A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Prova objetiva e discursiva de técnicas sec. adm. de escritórios

Pré-visualização | Página 2 de 3

diploma de curso superior de secretariado e, no caso do técnico em secretariado, tenha o certificado de conclusão do curso em nível técnico.
 
MARTINS-SANTOS, E. M. Os trinta anos de regulamentação da profissão de secretário no Brasil (1985-2015): contexto e desafios. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 15, n. 1, p. 9-23, jan./jun. 2015
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à lei de regulamentação da profissão. 
I. ( ) O exercício da profissão de Secretário requer prévio registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Ministério do trabalho.
II. ( ) É assegurado o direito ao exercício da profissão, aos profissionais com conhecimento e competência secretarial, na data da vigência da lei.
III. (  ) assistência e assessoramento direto a executivos é atribuição do Secretário Executivo.
IV. ( ) Organização e manutenção dos arquivos de secretaria fazem parte das atribuições do técnico de secretariado.
 
Agora, marque a sequência correta: 
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A afirmativa II está incorreta, conforme Art 3º da lei, embora não habilitados, os profissionais precisam pelo menos cinco anos ininterruptos ou dez anos intercalados de exercício. 
	
	D
	V, F, F, V
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A gestão do tempo é um método segundo o qual os gestores são responsáveis pela organização do seu próprio tempo. Os métodos tradicionais ensinam a fazer um maior número de tarefas em menos tempo, melhorando assim a eficiência. No entanto, os maiores desafios são problemas de eficácia, ou seja, conseguir satisfazer objetivos prioritários e de ordem qualitativa. Um ponto importante quando se fala na gestão do tempo é evitar o retrabalho, um vilão muito grande do tempo. De acordo com o conteúdo abordado no livro-base, as principais causas que geram o retrabalho são: 
 
	
	A
	falta de competência para delegar as tarefas, excesso de confiança sobre o tempo disponível, falta de comunicação com o gestor.
	
	B
	falta de domínio sobre o trabalho, falta de comunicação com o gestor, execução de várias atividades ao mesmo tempo. 
Você acertou!
Somente alternativa “B” está correta. As demais alternativas estão incorretas pois excesso de confiança sobre o tempo, fazer atividades antes do almoço, programar atividades à curto prazo, descontentamento com a tarefa e falta de tempo para revisão do trabalho não são causas do retrabalho. 
	
	C
	fazer atividades importantes antes do horário do almoço, executar várias atividades ao mesmo tempo e programar as atividades a curto prazo.
	
	D
	falta de comunicação com a equipe, descontentamento com a tarefa e necessidade de atualizar a caixa de e-mails constantemente.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
O maior desafio de um negociador é ter que superar objeções, mantendo a calma e o poder de persuasão. Devemos entender que as objeções dos clientes nem sempre são racionais. Com frequência, elas são de ordem emocional e devemos responder às necessidades dos nossos clientes.
 
Fonte: Portal da Revista Exame. Disponível em <: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/7-dicas-para-negociar-melhor-com-clientes-da-sua-empresa- >. Acesso em: 01/12/2015
 
Considerando o texto dado e as dicas de atendimento aos diferentes tipos de clientes abordados no livro base, analise as afirmativas a seguir: 
I. O cliente demonstrando agitação e impaciência, consultando muitas vezes o relógio é importante que você o atenda como se fosse um cliente decidido, fazendo demonstrações rápidas e simples, tratando-o com objetividade;
II. Clientes comunicativos devem ser atendidos com cortesia, ouvindo-os atenciosamente e procurando descobrir logo suas intenções;
III. No atendimento de clientes confusos, deve-se fazer perguntas breves para descobrir o que está procurando, realizar demonstrações curtas e usar de linguagem técnica para demonstrar o seu conhecimento.  
IV. Cliente desatento deve ser atendido com muita paciência, limitando o número de opções oferecidas e não se aprofundar em eventuais demonstrações.
 
São corretas as afirmativas: 
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas. 
Você acertou!
as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. A afirmativa III é falsa visto que em atendimento a clientes confusos, não se deve usar de linguagem técnica para demonstrar o seu conhecimento.   
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 9/10
Leia as asserções a seguir:
 
I - Muitos profissionais de secretariado exercem a liderança dentro das empresas e coordenam equipes a fim de colaborar para os resultados das organizações.
 
Porque
 
II - Nas novas configurações da profissão de secretariado e na ausência de bons estilos de liderança entre administradores, o profissional de secretariado vem atuar como cogestor, onde a liderança é evidenciada.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	A assertiva II é verdadeira, porém não justifica a ideia expressa na assertiva I.
	
	B
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica a primeira. 
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a assertiva II é falsa.
Você acertou!
A assertiva I é verdadeira, porém a assertiva II é falsa, visto que as novas configurações da profissão não pode ser justificado pela ausência de bons estilos de liderança entre os administradores. Essa nova demanda de habilidade do profissional surge em decorrência da complexidade de suas atividades organizacionais.
Questão 10/10
As clássicas definições sobre o que é um organograma, muitas vezes se resumem na proposta de organizar e distribuir as responsabilidades e os limites de autoridade, entre os diversos níveis hierárquicos da Empresa. Porém é necessária uma reflexão para que a estrutura organizacional da empresa seja bem representada pelo organograma. Qual é o papel do profissional de secretariado no delineamento de um organograma?  
	
	A
	Cabe ao profissional de secretariado compreender a finalidade do organograma, e é de sua responsabilidade zelar para que a hierarquia representada pelo organograma seja respeitada. 
	
	B
	O profissional de secretariado deve ter uma visão holística sobre a empresa, conhecer bem os cargos, funções e com isso, é possível que o profissional auxilie no delineamento e melhoria do organograma da organização. 
Somente alternativa (B) está correta. Considerando as habilidades e atribuições do profissional de secretariado, na falta de um organograma estruturado na empresa, o profissional tem condições de sugerir um modelo para empresa, respeitando a distribuição dos cargos e funções já estabelecidos.
	
	C
	Na medida em que o profissional de secretariado na gestão do fluxo de informações, modifica o organograma, sua relação de trabalho fica condicionada a diferentes departamentos e setores, por isso, é importante ser um profissional multifuncional.
	
	D
	O organograma é um importante estágio de profissionalização e organização da estrutura da empresa e exige atitudes de delegação de poderes estabelecidos pelo profissional de Secretariado.
PROVA DISCURSIVA
Questão 1/5
No atendimento ao telefone, a voz é o principal instrumento. Ela revela muito de quem fala para quem está ouvindo.  Segundo Bond e Oliveira (2012, p. 60) “falar ao telefone é uma das habilidades mais importantes para o secretário, pois o que proporcionará ao cliente uma impressão negativa ou positiva da empresa”.
E afim de contribuir para que o atendimento ocorra de forma eficaz, algumas recomendações são importantes. Quais seriam essas recomendações? 
Tomando por base os conteúdos trabalhados em aula, sobre o “atendimento