Buscar

Exercícios de Revisão Aula 1 - Alterações na Lei 6.40476

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO AULA 1
Parte I - Responda as questões a seguir:
Por que a Lei das Sociedades por Ações foi alterada através da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória 449/08? 
	Foi alterada com o intuito de harmonizar as regras contábeis adotadas no Brasil aos padrões internacionais de contabilidade (padrão International Financial Report Standart - IFRS), recepcionando assim a transparência internacional de regras e informações contábeis a serem observadas por todas as companhias abertas e pelas empresas de grande porte, na elaboração de suas demonstrações financeiras.
Quais as empresas que necessitam proceder aos ajustes da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória 449/08?
Tais ajustes devem ser observados por todas as empresas obrigadas a obedecer à Lei das S/A, compreendendo não só as sociedades por ações, mas também as demais empresas, inclusive as constituídas sob a forma de limitadas, independentemente da sistemática de tributação por elas adotada.
Comente cinco alterações na estrutura das demonstrações contábeis provenientes da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória 449/08.
O Ativo e o Passivo foram divididos em dois grandes grupos de contas: Circulante e Não Circulante.
Foram extintos os seguintes grupos, subgrupos e contas: Ativo Permanente, Ativo Diferido, Passivo Realizável a Longo Prazo, Resultado de Exercício Futuro, Reserva de Reavaliação, Lucros e Prejuízos Acumulados.
Foram criados os subgrupos e contas: "Intangível" no Ativo e "Prejuízos Acumulados" e "Ajustes de Avaliação Patrimonial" no Patrimônio Líquido.
As contas representativas de Prêmios na Emissão de Debêntures e Doações Subvenções para Investimentos, antes de comporem as Reservas de Lucros, agora devem transitar pelo resultado do exercício. 
Serão também classificados no ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens corpóreos decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens, como é o caso, por exemplo, do leasing financeiro, o qual não pode mais ser registrado como despesa, devendo assim ser registrado no Ativo Imobilizado. 
Qual o tratamento a ser dado para os subgrupos que foram excluídos do balanço patrimonial? 
As despesas registradas no subgrupo Ativo Diferido deverão ser reclassificadas como Não Circulante, até que sejam totalmente amortizadas. 
O saldo existente no subgrupo Resultado de Exercício Futuro deverá ser reclassificado no Passivo Não Circulante em conta representativa de receita diferida.
Já os saldos de Reserva de Avaliação deverão ser mantidos até a sua efetiva realização ou estornados até o final do exercício social de 2008.
A conta Lucros e Prejuízos Acumulados terá o seu saldo respectivo composto apenas pelos eventuais prejuízos acumulados (saldo devedor), não absorvidos pelas demais reservas. 
O que são e qual o tratamento a ser dado aos contratos de arrendamento mercantil em andamento, quando das alterações da legislação societária?
Os contratos de arrendamento mercantil são caracterizados como acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário, em troca de uma série de pagamentos, o direito de usar um ativo por um período de tempo, estipulado em contrato. 
Conforme dito na questão 5, os contratos de arredamentos mercantil, também conhecidos por leasing financeiro, serão classificados, a partir das alterações, no ativo imobilizado não podendo mais ser registrado como despesa. 
O que você entende por valor justo?
O valor negociado que não considerou fatores internos, de qualquer uma das partes interessadas, para “chegar” nele (entende-se por fatores internos alguma dívida, por exemplo, que acarrete a venda/compra com urgência de tal bem/serviço).
Quais os demonstrativos contábeis obrigatórios?
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638, de 2007);
V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007).
 
Qual o objetivo da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) tornou-se obrigatória com o advento da Lei 6.404/76 tem como objetivo evidenciar as mutações ocorridas na conta de lucros (ou prejuízos) acumulados durante um período de apuração contábil.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) tem como objetivo fornecer a movimentação nas diversas contas que compõe o Patrimônio Líquido. Faz indicação do fluxo de uma conta para outra, a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o período, complementando o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados.
9) O que são e quais os critérios para fixação de reservas estatutárias?
Classificadas no grupo reservas de lucros, as reservas estatutárias são constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.
Art. 194. O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma:
I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade;
II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e
III - estabeleça o limite máximo da reserva.
10) De acordo com o art. 183 da Lei no 6.404/76, no balanço patrimonial como serão avaliados os:
os direitos e títulos de crédito?
Serão avaliados pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior.
os estoques? 
Os estoques de mercadorias fungíveis (substituíveis por outros) destinados à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado, quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil.
c) os instrumentos financeiros? 
As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo:
1) pelo seu valor de mercado ou valor equivalente, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e
2) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito;
os investimentos em participações societárias? 
Os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, serão avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas.
Exercícios ECO3007	Página � PAGE \* MERGEFORMAT �3�

Outros materiais