Buscar

A Escola da Ponte PDTA Relacionado com Outras Abordagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Escola da Ponte
Rubem Alves
Quero uma escola retrógrada...; Escola da Ponte - 1; Escola da Ponte - 2 Escola da 
Ponte - 3 Escola da Ponte - 4 Escola da Ponte -5. 
Abordagem Tradicional:
O Trecho ‘‘Li porque não tinha outra coisa para fazer e o livro estava lá, na estante do meu pai.’’ O mesmo atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição de conhecimento, isso se caracterizada pela concepção da educação como um produto que por sua vez tanto faz para o sujeito. Comportamental: Skinner dizia que a experiência planeja e a base do conhecimento, tendo como entendido que é preciso tomar consciência de experimentar para conhecer e aprender. Psicanalise: Aqui o professor faz a transferência do objeto de aprendizagem ao aluno para um desenvolvimento mais saudável. Sociocultural: Aqui o conhecimento está ligado à conscientização, aquele professor que disponibiliza aquele conteúdo abrangente, ele aplica seus dados e torna o processo de aprendizagem mais favorável e competente. 
’’O Ademar sentiu logo que éramos conspiradores de ideias’’. Faz-nos lembrar na abordagem tradicional em que o professor subordina o aluno a seguir suas instruções e regras, os alunos decoraram ideias de aprendizagens de ensino dadas pelo seu ’’Mestre’’. Comportamental: O professor deve transmitir ao aluno conhecimento, e o aluno acatar todo conteúdo dado de forma clara e objetiva colocando tudo em pratica. Psicanalise: Existe nessa relação à transferência do saber do professor ao aluno, sendo assim produz ao aluno desejo de saber e mais motivação para sua aprendizagem. Sociocultural: Aqui o professor traz ideias mais acessíveis aos alunos, os fazendo refletir nas ideias da sociedade e analisar seus comprometimentos como cidadão. 
Mas eu insisto no "inteligente", faz-nos lembrarem de que o professor tradicional aplica seus métodos aos alunos de forma exigentes, trazendo ao aluno a repetição automática dos dados de aprendizagem criando uma exploração racional de inteligência ao individuo, como se ele fosse obrigado a adquirir aquele conteúdo dado pelo educador. Comportamental: É necessária a fixação de critérios de aprendizagens e desempenhos adequados exigidos pelo trabalho educacional. Psicanalise: Aqui não existem insistências más sim motivação, aumenta e restauras as expectativas intelectuais do aluno. Sociocultural: Aqui não existe exploração no saber, existe reflexão e um alto-analise na interatividade do sujeito, mostrando a realidade da sociedade como objeto a ser compreendido de forma mais técnica e objetiva.
’’Cada ocasião era uma aprendizagem que me assombrava’’, reflete naquele professor que rigorosamente coloca regras no seu método de ensino fazendo com que o aluno seja obrigado a fazer tudo o que ele pede se não fizer terá consequências. Também se ocorre o caso de que o aluno é limitado a fazer perguntas ao seu professor, porque ele explica somente uma vez, trazendo ao aluno um desconforto nas suas subjetividades. Comportamental: O sistema educacional tem como base de promover mudanças no individuo, para que ele possa ter reforço que eliciam seu comportamento a melhorar. Psicanalise: Cabe ao professor renunciar a um modelo de ensino por ele próprio, aceitar o modelo que lhe confere o aluno e suportar o que lhe é atribuído transferencialmente. Sociocultural: A educação aqui começa quando parte de si mesmo, transferir a educação de si para o outro, ter a consciência e respeitar, e isso deve ser levado em consideração para que possa promover um crescimento educacional de ótima capacidade. 
’’Aqui, quando a gente vai a uma escola, sabe o que vai encontrar: salas de aulas, em cada sala um professor, o professor ensinando, explicando a matéria prevista nos programas oficiais, as crianças aprendendo’’, na teoria tradicional, é aquele professor que entra na sala e traz o conteúdo pronto, faz com que seus alunos copiem todo conteúdo passado e preste atenção nas explicações para aprender. Os alunos produzem o conteúdo de forma automática, e quase sempre são limitados a ouvi-lo. Comportamental: A Tradição Educativa vem trazer determinações para o saber, regras melhores de ensino, é uma educação controladora para que possa instituir ao aluno uma aprendizagem efetiva para que ele possa incluir-se na sociedade de forma mais educativa. Psicanalise: Aqui o aluno admira seu educador, muitas das vezes seu coração da ordem a inteligências para aprender o conteúdo dado pelo seu mestre, tudo isso por amor e motivação. Sociocultural: Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um deles analise seu contexto e produza cultura.
