Buscar

avaliando de respiratoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301855276)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na inspeção estática do tórax de um paciente que chega ao ambulatório de fisioterapia da ESTACIO, devemos observar as principais alterações:
		
	 
	Presença de drenos, cicatrizes e deformidades no tórax.
	
	Deformidades torácicas e a percussão torácica.
	
	Presença de cicatrizes e o frêmito tóraco-vocal.
	
	Expansibilidade e movimentação diafragmática.
	
	Presença de abaulamentos torácicos e o padrão ventilatório adotado pelo paciente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301876942)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma modalidade ventilatória de pressão positiva dotada de apenas um nível de pressão, indicada para reversão de atelectasia, apneia obstrutiva do sono e derrame pleural, está indicada na alternativa abaixo:
		
	
	SIMV
	
	Flutter
	 
	Bilevel
	 
	CPAP
	
	Peep
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301848923)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A ausculta pulmonar é uma técnica barata, segura e, se bem conduzida, tem uma eficiência bem grande no exame físico do paciente no diagnóstico e na análise do efeito da terapia. Apesar de bastante simples, ela exige alguns cuidados por parte dos profissionais de saúde. Leia as afirmativas abaixo: I. O paciente deve estar com a região a ser auscultada totalmente despida. Em hipótese alguma se deve auscultar por cima de roupa. Este erro grosseiro comumente ocorre na prática clínica e permite que artefatos confundam o resultado dos exames. II. Deve-se dar preferência à posição sentada e solicitar que o paciente inspire mais profundamente que o habitual com a boca, afim de neutralizar os sons provenientes do nariz, enquanto a expiração deve ser passiva. III. É importante que o exame seja sistematizado afim de se auscultar todos os lobos nos respectivos campos pulmonares, simétrica e comparativamente. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II e III, somente.
	 
	I e III, somente.
	 
	Todas estão corretas.
	 
	Somente a II.
	 
	I e II, somente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301527088)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Vários instrumentos podem ser encontrados no ambulatório de fisioterapia respiratória. Para fazer treinamento muscular, avaliar e desobstruir o pneumopata pode-se usar, RESPECTIVAMENTE:
		
	
	Peak flow, flutter e threshold
	
	Peak flow, threshold e flutter
	 
	Threshold, peak flow e flutter
	
	Threshold, flutter e peak flow
	
	Flutter, peak flow e threshold
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301848920)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compreensão dos ruídos pulmonares anormais pelos profissionais da área de saúde é de extrema importância pelo seu íntimo e freqüente contato na prática diária. Com o método barato e seguro da ausculta, pode-se deduzir o que está acontecendo com as estruturas pulmonares e guiar uma abordagem mais proveitosa e funcional com menores riscos ao paciente. Leia as afirmativas abaixo: I. Em situações clínicas onde ocorre presença de sibilos, como na asma, a redução da luz da via aérea associada à diminuição de elastância que acompanha o edema, permitem que alguns pacientes possam até apresentar sibilos audíveis à distância. II. As crepitações, ou estertores, popularmente, são reproduzidas de uma forma didática como o som resultante do roçar de fios de cabelo, e com o processo do envelhecimento e com a perda do recolhimento elástico, as crepitações tendem a aumentar. III. Os sibilos são sons contínuos, de diapasão baixo, com freqüência de 200Hz ou menos, audíveis na inspiração e na expiração produzido normalmente pelo estreitamento da via aérea com secreção. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	Todas estão corretas.
	 
	I e II, somente.
	 
	I e III, somente.
	 
	II e III, somente.
	 
	Somente a II.
		
	 1a Questão (Ref.: 201301919208)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O muco respiratório distribui-se como uma fina camada ao longo do epitélio e tem na sua constituição 95% de água. Quando se torna patológico, são agregados na composição do muco bactérias, produtos inflamatórios, proteínas sanguíneas, dentre outros. Uma condição que pode prejudicar o transporte desse muco é:
		
	
	Movimento ciliar hiperativo;
	
	O aumento da pressão intrapleural.
	
	A deglutição do muco;
	
	Fechamento da glote;
	 
	Condições reológicas desfavoráveis;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301381363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma ausculta pulmonar em um paciente foi encontrado sibilos expiratórios. Essa ausculta é um sinal específico da seguinte alteração:
		
	
	Secreção brônquica.
	
	Atelectasia + pneumonia lobar.
	 
	Broncoespasmo.
	
	Derrame pleural.
	
	Atelectasia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301528851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um jovem de 28 anos, atleta, não tabagista, ao contrair os músculos ventilatórios gerou uma redução na pressão pleural (Ppl) o que, consequentemente, também promoveu uma redução da pressão alveolar (Palv), fazendo com que esta se tornasse menor que a pressão atmosférica, promovendo então, a entrada de ar nos pulmões. Assinale a alternativa correta que corresponde respectivamente à fase do ciclo respiratório em que este jovem se encontra e o que ocorre com o volume pulmonar nesta situação.
		
	
	Aumento do volume pulmonar e inspiração
	 
	Inspiração e aumento do volume pulmonar
	
	Inspiração e redução do volume pulmonar
	
	Expiração e redução do volume pulmonar
	
	Aumento do volume pulmonar e Expiração
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301934663)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), responda a alternativa incorreta:
		
	 
	O teste de 6 minutos é considerado um teste de avaliação do esforço máximo, de baixo custo e que reflete as atividades diárias desenvolvidas pelos pacientes portadores de DPOC.
	
	É uma entidade clínica caracterizada pela presença de obstrução ou limitação crônica do fluxo aéreo, apresentando progressão lenta e irreversível.
	
	A CVF é reduzida porque as vias aéreas fecham-se prematuramente em um volume pulmonar anormalmente alto, dando um volume residual (VR) aumentado.
	
	A oxigenoterapia tem demonstrado ser a forma principal de melhorar a sobrevida e a qualidade de vida em pacientes hipoxêmicos portadores de DPOC.
	
	O paciente portador de DPOC pode ter redução importante da sua capacidade física devido à vários fatores: hiperinsuflação dinâmica e aumento do metabolismo muscular glicolítico, acompanhado de descondicionamento físico progressivo associado à inatividade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301848916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os sons pulmonares anormais, ou ruídos adventícios, podem ser classificados em sibilos, crepitações e roncos ou, também, podem ser classificados pelo seu caráter contínuo e descontínuo. Os sibilos:
		
	 
	são ruídos adventícios musicais de diapasão alto parecidos com "assobios", também chamados de contínuos pela sua duração maior e comumente encontrado na fase expiratória.
	
	são sons descontínuos, apresentada de forma curta e explosiva, usualmente associada com desordens cardiopulmonares.
	
	são resultado da passagem do ar através da laringe.
	
	são gerados, durante a inspiração, pela abertura súbita de pequenas vias aéreas até então fechadas e, na expiração, pelo fechamento das mesmas.
	
	são sons contínuos, de diapasão baixo, com freqüência de 200 Hz ou menos, audíveis na inspiração e na expiração produzido normalmente pelo estreitamento da via aérea com secreção.

Outros materiais