Buscar

TRABALHO PLÁGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIABEU - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: PROJETO FINAL
AVALIAÇÃO SOBRE PLÁGIO
Configura-se plágio acadêmico quando o aluno retira de livros ou da internet conceitos, ideias ou frases de outro autor que as publicou ou formulou sem conceder-lhe o devido crédito ou citá-lo como fonte de pesquisa. Parte-se do princípio que o universitário seja capaz de realizar suas pesquisas com propriedade, ou seja, entendimento, coerência e que a partir da leitura realizada consiga com suas próprias ideias apresentar seu ponto de vista diante do que foi lido. Isso significa discorrer com sabedoria e não simplesmente copiando e colando citações sem a apresentação do autor responsável.É importante lembrar que tal atitude, configura-se violação de direitos autorais com consequências cíveis e penais. 
Existem três tipos de plágio: 
Integral- que é a cópia fiel do texto sem citações de fonte e autor.
Parcial - O trabalho torna-se um mosaico composto por cópias de frases, parágrafos de inúmeros autores sem a presença de suas obras.
Conceitual- É a ideia do autor escrita de outra forma sem citação da fonte original. 
O autor ao sentir-se lesado tem todo direito de entrar na justiça com uma ação indenizatória. Vale lembrar que existem penalidades que variam entre multa e reclusão de até cinco anos. Códigos Civis e Penais ajudam a esclarecer a gravidade dessa prática chamada plágio: Civil artigo: 524 e Penal artigo: 7,22 e 24 entre outros. Dentre todas as formas citadas acima, é possível perceber que plágio é crime, e a forma de evitar isso é o aluno posicionar-se em um texto acadêmico utilizando suas próprias palavras deixando explícito todas as citações, fontes no próprio texto, além de respeitar a obra a qual tem interesse em pesquisar. Um bom leitor capacitado tanto técnica como teoricamente, saberá expor ideias magníficas e com integridade estando isento de tal risco. Não podemos nos apropriar do que não nos pertence, por esse motivo deve-se respeitar os direitos autorais.

Outros materiais