Buscar

Determinação de Celulose em Madeira de Pinnus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
A Celulose é um polissacarídeo constituído por uma cadeia linear de unidade monoméricas de D-anidroglucopiranose unidas por ligações A celulose é o composto orgânico mais comum na natureza. Ela constitui entre 40 e 50% de quase todas as plantas. Há estimativas de que cerca de 50 bilhões de toneladas deste composto químico são produzidas por ano. A celulose está presente também em bactérias e algas, mas em pequenas proporções. A celulose está localizada principalmente na parede secundária das células vegetais. 
As moléculas de celulose apresentam uma enorme variação em termos de comprimento da cadeia, com grau de polimerização que varia de 100 a 1500 unidades de anidroglucose. Pelo fato da fibra de celulose consistir de uma mistura de moléculas de celulose de tamanhos diversos, é comum se referir ao grau de polimerização ou ao peso molecular em termos de valores médios.
A determinação de celulose em madeira fundamenta-se na hidrólise alcalina, solubilização e remoção das polioses(hemiceluloses) presentes em amostra de holocelulose.
A amostra utilizada para determinação de celulose foi a madeira da espécie de Pinnus plantadas, em escala comercial, no Brasil, há mais de 30 anos. Uma importante fonte de madeira para usos gerais, englobando a fabricação de celulose e papel, lâminas e chapas de diversos tipos, madeira serrada para fins estruturais, confecção de embalagens, móveis e marcenaria em geral. Em decorrência disso, vem aumentando o número de produtores, especialmente pequenos e médios proprietários rurais, interessados no plantio e manejo de Pinnus.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O resíduo da determinação de holocelulose é transferido para um Erlenmeyer de 500ml, em seguida adiciona-se 200ml de KOH a 15%(fervente), colocar para aquecer em ebulição suave e sob refluxo por 30minutos, visando a hidrolise das polioses; lavar a vácuo com ajuda de papel filtro (1,1228g), previamente seco e tarado juntamente com um pesa filtro(27,6350g), desprezando o filtrado que contam as polioses. Após esse processo o resíduo (celulose) é lavado com cerca de 200ml de água destilada quente, a celulose é transferida juntamente com o papel filtro para um pesa filtro e este conjunto para uma estufa a 105°C, e deixar desidratando por 2h, logo após o pesa filtro com a celulose para um dessecador de deixar por 15min. A amostra é pesada (29,0915g).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Pesa filtro + Papel filtro: 28,7578g
Peso da amostra (Celulose):29,0915g
Peso da amostra (Celulose) – (Pesa filtro + Papel filtro): 0,3337g
1,1773g 100%
0,3337 X %
X= 28,34%

Outros materiais