “intentos” sobre a realidade que os circunda e capazes de descobrir o que já estava nela implícito, porém, inconspícuo no fenômeno percebido. A intencionalidade da consciência torna-se dessa forma, o principal elemento do processo ensino-aprendizado em que os objetos são encarados como objetos-problemas, ou seja, obstáculos com os quais os alunos se deparam e se sentem compelidos a resolver. O aprendizado se transforma ao mesmo tempo em reflexão e contemplação, como também convocação e desafio diante de situações-problema. O ato de aprender se constitui em tomar, criticamente, consciência da realidade. Nesse ato de conhecimento intencional, toda subjetivação, todo ato de abstração é representado de tal modo que o processo ensino-aprendizado passa a ser encarado como um desafio para ambos, educador e educando. (p. 123)
Resposta:A fenomenologia não espera a objetivação não se trata de assegurar a objetividade mas de compreende-las ,por isso a fenomenologia não é jamais autoritária não possui uma mentalidade colonizadora e não deseja compreender os outros,isto é inclui-los no domínio própio
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
“Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional”.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007. p. 49
 
Na nossa linguagem corrente, muitas vezes, as palavras ética e moral são usadas como sinônimos, mas na linguagem filosófica essas palavras assumem sentidos mais precisos. Com base no livro da disciplina, dê os significados filosóficos para as palavrasética e moral.
Nota: 16.0
	No campo da filosofia, a palavra ética é usada para designar a disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais, seria uma reflexão filosófica sobre a moral. Também a palavra ética está ligada teoria ou ciência do comportamento moral em sociedade.
A moral, por sua vez, seriam os costumes e as normas de comportamento internalizadas e aceitas no interior de uma determinada sociedade humana. (ALENCASTRO, p 33)
Resposta:A palavra ética vem do grego para o latim "mos" quer dizer costumes de onde vem a palavra moral ambas indicam um tipo de comportamento humano que não é natural,o homem nasce com ele como se fosse um instinto,mas é adquirido ou conquistado por hábito.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A teoria da ideologia apresentada em A ideologia alemã de Marx e Engels (1846) diz respeito a essa lógica generalizada de inversão e alienação. Se os poderes e instituições humanos podem ser submetidos a esse processo, então a consciência também pode. A consciência está, na verdade, estreitamente vinculada à prática social; no entanto, para os filósofos idealistas alemães de que falam Marx e Engels, ela se torna dissociada dessas práticas, fetichizada a uma coisa-em-si, e assim, mediante um processo de inversão, pode ser erroneamente compreendida como a própria origem e fundamento da vida histórica.
 
EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora UNESP / Editora Bomtempo, 1997. (p. 71)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina responda: na perspectiva marxista, o que são as “ideologias”? E, qual o papel dessas ideologias, na sociedade?
Nota: 16.0
	Segundo a interpretação desses filósofos, a classe dominante, com o objetivo de diminuir o potencial revolucionário das classes trabalhadoras, desenvolve as “ideologias”, que consistem em conjuntos de conhecimentos, crenças e valores criados pelos capitalistas, mas assimilados pela classe dominada. O papel dessas ideologias é o de justificar as relações de poder existentes na sociedade, e a sua aceitação irrefletida leva a classe trabalhadora a um fenômeno chamado alienação – nela, a produção é separada do alcance e do interesse do trabalhador para se transformar em mercadoria. Nesse processo, o próprio ser humano deixa de ser considerado como pessoa e passa a ser tratado como coisa. (p. 96-97)
Resposta:É CRIAR UMA NOVA CIÊNCIA NEUTRA E UNIVERSAL QUE DA CONTA DAS IDEIAS E SENSAÇÕES HUMANAS.a ESSA CEINCIA SE CHAMA IDEOLOGIA QUE É A MÃE DE TODAS AS CIÊNCIAS POIS ESTUDOS HUMANOS É RAMIFICAÇÃO DELA.
Questão 5/5
Leia o trecho a seguir:
“Uma boa teoria ética deveria atender a pretensão de universalidade, ainda que simultaneamente capaz de explicar as variações de comportamento, características das diferentes formações culturais e históricas”.
VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 16
Com base na citação e no livro da disciplina, explique a importância das teorias éticas.
Nota: 16.0
	Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido criadas para explicaro comportamento ético d ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. Cada uma delas tem um pretensão a universalidade, isto é, pretende descrever de uma maneira ampla as questões éticas, mas, ao mesmo tempo, buscam responder às indagações da sua época, sociedade e cultura específica. (ALENCASTRO, p 33)
Resposta:As teorias éticas nascem e desenvolvem-se em diferentes sociedades como respostas aos problemas resultantes das relações entre homens.Os contexto históricos são pois elementos muitos importantes para se perceber as condições que estiveram na origem de certos problemáticas morais que ainda hoje permanecem atuais.
Co

Outros materiais