’’Aprendemos assim: formamos pequenos grupos com interesse comum por um assunto, reunimo-nos com uma professora e ela, conosco, estabelece um programa de trabalho de 15 dias, dando-nos orientação sobre o que deveremos pesquisar e os locais onde pesquisar’’, no modelo tradicional, o professor passa seu modelo de pesquisa e opõe ao aluno tal trabalho, muitas das vezes o aluno fica confuso e não compreende os requisitos dado pelo professor e ai surge dificuldades em desenvolver seu trabalho. Comportamental: O Individuo é capaz de estruturar seu próprio trabalho e demonstrar suas técnicas e capacidades, sendo assim, o professor na sua pratica traz ao aluno um reforço maior em sua aprendizagem adquirindo e reforçando mais seu conhecimento. Psicanalise: Aqui a transferência do professor é muito importante, desenvolve capacidade ao aluno fazendo com que tenham a capacidade de estruturar e construir seus projetos. Sociocultural: aqui o professor procurará criar condições para que, juntamente com os alunos a consciência ingênua seja superada e que estes possam perceber as contradições da sociedade e grupos em que vivem.
“Elas aprendem palavras inteiras, pois somente palavras inteiras fazem sentido”. Elas não aprendem os sons para depois juntar os sons em palavras’’, no modelo tradicional, o professor coloca-se ao aluno tarefas produzidas de forma automática, com índice de que o aluno aprenderá somente dessa forma que ele elaborou e permitiu que se aprendesse. Comportamental: Aqui o aluno desenvolve sua tarefa de forma mais reforçada visando bem seu comportamento e o seu cognitivo, o professor tem a responsabilidade de atuar sobre o aluno um conhecimento mais reforçado e abrangente. Psicanalise: Aqui o aluno tem a disponibilidade objetiva de seu professor, todo apoio positivo aprendendo da melhor maneira. Sociocultural: Aqui Haverá preocupação com cada aluno em si, com o processo e não com produtos de aprendizagem acadêmica padronizada.
"Direitos e Deveres", no modelo tradicional, o aluno é limitado a questionamentos ao professor, existe nessa relação um sentimento de medo de aprender de forma clara. O professor acredita que cumprindo seus deveres como, passar lição, alunos copiarem, e explicar estão suficientes, vejamos que nesse caso não existem relações de perguntas e nem mesmo exclusão de duvidas dos alunos. Comportamental: Cabe ao Educador do processo de aprendizagem, um controle cientifica da educação, o professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver sistemas de ensino-aprendizagem, de forma tal que o desemprenho do aluno seja maximizado, considerando-se igualmente a fatores tais como economia do tempo, esforço e custo. Psicanalise: O professor tem o dever de transferir ao aluno todas as formas de aprendizado necessárias e reproduzir neles a capacidade de qualificação consciente. Sociocultural: O objetivo aqui é explicitar o pensamento do homem sobre a realidade e a sua ação sobre ela, o que constitui a práxis.
 “A aprendizagem acontece a partir de pratos que vão ser preparados e comidos. Por isso as crianças aprendem e têm prazer em aprender”, já no modelo tradicional, criança aprenderá somente o que for posto na mesa pelo professor, somente aquele conteúdo que seu plano de ensino exige. Comportamental: Aqui oprofessor deve instruir seus alunos aumentando a possibilidades de aprendizagem de forma mais técnica. Psicanalise: Aqui os alunos são Instruídos e obtêm capacidades do fluxo da aprendizagem, ele adquire mais conhecimento e aplica isso em seus métodos. Sociocultural: Aqui o sujeito evidencia-se uma tendência interacionista, já que há interação homem-mundo, sujeito-objeto, é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis. 
“Programa cumprido não é programa aprendido mesmo que os alunos tenham passado nos exames”, nos exames de ensino no modelo tradicional surgem dificuldades de ensino no aluno, ele está reprimido e confuso, muitas das vezes não consegue ir bem às avaliações proposta pelo seu professor. Comportamental: Aqui é enfatizado que o aluno seja capaz de formular estratégias condicionadas ao seu ensino-aprendizagem, e prioriza que maiores números de alunos possam atingir seu maior nível de desemprenho e competência. Psicanalise: Aqui a razão motiva a busca do conhecimento abrindo portas para o aluno interagir-se nos seus projetos, e torna muito mais acessível o papel da educação. Sociocultural: A avaliação do processo consiste na autoavaliação ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos, também é proposto tanto alunos como professores saberão quais as dificuldades e quais os progressos.

Outros materiais