Buscar

Determinação de Lignina em Madeira de Pinnus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A Lignina é um composto fenólico de alto peso molecular, constituído por unidades de fenilpropano, o qual é um dos componentes da parede celular que juntamente com as hemiceluloses formam a matriz na qual as microfibrilas de celulose encontram-se embebidas. A sua determinação pode ser feita através de hidrólise ácida ou alcalina sob condições apropriadas. A lignina é o terceiro componente fundamental em ternos de concentração na madeira, seu conteúdo vai de 15 a 35% do peso da madeira, sendo maior nas coníferas do que nas folhosas.
É bastante difícil se isolar ou purificar a lignina sem que ocorram alterações estruturais na sua molécula. Por isso não são conhecidos métodos químicos que isolem a lignina com a mesma composição estrutural como ocorre na madeira (protolignina).
Três são os princípios que podem ser utilizados nas determinações de lignina: isolamento por extração, isolamento como resíduo ou isolamento como derivado.
O método que adotaremos é baseado no isolamento da lignina como resíduo, sendo, portanto utilizada a hidrolise, solubilização e extração dos demais componentes da madeira. A etapa inicial será a remoção dos extrativos da madeira, seguindo-se da hidrolise da holocelulose através do uso de ácido sulfúrico, sendo o resíduo pesado após uma filtração e desidratação.
A amostra utlizada para determinação de lignina foi a madeira da espécie de Pinnus plantadas, em escala comercial, no Brasil, há mais de 30 anos. Uma importante fonte de madeira para usos gerais, englobando a fabricação de celulose e papel, lâminas e chapas de diversos tipos, madeira serrada para fins estruturais, confecção de embalagens, móveis e marcenaria em geral. Em decorrência disso, vem aumentando o número de produtores, especialmente pequenos e médios proprietários rurais, interessados no plantio e manejo de Pinnus.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para iniciar a prática, o resíduo da determinação de extrativos é transferido para um béquer de 100ml, com o auxilio de 25mlde ácido sulfúrico a 72% adicionado lentamente e sob agitação com bastão de vidro, e em seguida cobrir com vidro de relógio. Agitar periodicamente com bastão de vidro durante uma hora e meia a uma temperatura de 19°C (banho de água gelada). Em seguida o conteúdo é transferido para um Erlenmeyer de 500ml utilizando-se de 400ml de água destilada, o mesmo é aquecido e mantido em ebulição sob refluxo por 2h. Filtra(a vácuo) através de papel de filtro previamente seco e tarado juntamente com o pesa filtro (26,1144g). O resíduo é lavado com 500ml de água destilada quente; transferir o papel de filtro contendo a lignina para o pesa filtro, deixar secar em estufa a 110°C durante 2h; e em seguida transferir para um dessecador, pesar e calcular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Amostra: 2,0460g
Pesa-filtro + Papel filtro: 26,1144g
Peso final: 26,4581g
Peso final – (Pesa filtro + Papel filtro): 0,3437g
2,0460g 100%
0,3437 X%
X= 16,7986g

Outros materiais